Windows perde usuários para macOS e Ubuntu

Desde que me conheço por gente, existem esses picos aleatórios tanto no Mac como no Linux. Não sei os motivos, mas eles existem, mas logo seguido de uma baixa. Lembro de uma notícia a muito tempo relatando 3% de usuários no Linux, algo bem próximo do Mac com seus 4%, mas aí volta pra 1% ou 2%.
Talvez isso possa ter a ver com o covid-19, eu não sei… De uma coisa é certa, quando mais gente vem pra plataforma do pinguim, melhor.
De uma coisa é certa, recentemente houve um bom de canais gringos populares por falar só sobre Windows citando ou testando o Linux, principalmente como alternativa “gamer” ao Windows. Talvez isso tenha ajudado a elevar a porcentagem de usuários, curiosos, mas não necessariamente quer dizer que estes curiosos continuaram usando, se for o caso. Estou apenas teorizando. Vejo muita gente infeliz com o Windows, reclamando das atualizações, dos bloatwares, da baixa performance, do uso de disco em 100% até mesmo em SSDs, telemetria doentia e outras coisas… Talvez alguns tenham se cansado disso. Vamos ver como ficará a média nos próximos meses, se continuará a aumentar ou se haverá uma queda, só tempo dirá.

2 curtidas

Definitivamente é. E não só pro Linux e MacOS que terão uma chance aí de abocanhar uma fatia do mercado, mas pro próprio Windows. Se eles correrem o risco de perder clientes, vão trabalhar mais pra trazer mais novidades interessantes, e o usuário final só tende a ganhar com isso. :wink:

O Windows de fato tem que se reinventar, mas a Microsoft em si já tem feito isso. Cada dia que passa eles migram mais do mercado de produtos pra serviços… O Office agora é por assinatura, eles estão focando em softwares multiplataformas, e parece estar dando muito certo pra eles…

É bem provável que isso tenha uma parcela de “culpa” na história, mas a gente precisa de mais dados pra entender a situação com certeza… Vamos aguardar os próximos capítulos haha

3 curtidas

Raul, o que você acha que pode ser o motivo?

como faz para citar mais de uma pessoa?

Bem feito para microsoft, quando esta porcentagem começar a ser prejudicial, é possivel que a Microsoft encerre o desenvolvimento do Windows, igual ela fez com o MSN, Ensemble Studios etc. Não tenho nada que confirme isto, mais pode acontecer, dai esses desenvolvedoresinho de Only for Windows vão ter que portar tudo para plataforma Linux/UNIX kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Você seleciona o texto que quer citar, e vai aparecer um botão “Citação” em cima… Clica nele que o texto vai pra resposta… Vai fazendo isso com todos os textos que você quer responder… Pode ser uma pessoa, ou separar em partes o comentário de alguém :slight_smile:

Desculpa mas acreditar que algum dia Microsoft irá encerrar o desenvolvimento do Windows é utopia.

Já a muito tempo que o Windows não é principal produto da Microsoft. A maior parte do lucro dela hoje vem do Azure( no qual a maior parte dos serviços roda em Linux) e de assinaturas do Office/Microsoft 365 o que inclui o Teams e o One Drive.

O uso de desktops está em declinio, não se engane, se o Windows um dia deixar de ser interessante lucrativamente falando, ela vai abandonar. A Microsoft está claramente fazendo movimentos pra se tornar cada vez mais multiplataforma, virando uma empresa de serviços e nuvem.

Mas não vai deixar de ser lucrativo porque o Windows alimenta o Azure, a plataforma rodar em cima de Windows server; segundo tem os usuários corporativos do Windows que não vão deixar de usar o sistema tão fácil; terceiro Windows é a melhor plataforma para jogos atualmente, com suporte as tecnologias mais recentes e com os jogos mais recentes.

1 curtida

Sim, mas como disse, ela está usando vada vez mais Linux no Azure. Mesmo assim vc manter um sistema pros seus servidores é diferente de manter um sistema de uso geral pro usuário comum, o Linux é a prova disso.

Como vc mesmo disse, atualmente o Windows é a melhor plataforma de jogos, mas a própria Microsoft está lançando o seu serviço de jogos por Streaming, o XCloud, que é multiplataforma. O streaming de jogos parece ser uma tendência, ela está se juntando a Google, Nvidia e se não me engano a Amazon também irá lançar um serviço semelhante.

Não estou falando que o Windows vai desparecer rápidamente, mas as tendências atuais parecem ser nesse sentido, não acho utopia isso acontecer.

Continuando a discussão do Windows perde usuários para macOS e Ubuntu:

Obrigado, testando aqui

Em concordância com o colega sidneyfmn
Utopia acreditar que o Windows pode um dia a deixar de ser usado, basta ver há quanto tempo existe Linux e nem a 50/50 chegou, isso por ser grátis, imagine se fosse pago.

Ela até comprou o GitHub… porquê será? :roll_eyes:
Mas ainda estamos longe de chegar aos 50/50 entre Windows/Linux
Mac somente alto escalão que tem muita grana

Por enquanto hehe

O Linux não precisa chegar a 50/50 com o Windows pra ser uma plataforma mais interessante para desenvolvimento de app e jogos por parte de terceiros. Necessita de mais usuários fato, mas não precisa nem de longe ser uma “ameaça” ao Windows pra isso acontecer.

Quando digo que o Windows pode acabar, não é pq Linux vai matar ele, mas pq a tendência atual é a migração dos serviços e jogos que pessoas comuns e empresas utilizam para a nuvem, tornando irrelevante o sistema que vc utiliza, somasse a isso a queda da utilização de desktop por parte das pessoas de forma geral. A própria Microsoft está nessa onda, ela de certa forma ajuda a tornar o Windows desktop algo obsoleto, até pq ela ta ganhando mais dinheiro com outros serviços que ela está oferecendo e ela quer expandir isso.

Eu acho que o maior responsável deve ser a quarentena mesmo… As pessoas não estão sendo forçadas a usar Windows no trabalho, além de muitos terem mais tempo livre, então podem acabar testando outros sistemas.

Que o Windows não é a fonte nº 1 de lucro do Windows, isso é fato. Mas daí pra achar que o Windows vai simplesmente acabar, é praticamente impossível. Tem que acontecer algo de MUITO BIZARRO na indústria pra isso acontecer hahaha

Acho difícil, porque apesar de estar em declínio constante, a Microsoft tem um apelo muito forte no mercado corporativo. Desktop está se tornando um nicho, e nessa área corporativa não vai sumir tão cedo.

1 curtida

O que eu vejo é que a Microsoft adaptou muito bem o Windows a um desenvolvimento mais rapido, quase um Rolling release e isso beneficiou muito a plataforma com recursos e correção de bugs chegando mais rápido. O que eu acreditava até certo tempo atrás era que os sistemas operacionais iriam se simplificar para ser um interface bonita para exibe coisas da nuvem, como o Chrome OS, mas até ele não conseguiu manter esse modelo.

Sou Supervisor de T.I, com muito esforço depois de 3 anos consegui migrar tudo para linux. Só aqui foram 123 desktop que abandonamos o Tio Bill!

1 curtida

eu tambem pensava nisto com a Ensemble Studios, mais eles foram e CRECK! cortaram, imagina uma outra coisa que da: Mais Lucro e menos Gasto? até eu se eu fosse dono da Microsoft fecharia o Janelas kkkkkkk

Que o Windows não é a fonte nº 1 de lucro do Windows, isso é fato. Mas daí pra achar que o Windows vai simplesmente acabar, é praticamente impossível. Tem que acontecer algo de MUITO BIZARRO na indústria pra isso acontecer hahaha

Algo BIZZARO que pode acontecer é algum Hacker hackear o servidor do Windows Update, e ao inves do sistema instalar atualização, ele executa o WannaCry, isto pode sim acontecer

E se o AZURE for disponivel para linux?

Se considerar que para acessar o Azure, dá para acessar pelo navegador, então já está disponível.

Não é para menos, Windows 10 está deixando a desejar, ou você tenha uma maquina “boa” ou nem instale Windows 10 nela.

Falo por experiência prórpia, tento da uma chance para o Windows 10, MAS sempre fica com péssimo desempenho aqui comparado ao Linux, então fico no Linux mesmo.