Windows no SSD1 e Linux no SSD2

Olá é possivel ter Windows em um ssd e linux em outro ssd no mesmo pc ?
se sim existe algo que eu possa ter de referencia tipo um tutorial para eu poder seguir ?

e o melhor linux para quem tem placa de video rx580 é o ubuntu por conta dos drivers ?

Opa! Boa tarde!
É possível sim! Eu faço isso, tenho um SSD de 240GB com Windows e um SSD de 500GB com Linux (Manjaro).
Não tem erro: na instalação do Linux, selecione o disco q vc quer instalar ele.
Pra selecionar o sistema, so entrar no menu da BIOS pra mudar. Não precisa mexer com GRUB.
Mas um deles vai ficar como boot padrão.
No meu caso: Uso manjaro todo dia, entro no Windows as vezes para teste. Quando preciso, entro na BIOS e faço boot pelo Windows Boot Manager.

Na vdd qualquer Linux serviria bem: sua placa é da AMD, e praticamente toda distribuição já vem com os drivers open source.
Se quiser ir numa distro baseada em Ubuntu, recomendo Pop_OS se for jogar.

Boa tarde,

Como o colega GaaSantAna disse, sim é possível. Tmb uso linux e windows em discos diferentes.
Ai na bios vc coloca p/ o boot ser feito no disco que está o linux. Pois ele possui o grub e deve aparecer as opções do linux e windows p/ iniciar.

eu iria deixar o windows só pra jogo mesmo ja que comprei essa placa de video (minha primeira na vida) e não queria perde essa chance kkkkkkkkkkkkkk

mais uma dúvida, quando eu ligo o pc nao vai aparece aquela tela se eu quero o linux ou windows né ?
eu preciso ir sempre na bios e selecionar o ssd que eu preciso ?

Para instalação do linux no outro ssd, eu não preciso deixar o ssd do windows com o cabo sata retirado da placa mae né ?

vou te fazer a mesma pergunta que fiz pro GaaSantAna, porque voces resolveram separar um tempo de voces para me ajudar:

mais uma dúvida, quando eu ligo o pc nao vai aparece aquela tela se eu quero o linux ou windows né ?
eu preciso ir sempre na bios e selecionar o ssd que eu preciso ?

Para instalação do linux no outro ssd, eu não preciso deixar o ssd do windows com o cabo sata retirado da placa mae né ?

Essa tela que aparece p/ vc escolher entre linux e windows é o grub do linux. Ele é instalado no linux, por isso comentei p/ vc ir na bios e deixar configurado o disco do linux como primeiro na sequencia. Faz isso e salva apenas uma vez. Assim qdo a maquina liga, vai dar o boot no disco do linux, carregar o grub c/ linux e windows e pronto … não precisa ficar entrando na bios cada vez p/ selecionar o ssd.

Não precisa retirar o cabo, apenas se atente na hora de instalar o linux no disco que vc quer e não no disco que esta o windows. Apenas se atentar nisso sabe, algumas pessoas tiram o cabo p/ não cometer engano e formatar o disco errado por acidente.

Olá @vihhstx, tudo bem contigo?

Temos alguns vídeos que podem te ajudar neste processo de fazer seu dualboot.

As placas de vídeo da AMD possuem suporte integrado no kernel, então, a vasta maioria das distros Linux vão suportar sua GPU sem problemas.

:vulcan_salute:

Muito obrigado <3

A tela em questão que imagino que você refere-se é o grub. Para isso você precisa configurar durante a ou após a instalação da distro, ademais, será o processo de entrar na BIOS e selecionar o disco de boot que deseja.

Como o Eddie disse, os drivers para as placas da Radeon são imbutidos no Kernel, em outras palavras: instalou e já está funcionando. Você não fica refém de um Basic Display Adapter ou de um uso mais simples com o que acontece para usuários Nvidia com o nouveau. Se a sua preucupação é com o driver mais atualizado possível, é interessante utilizar uma distribuição de lançamento contínuo, Rolling Release, como o Manjaro, ou caso queira manter a base Ubuntu, o Pop!_OS tem uma filosofia de oferecer o que for de mais recente mas usando LTS do sistema da Canonical por trás dos panos. O que acaba sendo interessante para as placas da AMD, além do Kernel, é o pacote de bibliotecas MESA

Vou dar uma olhada, muito obrigado pelos videos <3

caraca, muito obrigado pelas informações <3