Windows não incia no meu dual boot com o Linux Mint

Boa tarde,
Já faz mais ou menos 1 ano que fiz o dual boot no meu notebook (instalei o Linux Mint por usb bootavel), e desde então parei gradativamente de usar o Windows, e de alguns meses pra cá ele não inicializa mais. Sempre que escolho ele no GRUB ele apenas carregada a tela de início, eu digito a senha e o computador desliga.

Gostaria de saber se é apenas um caso de mal funcionamento e como posso repará-lo.

Isso é um aviso de São Torvalds para vc eliminar o Windows de vez.

Vc chegou a alterar o UEFI para fazer a instalação do Windows? Caso sim, desfez a mudança?

1 curtida

Tente iniciar o Windows pelo modo de segurança: Iniciar seu computador no modo de segurança no Windows - Suporte da Microsoft

Como ainda aparece a tela para login/senha no Windows, deve ser possível acessar apertando o botão de Reiniciar enquanto segura o Shift, depois escolhendo para ligar o Windows novamente.

1 curtida

Na verdade estou querendo eliminar o windows de vez, mas tenho receio de fazer alguma coisa errada, pois não sou muito bom nessa área.

Estava pensando em grava meu linux pelo Etcher num pendrive e abrir o Gparted por ele, e de fato eliminar o windows e ocupar a meméria remanescente com o Linux Mint. Essa é a etapa correta ou precisa de outro caminho para apagar o windows??

Sim, depois rodar sudo update-grub no Mint para retirar a entrada do Windows do boot.

1 curtida

Valeu, muito obrigado.

Vou tirar esse peso das costas rsrs

Já fiz todos os processos que comentei, demorou cerca de 50 min, mas agora quando fui colocar o “sudo update-grup” pareceu a mensagem:

/usr/sbin/grup-prob: erro: failed to get canonical path of ‘/cow’.

O que posso fazer ? Ainda não reiniciei como recomendado.

Grup ou grub?

Você está rodando isso no LiveCD ou no Ubuntu “real” instalado no PC? (deve terminar a sessão Live no pendrive e rodar o update-grub no Ubuntu real)

1 curtida

estou rodando no pendrive, baixei um ISO pelo Etched e iniciei por ele, na verdade estou nesse momento nele. Devo iniciar o computador com o Linux original no pc e ai atualizar o grub?

Isso. (20 caracteres).

Bom, reiniciei e atualizei o grub no terminal. Chequei o gparted e o linux está com a memória certinho, a única coisa é que o Windows ainda aparece no grub e antes de inicializar aparece a janela abaixo:

Estranho, o Secure Boot se reativou sozinho depois de remover a partiçãod o Windows?

Veja na BIOS isso do Secure Boot. Pra deletar a entrada do Windows, baixa o Grub-customizer, super fácil de mexer e ainda dá pra dar uma graça no Grub

1 curtida

Então, acho que já estava no Eneble desde que instalei o Linux. Se eu desativar resolverá o problema? ah, e meu boot mode ta no UEFI.

Deixa no UEFI e desativa o Secure Boot que deve dar tudo certo

1 curtida

O que posso fazer ao baixá-lo? Não conheço ele…

1 curtida

Sim, deve fazer o aviso sumir.

Ainda assim, em termos técnicos nada mudou no processo de boot (nem entrada do Windows sumiu), então para o aviso aparecer justamente agora…

Divirta-se, @Andre_Lucchini !

1 curtida

Na verdade ele apareceu logo que coloquei o pendrive com a ISO. Cliquei em OK e selecionei o Linux do pendrive e fiz os processos.