Windows não incia no meu dual boot com o Linux Mint

Boa tarde,
Já faz mais ou menos 1 ano que fiz o dual boot no meu notebook (instalei o Linux Mint por usb bootavel), e desde então parei gradativamente de usar o Windows, e de alguns meses pra cá ele não inicializa mais. Sempre que escolho ele no GRUB ele apenas carregada a tela de início, eu digito a senha e o computador desliga.

Gostaria de saber se é apenas um caso de mal funcionamento e como posso repará-lo.

Isso é um aviso de São Torvalds para vc eliminar o Windows de vez.

Vc chegou a alterar o UEFI para fazer a instalação do Windows? Caso sim, desfez a mudança?

Tente iniciar o Windows pelo modo de segurança: Iniciar seu computador no modo de segurança no Windows - Suporte da Microsoft

Como ainda aparece a tela para login/senha no Windows, deve ser possível acessar apertando o botão de Reiniciar enquanto segura o Shift, depois escolhendo para ligar o Windows novamente.

Na verdade estou querendo eliminar o windows de vez, mas tenho receio de fazer alguma coisa errada, pois não sou muito bom nessa área.

Estava pensando em grava meu linux pelo Etcher num pendrive e abrir o Gparted por ele, e de fato eliminar o windows e ocupar a meméria remanescente com o Linux Mint. Essa é a etapa correta ou precisa de outro caminho para apagar o windows??

Sim, depois rodar sudo update-grub no Mint para retirar a entrada do Windows do boot.

Valeu, muito obrigado.

Vou tirar esse peso das costas rsrs

Já fiz todos os processos que comentei, demorou cerca de 50 min, mas agora quando fui colocar o “sudo update-grup” pareceu a mensagem:

/usr/sbin/grup-prob: erro: failed to get canonical path of ‘/cow’.

O que posso fazer ? Ainda não reiniciei como recomendado.

Grup ou grub?

Você está rodando isso no LiveCD ou no Ubuntu “real” instalado no PC? (deve terminar a sessão Live no pendrive e rodar o update-grub no Ubuntu real)

estou rodando no pendrive, baixei um ISO pelo Etched e iniciei por ele, na verdade estou nesse momento nele. Devo iniciar o computador com o Linux original no pc e ai atualizar o grub?

Isso. (20 caracteres).

Bom, reiniciei e atualizei o grub no terminal. Chequei o gparted e o linux está com a memória certinho, a única coisa é que o Windows ainda aparece no grub e antes de inicializar aparece a janela abaixo:

Estranho, o Secure Boot se reativou sozinho depois de remover a partiçãod o Windows?

Veja na BIOS isso do Secure Boot. Pra deletar a entrada do Windows, baixa o Grub-customizer, super fácil de mexer e ainda dá pra dar uma graça no Grub

Então, acho que já estava no Eneble desde que instalei o Linux. Se eu desativar resolverá o problema? ah, e meu boot mode ta no UEFI.

Deixa no UEFI e desativa o Secure Boot que deve dar tudo certo

O que posso fazer ao baixá-lo? Não conheço ele…

Sim, deve fazer o aviso sumir.

Ainda assim, em termos técnicos nada mudou no processo de boot (nem entrada do Windows sumiu), então para o aviso aparecer justamente agora…

Divirta-se, @Andre_Lucchini !

Na verdade ele apareceu logo que coloquei o pendrive com a ISO. Cliquei em OK e selecionei o Linux do pendrive e fiz os processos.