Eu estava com o windows 10, resolveu estalar o Linux, escolhi o cutefish debian 11, estalei lado a lado, porém eu não gostei, em o windows 10 não aparece no grub
O Debian não tem opção lado a lado,só o Ubuntu e o mint tem,no debian tu tem que instalar a partição manualmente.Tu fez isso? Acho que tem no Debian também espaço continuo é o mais semelhante ao lado a lado.Eu esqueço as opções do Debian,me desculpa se falei errado.Alguém vai me corrigir.
Att, ent deve ser o debian, eu botei lado a lado, aí mostro lá que seria particionado em 2x 250gb, no local c tá o windows, em no outro tá o linux
Tu instalo o GRUB no final do Debian 11.1 estamos no Debian 12.1.
Estava escrito na instalação Debian Universal ou coisa assim senão não é o debian.
Eu peguei essa iso no canal do xerife tech, o nome e cutefish, consegue ver algumas informações lá?, Acho q assim e melhor pra vc me ajudar, a, esqueci de pergunta, cê eu bota o pendrive bootavel com o windows 10 ele volta ao normal?, Só qria ter meu notebook de volta…
O Windows original é só no site da Microsoft,digitando no google Windows 10 bootavel,mas tu tem que estar no Windows para baixar a ferramenta de download do site da Microsoft.Agora não
sei o nome dessa ferramenta,sei que no site da microsoft.
O link verdadeiro do Debian para computadores 64 bits é esse:
https://cdimage.debian.org/debian-cd/current/amd64/iso-dvd/debian-12.1.0-amd64-DVD-1.iso
Vi no vídeo aq do yt, formatei o pendrive em botei nfts, em montei a iso do windows, aí eu fui lá em joguei as coisa pro pendrive, mais deu erro la, apareceu uma tela preta em deu erro, fazendo em outro PC com a ferramenta da certo?, Mas não tem como baixa outro variante do Linux não?
Se o computador tiver Windows 10,dá para fazer com a ferramenta,só pedir para a ferramenta salvar no pendrive,mas se tu quer uma variante do Linux para ver se o Windows rodar no GRUB,escolha Ubuntu 23.04 ou Linux mint 21.1.
Ter windows 10 ele tem, eu só não consigo acessar ele, mais tem como eu baixa outro variante sem precisa de outro PC pra criar o pendrive bootavel?
Tem Ubuntu ou mint vão lado a lado com o Windows na instalação,se tu tiver o Windows 10 na máquina.
O Etcher grava somente uma iso de pendrive bootavel Windows ou Linux
Se tu quiser várias isos no pendrive tu tem que baixar o Programa ventoy.Ele grava 3 isos de pendrive num pendrive de 16GB.
Num pendrive de 16GB cabe 4 isos de 4GB.
Não entendii, o minto em o ubuton vem lado a lado no windows? Como assim?
Eu só qro 1 iso, o pendrive aq e 8 gb
Sim o mint e o ubuntu na instalação deles tu pode escolher para gravar o sistema do lado do Windows,assim não deleta o Windows,o Windows permanecerá no seu computador.
8GB dá para gravar duas iso com o ventoy,até duas isos de 4GB cada uma.Responde o mais rapido possivel,só posso ficar até a meia noite contigo,depois vou dormir.
Aaaz nos resolve amanhã, nao vi a msj a tempo, mas quando eu fui baixa essa versao que eu estou, eu escolhi a opção lado a lado, mas mesmo assim o windows sumiu, boa noite!
Tu baixou o Ubuntu e instalou ele lado a lado na instalação?
Se o seu computador inicializa em modo UEFI, é só entrar na firmware (ou no menu de boot) e selecionar para iniciar o Windows como opção padrão.
Se o seu computador inicializa em modo MBR, então precisa recuperar a MBR para o padrão do windows. Pelo GRUB vc consegue iniciar manualmente o windows seguindo tutoriais.
Sim, eu já criei um pendrive bootavel Linux mint, mais para estala ele, eu posso bota na partição que tá estalado unbuntu?, Tem uma partição lá chamado windows 10 TMB, qual partição eu escolho?
Ele não início no UEFI não AMG, ele deu um erro la em apareceu uns negosso opção de boot
Que tutorial?
Tu deve escolher a partição do Ubuntu,é a mais correta.Se tu tem o Windows ainda na máquina é só instalar o Ubuntu lado a lado com o Windows,que não tem erro.O Grub vai reconhecer o Windows,tem que aparecer a seguinte tela para ti no Ubuntu:
Dai tu vai escolher a primeira opção de cima,instalar Ubuntu ao lado do Windows 10(Ali está Windows 7)porque é só um exemplo.
Se tu escolher a debaixo Apagar disco e reinstalar o Ubuntu,vai apagar o Windows 10 dá sua máquina,então sempre tu vai escolher Instalar Ubuntu ao lado do Windows.é o correto,entendeu?