Windows não aparece como opção de boot após instalar Linux

  • Contexto:
    Estava tentando fazer um sistema Dual-Boot.
    Tenho um SSD primário onde queria deixar meu windows instalado, e um SSD secundário que estava vazio e queria tentar fazer uma migração para um sistema Linux. ( Nunca toquei em um Linux antes )

  • Procedimento:
    Então fiz a instalação de uma ISO de Zorin OS, e criei um USB bootavel pelo Ruufus. Nas opções, coloquei como GPT e UEFI ( não sabia muito sobre o que significavam ). Coloquei o formato GPT pois meu windows estava no mesmo formato.

Reiniciei o computador, e dei boot pelo USB ( o CSM na bios estava desabilitado ). Entrei na instalação do Zorin OS, fui seguindo até chegar na parte onde definia a instalação, com as 3 opções, a primeira que era uma instalação junto do windows ( eu pensei que fosse instalar no mesmo SSD do windows então não escolhi ), a segunda, a que eu escolhi, que era para deletar tudo no SSD e instalar ali, e a terceira que era fazer as partições manualmente ( eu tentei essa mas acabei desistindo ).

Depois de escolher meu SSD secundário, e instalar o sistema no mesmo, tudo ocorreu como o esperado O Zorin OS foi instalado corretamente. Então eu fui logo reiniciar o computador para tentar voltar ao windows e verificar se estava tudo ok, porém o SSD primário com a instalação de windows não estava mais aparecendo como forma de boot… foi aí que começou o problema.

  • Debugando:
    Pesquisando possíveis problemas, segui alguns passos, como tentar desativar o CSM, ou Legacy Mode na bios. tentei de todas as formas mas não aparecia mesmo assim.

Me deparei com vários problemas “parecidos”, porém a maioria era causada por ter um windows em MBR e instalar outro sistema em GPT. Então, no Zorin OS, rodei o comando fdisk -l para verificar se meu disco de instalação do windows, ele estava em GPT. Eu não entendi o problema porque ambos os sistemas estavam em GPT.

Então na desistência, fui ao chat gpt tentar resolver meus problemas. Acabei instalando a ferramenta Boot-repair. Nela, apareceu o seguinte problema:
“LegacyWindows detected. Please enable BIOS-compatibility/CSM/Legacy mode in your UEFI firmware, and use this software from a live-CD (or live-ISB).”
Aparentemente, meu windows mesmo sendo GPT, está instalado na forma Legacy, ao invés de estar em UEFI.

Pesquisando novamente, me deparo com diversas pessoas convertendo Legacy para UEFI usando a ferramenta do windows “mbr2gpt.exe”
Então fiz um pendrive de instalação de windows para poder ter acesso ao meu windows antigo e poder rodar essa ferramenta, e ao tentar usar ela, aparece um erro. Faz sentido, já que ela converte apenas MBR para GPT, e meu windows está em Legacy mas no formato GPT.

  • Notas:
    Usei diversos outros comandos para verificar os discos e boots, como bcdedit e etc.
    Tentei atualizar o Grub no Linux, desativar o “GRUB_DISABLE_OS_PROBER”

A partir do USB com a instalação de windows, usei o programa diskpart para tentar criar uma partição EFI de sistema no SSD primário. porém nada que eu tentei fazer corrigiu isso.

Não queria ter que reinstalar meu windows, apenas recuperar se possível. Agradeço já quem leu até aqui.

1 curtida

Não sei muito como funciona instalar um sistema num Disco e um outro sistema num outro, mas já que o outro disco está em GPT e você usa UEFI, eu acho que você pode tentar apertar o botão para o menu de Boot.

Esse botão, em algumas marcas é o F12, em todo caso, consulte o manual da fabricante do seu Computador/MoBo/Notebook. Esse menu de Boot aparece uma tela mais ou menos assim, com uma lista do que está bootável:

Olá amigo!

Diretamente da ArchWiki:

“Uma configuração no Windows 8/10 chamada “Hiberboot”, “Hybrid Boot” ou “Fast Boot” pode impedir que a partição do Windows seja montada, portanto, o grub-mkconfig não encontrará uma instalação do Windows. Desativar o Hiberboot no Windows permitirá que ele seja adicionado ao menu GRUB.”

Talvez seja por isso o OS_PROBER não consegue adicionar o Windows.

Se sua instalação do Windows está em GPT, automaticamente vc está usando UEFI, por tanto, já existia um partição EFI onde os arquivos de inicialização do Windows ficam. Como, no momento da instalação do Zorin vc definiu que não fosse “junto” com o Windows, outra partição EFI foi criada para armazenar os arquivos de inicialização.

Em todo caso, como o @rapoelho disse, vc certamente poderá dar boot no Windows usando o menu de seleção de boot da sua placa-mãe. Em algumas placas vc precisa alterar a ordem dos dispositivos de boot. Tente fazer isso, entre no Windows e desative o fast boot, volte no Zorin e faça uma atualização das configs. do grub.

1 curtida

Mesmo após desativar o Fast Boot e atualizando o grub, não aparece no os_prober.
Entrando pelo menu de boot, aparece meu disco primário com a instalação do windows, mas quando tento acessar, ele entra em uma tela de configurações do linux. Onde mostra o programa Memtest e o Zorin OS.

Mais uma vítima do chat gpt… É mais seguro e mais facil vc pesquisar no google sobre o seu problema do que usar o chatGPT.

Eu tenho instalado em meu computador exatamente o que vc quis fazer no seu:
Windows 11 em um SSD, Linux em outro.
A diferença é que eu instalei o Arch Linux

O procedimento foi muito simples, instalei o linux no ssd que eu queria, ele deu boot. Inclusive a partição do boot eu deixei no proprio ssd do linux.

Talvez aqui tenha sido seu erro, essa opção tem que ficar GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false sem o # na frente.

Continuando… deixei GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false, instalei o os-prober no arch, rodei o mesmo e ele achou meu ssd com windows, aproveitei e instalei o update-grub (porque a preguiça fala mais alto) atualizei o grub para aparecer o windows, reboot e tudo funcionando certinho.

Eu ja deletei (conscientemente) minha partição de boot do windows por que ela estava “cheia” de outros boots dos linux que instalei na minha maquina para testar e para recriar o procedimento foi exatamente esse:
Recriar partição de boot

Só um detalhe: se eu quiser que somente o Windows de o boot, eu vou na BIOS e removo o SSD que esta com o Linux instalado como o primeiro Boot, deixo sem nenhum, como foi dito pelos nossos amigos. Não sei como foi o tamanho do estrago no seu boot do windows, mas tenta remover o ssd do linux da lista de boot da bios e veja se entra no windows.

1 curtida

Tentei deixar o uso do chat gpt como última opção, mas mesmo assim não consegui recuperar de nenhuma forma.
Sim, eu desativei o GRUB_DISABLE_OS_PROBER setando para false. Não deixei a linha comentada ( com # ).
Vou tentar recriar o boot do windows como você fez, obrigado pela ideia.

Edit: Acabei de dar uma olhada e percebi que eu já tentei fazer isso. Acabei tendo dois problemas quando tentei: 1°.: O disco onde estava o Windows não tinha uma partição de sistema EFI, então eu a criei. 2°.: ao rodar o comando: bcdboot C:\Windows /s Z: /f UEFI recebo uma falha. Mesmo tentando comandos como: bootrec /fixboot, bootrec /rebuildbcd