Windows congelando aleatoriamente

Olá, pessoal!
Meu irmão tem uma máquina rodando Windows 10 que está apresentando congelamentos aleatórios.
Na maior parte das vezes nem o Ctrl+Alt+del funciona!
Em uma das vezes, estava com o Gerenciador de tarefas, e a GPU mostrava 100% de uso, mas as ventoinhas não subiram a velocidade. Mas logo o gerenciador de tarefas não funcionava mais.

Já limpamos a RAM, chequei via prompt o ssd e corrigi os problemas q ele supostamente tinha.
Via CrystalDiskInfo consta 88% de saúde do SSD, tem 12TB de gravação registrados (modelo segue abaixo).

Em janeiro desse ano, ele comprou uma GTX 1650 Ti, mas antes ele usava a Vega 8 do processador. Como ele não formatou, estou desconfiando de algum arquivo do driver antigo.
Hoje ele rodou o DDU (Pra desistalar o driver da AMD), mas tornou a ter problema.

Por último: nunca aconteceu enquanto ele jogava. Só quando deixava o PC em ociosidade por uns minutos ou uso muito leve (tipo ver o Twitter).

Via registro de eventos do Windows, não aparece quase nada. Como o sistema trava, ele não salva os eventos, e durante o congelamento as luzes do teclado e o led de HD não respodem/ligam.
Alguém me dá uma luz?
Fui nesse fórum aqui, e pode ser q algo relacionado ao C-State possa ter a ver: Computador congelando | Fórum Adrenaline - Um dos maiores e mais ativos fóruns do Brasil

Configuração:
AMD Ryzen 3 2200g
2x8GB Corsair DDR4 2400MHz
GTX 1650 Ti
Asus a320m-k/br
Crucial BX500 240gb (modelo antigo sem Nand)
HD 1TB WD Blue

1 curtida

Você também pode verificar as seguintes hipóteses:

  • Temperatura
  • Fonte

Pelo que você descreveu, o problema começou a partir da instalação da placa de vídeo nova. O que pode ser problema de resquício de driver anterior ou a fonte não esta conseguindo suportar a placa de vídeo quando esta em alta demanda.

Mesmo a fonte sendo de potência adequada, existe a degradação da mesmo, já passei por isso no passado, em que tinha uma fonte adequada, porém ela não apresentava a mesma eficiência de anos anteriores.

OBS: Regra básica no Windows, trocou de hardware tem que formatar. Sistema recém formatado é outro Windows, mesmo com o tempo, não sei o que acontece, o sistema vai ficando mais “lento”.

2 curtidas

Oi, valeu pela resposta!
Já descartei temperatura e fonte, pelos sintomas.
Sistema é bem refrigerado, a fonte é uma CX450 de dois anos de uso só.
Só esse ano q ela foi alimentar uma GPU.

Segui a orientação de um post do reddit, de um cara com msm hardware praticamente, e estamos aguardando (Reddit - Dive into anything).

Agora a tarde o PC ficou ligado umas 2 horas no Pop_OS através de um pendrive, oscilando entre momentos no navegador e momentos em ociosidade. Zero problema.
Parece q sistemas AMD podem sofrer instabilidade com certas configurações de energia do Windows.
Vou ver se essa mudança vai dar em algo e dou retorno.

Realmente, formatar é sempre melhor.
Mas agora prefiro esperar pra ver. Se não funcionar, vamos partir pra formatação mesmo…

1 curtida

Melhor formatar mesmo pode ser vírus essa gpu ai em 100% de uso está estranho, gpu só fica em 100% e jogos ou algum software que usa ela em 100% no gerenciador de tarefas fica em 6 % 9%, mais esse problemas de congelamentos pode ser muita coisa, então eu formataria pra ver se problema de software se continuar eu comissária os testes nos hardware vc falo que o ssd consta 88% de saúde acho que vc olho errado tem que aparecer bem assim

pra testar as memorias ram e so ir no Diagnóstico de Memória do Windows se aparecer sem erros no final do teste elas tão boas, agora o processador e a gpu so estressando eles com cinebenck e o FurMark, vc disse que uso o pop-os em linux quase num apresenta problemas como um hdd ruim no linux funciona normalmente agora no Windows se usar da tela azul.

Eu tinha problemas de travamento aleatório, mas era a placa de vídeo. Isso porque a tela travava, mas o computador continuava operando (por exemplo, eu podia logar de forma remota). Depois que troquei de placa, nunca mais aconteceu. Já a placa foi para outro computador (mas com windows) e agora é o outro computador que as vezes trava desse mesmo jeito.

O travamento do computador inteiro, como vc descreve, geralmente tem a ver com algum problema de funcionamento de hardware ou driver. Mesmo assim eu não descarto que seja um problema na placa de video que acaba por causar uma falha no driver e que por consequência congela o kernel do windows. Imagino isso pelo relato do GPU ter ido a 100% sem aumento da ventoinha (provavelmente foi a 100% usando um clock baixo) e desencadeou o problema.

O problema do C-State no processador ryzen poderia ser descartado por somente aparecer após a troca de placa de vídeo, mas eu acho que o fato de deixar de usar o video onboard pode ter desencadeado o problema também (sem o vídeo onboard, talvez o c-state possa ser reduzido mais). Mas nesse caso o travamento é instantâneo e não leva a gpu a 100% segundos antes. Como está a gpu onboard? Deixou ela desativada na bios? Vc pode tentar resolver com o c-state e monitorar o travamento. Se não houver opçã de c-state na bios vc pode tentar ativar o gráfico onboard e ver se o problema cessa.

Uma alternativa avançada (se for problema na gpu nvidia) é tentar aumentar um pouco a voltagem do GPU nos clocks mais baixos, aumentar coisa de 0.1V. Eu costumava fazer curva de undervolt na placa de vídeo, e percebi uns travamentos aleatórios se eu tentava abaixar a voltagem ali pelos 300 MHz ~ 700 MHz. Talvez um overvoltage nessa faixa aumente a estabilidade da tua placa de vídeo. Monitore a frequencia que sua placa fica durante o uso normal para ver certinho a faixa pra alterar. Suba 0.1V para cada passo nessa faixa e mantenha constante até a voltagem padrão ser maior que essa nas frequências mais altas. Tenha cuidado de não subir a voltagem acima da máxima padrão da sua placa de vídeo, pois pode danificá-la! Se não tiver confiança de mexer nisso, melhor não tentar.

1 curtida

pode ser tbm bios e bom resetar a bios para o padrão de fabrica e verificar no gpu-z se a placa de video esta operando em pciex 16x 3.0 já que essa placa de vídeo tem suporte no gpu z aparece do lado direito @x16 1.1 na medida que a placa de vido e exigida mais vai pra 3.0 pode ser tbm os congelamentos.

Mas é pq o SSD não tem chip Nand, então conforme vc vai gravando ele vai “gastando”, sabe?

Então, só acho estranho o fato de que usando Pop_OS via pen drive (a ISO era com driver da NVIDIA) não travou. E nem no Windows quando se está jogando trava.
Um detalhe: apareceu 100%, mas da última vez apareceu -1% kkkkkkk mais tarde mando foto (to no trabalho agora). Pode ser q seja GPU, mas to achando que não é.

Não desativei ela não. Deveria fazer isso na BIOS?

Acho q tá em 16x mas ou verificar. E já resetei a BIOS tb.

Pessoal, o que fiz até agora:

  1. Mudei o plano de energia para alto desempenho, desligando hibernação e o gerenciamento do PCI Express (vi isso num fórum gringo), e alterando o funcionamento mínimo da CPU. Parece q travou menos vezes depois disso.
    A principal diferença é q dessa vez consigo dar Ctrl-Alt-Del, antes nem isso funcionava. Já mudou um pouco a situação.

  2. Ontem ao dar Ctrl-alt-del uma hora, deu tela azul com o erro “INTERNAL_POWER_ERROR”. Foi só uma vez, e é um erro q pode ter a ver com o gerenciamento de energia (ainda mais pq só ocorre em ociosidade, nunca em load).

  3. Os drivers de chipset estavam desatualizados. Fiz a atualização ontem, e ainda temos que testar. Como estava bem desatualizado, as vezes pode ajudar ter atualizado.

Pelos sintomas e pelo fato de ter usado Pop_OS sem problema, to achando q é software mesmo. Descartei fonte, RAM e to quase descartando GPU e SSD.

Se persistir, vamos formatar e ver no que dá…

Nunca peguei uma situação tão difícil de diagnosticar kkkkkkk e olha q mexo em computador tem tempo hein kkkkkkkkk

EDIT: Consegui algumas logs ontem, mas vou ter q postar mais tarde.
Uma delas consta erro num driver (nome esquisito, mas parece ser NVIDIA), e outra consta que a CPU tentou sair de um “State”.
Mais tarde posto aqui. Até lá, qualquer ajuda é bem-vinda

e se atualizasse a bios ? da placa de video e da placa mãe ? mais muito cuidado e bom ter sempre o gravador eprom e a bios original salva, caso a energia acabe bem no meio do procedimento.

Acho q não ajudaria pq nunca tinha dado, começou do nada.
mas vou considerar. To sem eprom, então complica kkkkkkk

Pessoal, seguem alguns logs que consegui extrai.
Não estão em ordem, mas acho q pode ajudar pra quem tiver mais experiência…
Logs: Microsoft OneDrive - Access files anywhere. Create docs with free Office Online.

E uma foto do gerenciador de tarefas em uma das vezes que travou:

Tudo zerado, menos CPU, e GPU em -1%…

Antes de formatar, ainda vou tentar ver se o programa da placa de vídeo não tá zuado

Pelo log tá com pinta de ser dois problemas… Mas não sei como ajudar mais.

Mas quais seriam os dois? Pra mim seria Windows zoando o C-State e driver da NVIDIA zoado…

1 curtida

mais acho que se fosse o driver nvidia zoado era só desinstalar pelo ddu e instalar de novo que resolveria o problema.

Pessoal, trago atualizações:

Desde a última vez que mandei coisa aqui, estávamos cogitando partir logo pra formatação.
Mas, com o comentário do nosso amigo @Deleterium , sugerindo mexer na voltagem de GPU, tive uma ideia.

Meu irmão usa o GPU Tweak III da Asus. Eu já usei o GPU Tweak II quando eu usava Windows e tive um baita problema (cuja solução era simples) que fechava todos os programas e etc.
Pensei: e se esse programa tiver baixando o clock sozinho e aí a GPU congela e não ta voltando?
Olhamos, e a GPU estava em modo overclock.
Hipótese final: a GPU ficava sempre em modo overclock, quando ficava em idle o programa pra deixar o clock alto, baixava muito a voltagem e a placa travava por algum motivo, provavelmente má gerenciamento de energia do programa ou Windows.
Desinstalamos o GPU Tweak III e desde então zero problemas!

Acho que conseguimos solucionar o problema no final das contas kkkkkk

Mas pessoal, obrigado pela ajuda, e se voltar a acontecer reabro o tópico aqui :slight_smile:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.