Windows 7 após sua morte: ainda dá para usar?

Introdução

Como todos aqui já devem estar sabendo, em janeiro desse ano o suporte ao Windows 7 foi encerrado pela Microsoft. Isso significa que não haverão mais correções de segurança, e as novas brechas de segurança no sistema operacional permanecerão ali.

A Microsoft anunciou isso como se fosse o fim do mundo, e se automaticamente ao usar o W7 você pegasse um vírus e fosse hackeado em uma jogada só. Para os que continuaram usando, sabem que não é bem assim. Porém, realmente, quem o usa pode estar suscetível a falhas de segurança e perda de compatibilidade por parte de alguns programas.

Eu tomei coragem para instalar ele em meu notebook principal:

Dell Inspiron 14 Series 7000 2014 (7437)

  • Processador Intel® Core™ i7 4500U @1.85GHz ~ 3.00GHz
  • Gráficos Intel® HD Graphics Accelerator™ 4400
  • Memória 8GB DDR3-1600L @2300MHz (dual-channel)
  • Armazenamento 128GB (SSD SATA) + 500GB (HDD SATA)
Observação: Apesar de ter vindo de fábrica com o Windows 8, todos os drivers funcionaram para o Windows 7, menos o da tela touch.

Desenvolvimento

Com tudo funcionando depois de uma longa busca pelos drivers corretos, eu estava com o Windows 7 funcionando. Devo admitir, é uma bela vista.

Programas

Os programas ainda não perderam sua compatibilidade. Todos (todos mesmo) ainda estão disponíveis, embora alguns como o Google Chrome e o Kaspersky te alertem do fato de que irão deixar de suportar o W7 no próximo ano. Outros, como o Mozilla Firefox, ainda nem têm uma previsão para o fim do suporte. Programas do pacote Adobe e MS Office mais recentes também funcionam sem problemas. Resumindo, os únicos programas que você não pode usar aqui são os em UWP da Microsoft Store exclusivos do Windows 10. De resto, qualquer programa recente funcionará.

Jogos

Nesse quesito também não existem grandes perdas. A última versão do DirectX suportada pelo Windows 7 é o 12. Esta é a versão mais recente do mesmo. Assim como as bibliotecas Vulkan também são compatíveis. Minha média de FPS nos jogos como Counter Strike: Global Offensive e VALORANT se mantém quase a mesma, visto que meu hardware não é nem um pouco potente. Porém, alguns benchmarks mostram que dependendo do jogo o Windows 7 tem uma média maior, enquanto em outros o 10 se sai melhor.

Ameaças digitais

Isso se mostrou como a maior preocupação dos usuários que permaneceram no Windows 7. Porém, não é tão ruim quanto parece ou a MS faz parecer. Com um bom anti-vírus (e um filtro pessoal de não sair baixando programas piratas, claro) não há muito com o que se preocupar. Quando você usa apenas programas confiáveis como um navegador e pacotes Office você não sofrerá com ataques de malware. Como o meu uso se resume a ouvir música, jogar VALORANT e mexer no VS Code, estou seguro.

Conclusão

Pelo menos por enquanto, o Windows 7 ainda se mostra uma solução viável. Talvez em um ou dois anos ele comece a perder a compatibilidade com os programas, ou mesmo sofrer de vulnerabilidades exploradas mais frequentemente. Porém, para um usuário comum que apenas faz suas aulas, trabalha ou mesmo joga, não existem grandes empecilhos no caminho.

9 curtidas

Se o driver de vídeo da minha Intel HD Graphics 620 não tivesse um bloqueio para versões antigas do Windows, eu estaria usando o Windows 7 agora. Sim, é possível modificar o driver para instalar no Windows 7, tem até vídeo no Youtube ensinando, mas tenho medo de mexer nisso e deixei o Windows 10 só pra jogo de qualquer jeito já que meu sistema operacional principal é o Kubuntu.

Programas

Os únicos programas que faço questão de ter as versões mais recentes é o navegador e o LibreOffice. Quanto ao resto: não me importo se a versão instalada no meu sistema é desde mês ou de 5 anos atrás, se meus reprodutores de mídia estão rodando bem meus arquivos de áudio e vídeo, meu programa de torrent está fazendo os downloads sem problema, tenho editores de texto e imagens suficientemente poderosos a disposição, estarei de boa.

Não sei no círculo social de vocês, mas no meu, as pessoas geralmente usam o Microsoft Office 2010 ou 2013 (isso quando não usam outra suíte de escritório, como o WPS Office), e não é difícil de achar quem ainda use a versão 2007. Então eu ficaria bem em manter o Microsoft Office 2013 por uns bons anos.

Jogos

Parece que o Windows 7 ainda pode rodar algumas novidades, mas meu computador não consegue rodar jogos dos últimos 10 anos mesmo, então ¯\…(ツ)…/¯

2 curtidas

Minha HD Graphics 4400 também não tem o driver mais recente para Windows 7. PORÉM, mesmo no Windows 10 eu usava um driver mais antigo por conta de o mais novo dar vários glitches na tela.

2 curtidas

Melhor Windows, infelizmente só pode ser usado em uma máquina isolada (sem internet e sem acesso a mídia externa de terceiros) e como preservação da história da Informática. Depois que um sistema é descontinuado, quanto mais o tempo passa, mais brechas se abrem a insegurança e essas só se tornam irrelevantes quando o sistema se tornar completamente obsoleto (o que não é o caso). Uma forma de ainda ter esse belo sistema em uma máquina de produtividade é virtualizá-lo.

4 curtidas

O único problema que eu encontrei foi que ele torra a bateria do notebook, no Windows 10 eu tenho 7h de autonomia, no Linux 9:20, no Windows 7 2:30, isso em média

2 curtidas

:scream:

A diferença é gritante!

2 curtidas

Para mim o pior problema de usar Windows 7 é que não vai receber novos de recursos de performance. Por exemplo, se sair um update no DirectX, ele não vai receber, alguma melhoria de performance, também não.

2 curtidas

Aqui nem no WIndows 10 dura muito, nos dois a média foi de 4 horas

2 curtidas

Comigo é ao contrário. Minha Intel HD Graphics 3000 funciona perfeitamente no Windows 7, já no Windows 10 muitas funções como o QuickSync já não funcionam. :confused:

3 curtidas

Parece que esse chip gráfico não tem compatibilidade com Windows 10. Quando procurei driver de vídeo, só tem para Windows 7 e 8.

3 curtidas

Ainda dá pra usar Windows Vista, então imagine o 7…

1 curtida

Sim, ainda dá pra usar, claro ele tem data marcada para morrer, mas considerando que todos os sistemas operacionais que temos hoje no futuro serão somente usados em servidores, então né…

1 curtida

OFF Topic:
Tem um programa chamado 3DPChip, ele é um programa que busca por vários drivers, talvez ele possa te ajudar na próxima vez em que você formate um PC com Windows

1 curtida

O meu dura bastante, tô a 8 horas usando direto, com WiFi vendo aula e ainda me resta 47 min, isso no Windows 10

2 curtidas

Queria ter um notebook com essa duração de bateria, o meu no Debian dura duas horas e no FreeBSD só uma…

O meu notebook fica o dia inteiro na tomada, nada que atrapalhe, mas né…

1 curtida

É um Asus vivobook, quem me recomendou falou exatamente sobre a bateria

2 curtidas

Huuum, tô pensando em comprar um note novo, vou colocar esse na lista de interesses

1 curtida

Quando estou com meu notebook antigo, eu fico usando o Windows XP de boas. :sweat_smile:

2 curtidas

Eu uso o Windows CE no meu GPS de boas, o que vai determinar se o sistema operacional é utilizavel é o seu uso e necessidade

1 curtida

eu ainda tenho ele nas minhas Máquinas virtuais, eu gosto muito desse visual que era considerado moderno para a epoca :’(

2 curtidas