UPDATE:
ALERTA:
Prof. Juliano Ramos retirou o vídeo do ar por “duvidas” referente a questões de segurança com as informações dos usuários como podemos ver na “solução” do tópico, não tenho detalhes do ocorrido, mas fica o aviso.
Sera que e projeto brasileiro? na pagina de contato o numero de telefone e brasileiro
“A vida é muito boa e sempre vai dar certo”
Sim.
É do projeto Linuxfx
@Dio sugestão para review.
ao que me parece é o linuxfx, só mudaram o nome; talvez por causa dos vídeos dos gringos criticando o sistema
As chaves de ativação são as mesmas, inclusive.
Porém, quem está com o Linuxfx precisa reinstalar do zero para migrar com o sistema de novo nome.
Então o prof. Juliano deu uma “mijada pra trás” sobre essa distro. Tinha refeito o review, mas retirou do Youtube pra analisá-la melhor.
Bizzaro isso. No minimo deve ter alguns indícios ou relatos para ter este tipo de posicionamento.
Tem , o problema foi a reação do mantenedor:
- Dumping Linuxfx customers - A Windows-like distro including the spyware and activation
- Linuxfx: Revenge of the Skids
- Distro LinuxFX sofre com vazamento de dados
O cara simplesmente ignorou o problema e fez memes
A reação negativa não ocorreu apenas no exterior. Também aconteceu por aqui (inclusive no fórum Diolinux Plus). E, sinceramente, isso era esperado: desde o começo, o Linuxfx sempre trouxe inúmeros questionamentos do ponto de vista ético.
Podem estar tentando apagar a imagem negativa que foi construída ao longo dos anos. Contudo, acho que agora foi ainda pior: esse nome, “Wubuntu”, provavelmente viola as diretrizes da Canonical no que tange ao uso do nome “Ubuntu”:
You will require Canonical’s permission to use: (i) any mark ending with the letters UBUNTU or BUNTU which is sufficiently similar to the Trademarks or any other confusingly similar mark.
You cannot use the Trademarks in software titles. If you are producing software for use with or on Ubuntu you may reference Ubuntu, but must avoid: (i) any implication of endorsement, or (ii) any attempt to unfairly or confusingly capitalise on the goodwill of Canonical or Ubuntu.
Fazer isso e ainda arrecadar dinheiro pode render um processinho. Enfim, não vou me alongar muito. Essa distribuição continua polêmica. A questão do vazamento é só a “ponta do iceberg”.
É o mesmo desenvolvedor do Linuxfx.
Tenho minhas dúvidas quanto a segurança do sistema, no Linuxfx havia um daemon rodando em background sob o pretexto de ser um atualizador, porém na prática pode ser usado para qualquer coisa.
Se alguém quiser usar, tem que confiar muito no desenvolvedor.
No entanto, chamo a atenção para o uso de marcas reservadas como “Ubuntu” e “Windows”, se o desenvolvedor não se importa em usar marcas registradas alheias, será que se importa com a segurança dos usuários?
Sinceramente não curto essa imagem de trazer o Windows (em visual) para o Linux, as distribuições precisam ter sua própria identidade e não ser um clone do windows
Depois do incidente com o db de keys já deixa bastante a desejar na confiança
De Linuxfx a Wubuntu, essa história só piora.
Baixei e testei.
É uma distribuição que já vem com o Edge como navegador padrão e outros programas da Microsoft para Linux (Power Shell é destacado no menu). Ela se denomina “Windows Ubuntu”, ao meu ver um problema duplo com relação ao nome.
Já de início veio uma mensagem de erro que não impediu o boot. Nas mensagens de boot foi exibida a informação de que o usuário “ubuntu” não existe, não sei porque o sistema busca por esse usuário.
O tema do grub (gerenciador de boot) e plymouth (animação de inicialização) são pouco trabalhados.
Já no desktop, vemos que a antiga Helloa, a suposta assistente que foi tão prometida, já não está mais presente.
O painel de configurações é feito em Gambas e só redireciona para módulos do Centro de Controle do KDE ou para configurações de outros aplicativos. A única coisa que é parecida com o Windows é o design, mas em termos de funcionalidade não há uma replicação.
Chama a atenção que ao iniciar o computador também inicializa um aplicativo feito em gambas, /etc/xdg/update. Ele tenta baixar alguma coisa de um servidor hospedado nos EUA. Pode ser somente um atualizador, como o nome mesmo afirma ser, mas quem garante que não é um backdoor que permite a execução de scripts remotos? Bom, nesse caso dá para dizer o mesmo da Canonical, da Red Hat e outros que distribuem o Linux comercialmente, mas creio que é mais viável confiar na Canonical do que no Zé da Esquina, já que o negócio da Canonical pode ir todo por água abaixo se ela abusar da boa vontade dos usuários, enquanto o Zé da Esquina não tem nada a perder.
Em todo caso é uma distribuição Linux proprietária pois suas ferramentas exclusivas não são open-source, com diversos problemas com relação ao uso de marcas registradas e necessita uma enorme confiança no desenvolvedor.
Por isso uso Arch. Conheço cada pedacinho dele.
Wubuntu foi resenhado no canal Rikerlinux, e o “dono” do projeto, que também é “dono” do Linuxfx, apareceu para comentar na página do vídeo. Aprendeu com problemas passados?
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.