Pela primeira vez desde 2021, o Windows 11 ultrapassou o Windows 10 em termos de número de usuários, embora até agora apenas no Steam. Os usuários não têm pressa em atualizar o Windows 10; nos quase três anos desde o lançamento do Windows 11, o número de usuários atingiu apenas 30% do mercado.
Um dos principais motivos são os requisitos do sistema operacional para o hardware do usuário, incluindo a necessidade de um chip de segurança TPM e um processador não mais antigo que 2018. Portanto, os jogadores que tentam atualizar seus PCs em tempo hábil agora representam a maior parte dos usuários do Windows 11.
Em agosto, o uso do Windows 11 esteve em 49%, um aumento de mais de 3% em relação aos 46% de julho. O uso do Windows 10 diminuiu em cerca de 3% para 47%. O número de usuários de macOS e Linux permaneceu praticamente inalterado em agosto.
Um vazamento de dados dentro da Microsoft em outubro de 2023 revelou que o Windows 11 estava sendo executado em mais de 400 milhões de dispositivos na época, uma taxa de adoção mais lenta que a do Windows 10.
O Windows 10 levou um ano para atingir 400 milhões de dispositivos ativos, enquanto o Windows 11 levou dois anos. Como lembrete, o suporte ao Windows 10 termina em outubro do ano que vem.
No futuro, os usuários poderão pagar por mais atualizações de segurança para o windows 11, mas os preços são anunciados atualmente apenas para clientes empresariais.
Fonte: Mezha