Windows 11 Problematico em Notebook

Senhores,
Tenho um Asus Vivobook M1502YA adiquirido no fim do ano passado. No qual ele veio com o KEEPOS (Linux) Entao logo que ele chegou ja formatei e instalei o Ubuntu. percebi que o teclado nao estava funcionando corretamente. Entao parti para o Windows 11 na expectativa de que funcionasse o teclado. pensando ser algo com o sistema. Entao decidi ficar no WIndows 11.
Esse mes a MS lancou a atualizacao de Janeiro, na qual nao instalou, dando erro na instalacao. Tentei formatar restaurando o sistema pelo modo grafico. nao aceitou que fosse formatado desta forma. Decidi entao fazer a formatacao pelo Pendrive. e instalou finalmente a atualizacao. Me disseram que poderia ser a forma com que o WIndows foi ativado, pois ele nao veio de fabrica com o sistema. Ai pergunto: porque notebooks que nao vem com o sistema windows instalado (linux) e depois a pessoa instala o Windows, costuma dar muito problema? a instalacao?

Boa tarde meu caro, tudo certo?
Digito de um Asus vivobook M1502YA neste momento, mas no atual momento estou usando Linux, não o que veio, keepOS é horrivel, estou usando Arch.

Mas eu tenho um SSD externo que coloquei W11 pra rodar nesse notebook pra alguns jogos. Não tive nenhum problema com windows nele, apesar de usar uma “ativação não oficial” se que é vc me entende, não tive nenhum problema

Aqui não sei se você quis fazer uma afirmação e depois uma pergunta, mas acredito que foram os 2.
A resposta é NÃO, o que eu mais vejo é esses notebooks com Linux terem muitos problemas com o linux que vem com ele doq o contrario

Esses pc’s são vendido com linux só para reduzir o preço, pode observar como a versão dele com windows é mais cara que a com Linux.

Seu problema parece outro, mas me dê mais informações sobre o seu problema, posso tentar te ajudar a entender, já que tenho um notebook igual e funcionando, tanto no linux, como no windows

Ola,
Obrigado pela resposta.
O que eu quis dizer foi o seguinte, eu tinha postado um topico aqui sobre a atualizacao que deu erro no Windows 11. E uma das pessoas que me respondeu alegou que poderia ser talvez um problema com a instalacao, da forma com que ele foi ativado. Eu sei que esses PCs so vem com o Linux para serem mais baratos. pois a fabricante arca com a licenca (do WIndows) e repassa para o cliente (consumidor final) embutido no valor do produto. A historia desse meu notebook comecou assim, eu me formei na faculdade no fim do ano passado, e decidi que queria um presente de formatura. pois a graduacao era um sonho meu!!! entao vi que tinha um notebook em promocao na kabum, e vi que a configuracao era muito boa. entao comprei!!! quando chegou formatei logo de uma vez, sabendo que o sistema de fabrica nao era muito bom. instalei o Ubuntu 24.04.3. mechi no grub com parametros achando que fosse algo na configuracao, o teclado nao ser reconhecido totalmente!!! algumas teclas funcionam. outras nao. me disseram tambem que eu nao iria conseguir consertar, pois era um problema de hardware. entao fui atras da fabricante (asus) que me orientou a abrir um pedido de reparo no site deles. e entrei em contato com a loja, vendo a possibilidade de reparo e como eu poderia proceder para o reparo. eles me orientaram e tudo mais. mas no caso da asus eu teria que preencher o forumulario de reparo, e aguardar uma transportadora vir buscar o notebook. mas eu joguei a caixa fora!! e por eu ter removido as etiquetas que vem em cima do teclado. e removido tambem o sistema original de fabrica. outra coisa, o meu medo era de eles danificarem meu notebook na fabrica!! entao consegui um teclado bluooth para usar. e assim estou usando.

Bem,

Não tem problema, a garantia é sobre o produto e você poderia encontrar outra caixa e embalar bem, enrolar com plástico bolha.

Isso também não teria problema, Pra você ter uma ideia, eu abri meu notebook no primeiro dia para instalar mais memoria Ram, e ainda sim não perco a garantia.

Entendo seu medo, mas se resguarde, tire fotos do estado dele antes de enviar. Acho dificil eles fazerem isto, vindo da Asus que é uma empresa gigante e confiavel!

Se você ainda está com duvida, manda um email para o suporte da Asus questionando esses pontos, tenho certeza que eles vão responder o mesmo que eu. Não precisei acionar a garantia da Asus ainda, mas de outros produtos já, e sempre tive uma boa experiência.

Mas eu recomendo você sim mandar para a garantia, não que eu queira te assustar, mas pode ser algum problema maior que com o tempo piore. E me disponibilizo também para te ajudar no processo, se você quiser

Pois é, eu ate poderia fazer isso!!
Ja ate me falaram isso quando eu postei sobre a compra do notebook aqui no forum.
Que poderia piorar o defeito, e tal.. Mas eu nao me importo com o teclado defeituoso.
Aqui onde eu moro eu ja vi uma loja que conserta notebook numa av daqui. O Teclado Blutooth esta me servido muito bem. No final do ano acaba a garantia, se eu mudar de ideia e quiser consertar eu levo nessa loja. sei que ai eu teria que pagar, mas tudo bem. nao me importaria em fazer isso. Quanto a remover o sistema de fabrica, acho que eles nao iriam mecher com outro sistema a nao ser o que veio de fabrica. acho que pelo menos ja teria que instalar o keepos de novo. e esses sistemas linux que vem de fabrica e bem dificil de conseguir a ISO para instalar. ja que eles nao disponibilizam a imagem do sistema para download.

É mais comum haver problemas de compatibilidade com uma distribuição de Linux instalada num computador com Windows de fábrica que o inverso. Afinal, o Windows é que é o “padrão do mercado”.

No caso de computador sem sistema operacional ou vindo de fábrica com Linux ou outro sistema que não seja Windows (sei de máquinas que vinham com FreeDOS), o que pode ser problemático é instalar versão crackeada do sistema da Microsoft, ou ativá-lo com uma chave de procedência questionável. Mas, que me conste, na imensa maioria das vezes, nenhum problema acontece.

Há uns hardwares mais peculiares que não são reconhecidos facilmente pelo Windows, pelo menos não de primeira. Os Galaxy Book e Book2 da Samsung que mantenho na família passaram por reinstalação do Win11 com cuidados especiais. Em ambos o instalador do Windows não reconhecia o touchpad; e no Book2 o instalador tampouco reconhecia o componente de wi-fi. Curiosamente, em ambos o Linux Mint punha tudo para funcionar de primeira, já na sessão live

Eu também tenho um ASUS Vivobook 15 e o touchpad dele não é reconhecido na instalação do Windows, na época em que eu utilizava tive que comprar um mouse para iniciar a instalação.

1 curtida

Olá, amigo. Eu tenho um Acer Aspire 5 14 polegadas com 8gb de memória RAM e que veio com Windows 11 home single language instalado. Todavia, depois que o Windows foi atualizado para a versão 25H2, o computador passou a não funcionar mais adequadamente, utilizando quase 6gb de memória ram somente para o Windows. Fiquei muito irritado com isso ! Esse foi o estalar de dedos para me fazer deixar de usar o Windows 11 e pular o muro para o Linux. Fiz inúmeras pesquisas sobre diversas distros acerca de compatibilidade com meus hardwares, disponibilidade de softwares e facilidade de uso da interface gráfica de cada distro. Não sou um total iniciante em Linux, já trabalhei com instalação físicas e lógicas de redes, já utilizei Linux quando trabalhei na área, mas sempre tive um pouco de preguiça de utilizar em casa nas minhas máquinas por conta da minha esposa e minhas filhas que nunca haviam tido contato. Mas após toda essa pesquisa, fiquei entre o Linux Mint e o Zorin OS. Ao avaliar mais a fundo, acabei optando pelo Linux Mint por utilizar menos recursos das máquinas. Não me arrependo de maneira alguma! Já faz 1 ano que fiz a migração e , sendo muito verdadeiro, minha rotina no Linux se tornou bem mais fluida e organizada. Qualquer coisa se precisar de alguma ajuda basta me perguntar.

1 curtida

Garantia foi criada criada para ser utilizada se precisar. Na hora da compra você paga por isso.

Qualquer problema existe a defesa do consumidor.

Não está funcionando, use.

1 curtida

Eu sei! Mas o meu notebook não estava mais na garantia.

Ai e que ta!
Sera que eu vou ter que fomatar toda vez que eu atualizar o Windows ?
So porque deu erro na instalacao da atualizacao? nao queria ter que ficar formatando toda vez!!
Quando eu fiz isso na 2a feira, eu fiquei um tempao configurando tudo outra vez..
Eu ainda ontem fui atualizar os drivers usando o Driverbooster e deu erro quando ele tentou atualizar alguns drivers.. mas depois que eu fiz de novo atualizou!!
Outra coisa, Depois que eu formatei e instalei a atualizacao de janeiro, o Outlook Mail do Windows 11 nao abriu mais!!

Acredito que ,caso o windows fique inutilizável como o meu ficou, vc necessite reinstalar sim ou ao menos desinstalar a atualização.

Fala com a Microsoft.

Eles t

Vão encontrar uma solução.

kkk…
Ta! vou falar com a Microsoft.
Mudei para o Thunderbird em todos os meus PCs. so tem 1 problema,
a minha conta @outlook.com.br nao abre todas as caixas do e-mail, so a caixa de entrada. nao tem caixa de enviados,saida..

O Windows é original?

Se for, não importa a conta no Outlook.

Fala via telefone ou site da Microsoft.

Sim, tudo original.
Depois eu vejo o que pode ser!!

O problema está aí.

Não recomendo atualizar driver por aplicativos sem ser da placa ou do Windows.

Muitos não são testados com os dispositivos.

Entao, eu sempre atualizei os drivers pelo Driverbooster.
E sempre deu certo. so dessa vez que deu erro.
Mas atualizou numa boa!!

Muitos vão funcionar, mas pode dar erro de hardware já que não são testados.

Erro de lentidão

Erro de acesso

Temperatura e etc…

Pois é!
Geralmente os drivers do fabricante estao desatualizados..
Os do meu lenovo por exemplo, os ultimos sao de 2023.