Pessoal sou novo no Mundo do Pinguin, poderiam me ajudar ? Segui tutotial a risca no Youtube de instação Cachy OS em dual Boot com Windows 11, fiz todos os procedimentos para no Grub detectar o Windows pós instação mais infelizmente não detecta. Poderiam me socorrer ?
sudo nano /etc/default/grub e deixe essa linha assim: GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
Instala o os-prober e roda ele, depois atualize o grub sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Ele apresenta essa resultado, porém não acha a partição Windows boot Manager
Checa isso aqui

Eu percebi esses erros, mais não sei como corregir eles.
Algumas bios possuem uma sessão em que vc consegue escolher qual o bootloader vai priorizar. Daí vc poderia colocar o Windows 11 como prioridade e usar a tecla do menu de boot (geralmente F10, F11 ou F12) na inicialização e escolher o CachyOS manualmente quando quiser usá-lo.
Sou iniciante também e isso aconteceu comigo todas as vezes que instalei Linux numa máquina que tinha Windows instalado. Consegui resolver com a ajuda da IA, mas ao que eu entendi ao instalar o Linux ele meio que “mexeu”/mudou o local do bootloader do Windows….ele me ensinou a fazer o backup da pasta efi-microsoft e quando instalo o Linux eu apenas restauro o bootloader tudo com esse backup. Não use forma cega, pois sou iniciante e isso foi o q resolveu o meu problema, não sei dizer se é a mesma coisa que vc tem, mas a sequência q usei no meu caso fo ia seguinte:
-
Depois de ter a pasta que mencionei antes na minha pasta de Downloads e descompactada fiz:
sudo mkdir -p /boot/efi/EFI/Microsoft
sudo cp -r ~/Downloads/backup-efi-microsoft/Boot /boot/efi/EFI/Microsoft/
sudo cp -r ~/Downloads/backup-efi-microsoft/Recovery /boot/efi/EFI/Microsoft/ -
Confirmei da seguinte forma:
sudo find /boot/efi -name “bootmgfw.efi”
-
Recriei a entrada na NVRAM
sudo efibootmgr --create --disk /dev/sda --part 1
–label “Windows Boot Manager”
–loader “\EFI\Microsoft\Boot\bootmgfw.efi” -
Atualizei o Grub:
sudo nano /etc/default/grub
Procura a linha
GRUB_DISABLE_OS_PROBERe deixa assim: GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false -
Atualiza o grub
sudo update-grub
Com isso consegui resolver esse problema, pq no meu caso mesmo entrando na Bios não conseguia encontrar o Windows por lá…aí depois de localizar essa pasta efi-microsoft consegui restaurar….
Boa tarde.
Você tem que ter o pacote ntfs-3g instalado para encontrar a partição.
sudo pacman -S ntfs-3g
depois faça o processo do grub
sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Tentei, e continua sem aparecer a opção do windows no Grub
Você está usando raid,lvm ou encriptação?
lsblk -f
Qual a saída?
Por aí não sei qual é a partição
Por aí não aparece a partição.
Não sei se você apagou.
Já tentou iniciar direto na bios?