A Valve divulgou os resultados da Pesquisa de Hardware e Software do Steam, referentes a junho de 2026. Nela, foi revelado que o Windows 11 finalmente ultrapassou a marca de 70% de participação entre os usuários da plataforma.
E teve gente que achou que teria migração em massa para Linux após o suporte do Windows 10 acabar. Windows querendo ou não é prático, simplesmente funciona.
Depende.
Tem placa se video no windows que já não funciona mais.
Já vi com amd que cpu chegava a 100%.
Não funcionando mais.
Tem que ver onde tá o problema. A placa de vídeo só deixou de funcionar no Windows? Tem que se é muito antiga ou não. Confesso que não sei dizer se o suporte a placas antigas foi removido, mas pelo menos em um canal que sigo, que faz testes em placas antigas, várias seguem funcionando.
Boa parte das distros Linux são assim também.
Fora que o suporte foi estendido para o Windows 10 até o final do primeiro semestre de 2027.
Tem um canal no YouTube 1155 do ET, ele testa distro as vezes para jogos, principalmente o Catchy OS. Várias vezes, tem que ficar perdendo horas para fazer algum jogo rodar no Proton. Nao tô falando que é regra, mas é um cenário que pode acontecer com qualquer um.
Mas não é o suporte oficial, é o suporte do programa pago de atualização extendida.
Creio que isso seja muito devido ao comodismo ou receio de mudar. Muitos “influencers” também não ajudam.
Isso é um informação de gamers.
A maioria acho que não joga
Então não dá para se basear nestes dados
@sidneyfmn
Acho se fizer uma pesquisa no fórum a maioria não joga
Tô me referindo a jogos porque o início do tópico é sobre a Steam. Mas se considerar um uso normal sem ser para jogos, é uma dor de cabeça a menos.
Sei muito pouca coisa de jogos.
Mas acho que linux cresceu bastante.
Sem dados não dá para ter uma noção.
70% de quanto.
Posso falar besteira, mas Steam é uma plataforma. Existem outras. Mas acho que no linux é a principal.
@sidneyfmn
Mas vc não mencionou “jogos” no seu comentário, vc colocou como “o todo”.
Pensei que tava subtendido mas tudo bem, falha minha.
7300gs funciona no 11 instalando o driver manualmente, pra quem gosta de um retro game e tem a VGA velha o windows ainda e solução
Eu tenho uma 6750 da AMD e no windows ela não e um peso de papel igual no Linux, então e muito difícil algo não funcionar corretamente no windows.(Com exceção do usuário)
Eu acho que isso é, em partes, pelo fato de muita gente associar o “Windows” a “computador”. Ou seja, eles sequer sabem que distros “Linux” existem e que são uma alternativa ao Windows.
Inclusive eu vi recentemente isso na prática, quando eu estava conversando com uma amiga minha que estranhou a área de trabalho do meu Pop os. E, segundo ela, sequer tinha ouvido falar de Linux na vida.
Querendo ou não, temos que admitir: Microsoft fez um trabalho excelente em difundir o Windows.
Correto.
Mas não teve concorrência no mercado.
Apple, alto valor.
Linux, sem interesse do mercado. O importante é $$$. Infelizmente é o que comanda.
Não só isso, mas o jeito que a Microsoft desenvolveu Windows lá nos anos 2000 sedimentou como é hoje. A empresa apostou caso em algo que mantem o sistema até hoje. Retro compatibilidade com a versão anterior. Naquela época, para o usuário doméstico era Apple x Microsoft. O que a Apple fazia? Toda vez que lançava uma nova versão do sistema, tudo que foi desenvolvido para versão anterior tinha que ser re-adaptado para a versão nova porque os sistemas não eram compatíveis. A Microsoft manteve a retrocompatibilidade dos sistemas desde sempre. Um sistema novo era compatível com anterior.
Que bom! Agora só falta alguns pedirem arrego e voltar a usar o piratinha 11.