Windows 11 domina o Steam e nova placa de vídeo assume o topo entre os gamers

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n257762/windows-11-domina-o-steam-e-nova-gpu-assume-o-topo.html

A Valve divulgou os resultados da Pesquisa de Hardware e Software do Steam, referentes a junho de 2026. Nela, foi revelado que o Windows 11 finalmente ultrapassou a marca de 70% de participação entre os usuários da plataforma.

2 curtidas

E teve gente que achou que teria migração em massa para Linux após o suporte do Windows 10 acabar. Windows querendo ou não é prático, simplesmente funciona.

2 curtidas

Depende.

Tem placa se video no windows que já não funciona mais.

Já vi com amd que cpu chegava a 100%.

Não funcionando mais.

Tem que ver onde tá o problema. A placa de vídeo só deixou de funcionar no Windows? Tem que se é muito antiga ou não. Confesso que não sei dizer se o suporte a placas antigas foi removido, mas pelo menos em um canal que sigo, que faz testes em placas antigas, várias seguem funcionando.

1 curtida

Boa parte das distros Linux são assim também.

1 curtida

Fora que o suporte foi estendido para o Windows 10 até o final do primeiro semestre de 2027.

1 curtida

Tem um canal no YouTube 1155 do ET, ele testa distro as vezes para jogos, principalmente o Catchy OS. Várias vezes, tem que ficar perdendo horas para fazer algum jogo rodar no Proton. Nao tô falando que é regra, mas é um cenário que pode acontecer com qualquer um.

Mas não é o suporte oficial, é o suporte do programa pago de atualização extendida.

Creio que isso seja muito devido ao comodismo ou receio de mudar. Muitos “influencers” também não ajudam.

2 curtidas

Isso é um informação de gamers.

A maioria acho que não joga

Então não dá para se basear nestes dados
@sidneyfmn

Acho se fizer uma pesquisa no fórum a maioria não joga

Tô me referindo a jogos porque o início do tópico é sobre a Steam. Mas se considerar um uso normal sem ser para jogos, é uma dor de cabeça a menos.

Sei muito pouca coisa de jogos.

Mas acho que linux cresceu bastante.

Sem dados não dá para ter uma noção.

70% de quanto.

Posso falar besteira, mas Steam é uma plataforma. Existem outras. Mas acho que no linux é a principal.
@sidneyfmn

Mas vc não mencionou “jogos” no seu comentário, vc colocou como “o todo”.

Pensei que tava subtendido mas tudo bem, falha minha.

1 curtida

7300gs funciona no 11 instalando o driver manualmente, pra quem gosta de um retro game e tem a VGA velha o windows ainda e solução

Eu tenho uma 6750 da AMD e no windows ela não e um peso de papel igual no Linux, então e muito difícil algo não funcionar corretamente no windows.(Com exceção do usuário)

Eu acho que isso é, em partes, pelo fato de muita gente associar o “Windows” a “computador”. Ou seja, eles sequer sabem que distros “Linux” existem e que são uma alternativa ao Windows.

Inclusive eu vi recentemente isso na prática, quando eu estava conversando com uma amiga minha que estranhou a área de trabalho do meu Pop os. E, segundo ela, sequer tinha ouvido falar de Linux na vida.

Querendo ou não, temos que admitir: Microsoft fez um trabalho excelente em difundir o Windows.

3 curtidas

Trabalho “maravilhoso”:

3 curtidas

Correto.

Mas não teve concorrência no mercado.

Apple, alto valor.
Linux, sem interesse do mercado. O importante é $$$. Infelizmente é o que comanda.

3 curtidas

Não só isso, mas o jeito que a Microsoft desenvolveu Windows lá nos anos 2000 sedimentou como é hoje. A empresa apostou caso em algo que mantem o sistema até hoje. Retro compatibilidade com a versão anterior. Naquela época, para o usuário doméstico era Apple x Microsoft. O que a Apple fazia? Toda vez que lançava uma nova versão do sistema, tudo que foi desenvolvido para versão anterior tinha que ser re-adaptado para a versão nova porque os sistemas não eram compatíveis. A Microsoft manteve a retrocompatibilidade dos sistemas desde sempre. Um sistema novo era compatível com anterior.

1 curtida

Que bom! Agora só falta alguns pedirem arrego e voltar a usar o piratinha 11.