Windows 10 Lite

A criação de um Windows 10 Lite que não consome memória RAM de um notebook nem consome espaço livre no disco rígido de um notebook nem consome bateria de um notebook deve ficar por conta somente de técnicos de informática?

2 curtidas

Deve ficar por conta de ninguém na verdade, por n motivos:

  1. Legalmente mesmo que seja pra uso pessoal você não pode criar uma imagem de instalação do Windows, mesmo que tenha a licença
  1. Se você reparar bem, na instalação desses “Windows Lite”, geralmente baixam vários arquivos auxiliares tipo drivers de rede, de vídeo, de áudio, packs de atualizações… além da resolução ficar zoada… Isso acontece porque a principal coisa que “engorda” o Windows é justamente isso, resumindo ao fazer esses “Windows Lite” eles removem pra adicionar de novo depois da instalação ou seja, mais esforço a troco de nada

  2. Uso de RAM é outro mito desses Windows, por um motivo simples, o Windows já é otimizado ao máximo, basicamente eles cortam serviços e processos “inúteis” conseguindo assim um uso de RAM menor, PORÉM, tem um preço a ser pago, que é quando você abre algum programa esses processos são abertos junto, ou seja, o uso só é menor com o sistema em idle (sem fazer nada) se você abrir um Office por exemplo, chove processos

  3. consumo menor de bateria é outro mito nas atualizações mais recentes tipo do começo do ano passado pra cá, basta clicar no ícone de bateria e selecionar “Maior duração de bateria” e pronto

  4. E todos os apps do Windows 10 UWP não só podem ser removidos facilmente como consomem kilobytes de RAM se unir todos não dá 10 MB

Se esses “Windows Lite” tem algum benefício é não ter o OneDrive pré instalado, de resto só tem desvantagem

5 curtidas

Geralmente instalo o Windows pela ISO padrão, ajeito minhas opções (Privacidade, desativar Game Mode, desativar alguns background apps, …), depois rodo alguns scripts para remover coisas “inuteis” (para mim). remover One Drive, desativar instalação automática de apps (aqueles joguinhos e propagandas), etc…

Isso já é o suficiente geralmente para manter o Windows rodando legal para mim. O que aconselho seria ficar de olho em processos que rodam de background e coisas que iniciam junto ao PC. Se você não precisa de um app iniciando junto a inicialização do Windows, desativa-lo deixará o boot um pouco mais rápido além de consumir menos recursos no geral.

eu acho eles válidos pros casos das pessoas que são enganadas ao comprar notebooks com 32 gb de mmc. o revi os, que não vem com nenhum tipo de ativador, é apenas debloat, ocupa somente 9 gigas depois de instalado, contra quase 25 da iso padrão. print dele no meu virtualbox

além disso a remoção da cortana e da telemetria pode sim garantir melhor fluidez, além da questão privacidade. se for instalar, recomendo antes salvar todos os drivers, porque ela não vem com nenhum como disse o colega acima, só os mais genéricos possíveis, e vem somente em inglês (demais idiomas podem ser baixados pelas configs do sistema)
telemetria e cortana a ms nunca vai remover, mas fazer uma iso lite seria bem interessante, pra uso em caixa de banco por exemplo, ou em tablets x86 de médio/baixo custo, tem até rumores de que ela estaria fazendo isso (o tão rumorado windows 10 lean)

1 curtida

como podem ver mesmo instalando a tradução, ela não funciona no sistema todo, então se forem instalar essa iso pra alguém levem isso em consideração

Só um conselho: não usem essas porcarias (sim, é esse o adjetivo). Se for usar o W10, usem a versão oficial.

3 curtidas

Nunca se deve usar essas versões Lite por questões de segurança se feitas por terceiros ou de estabilidade se feitas pelo próprio usuário (afinal, como são versões cheias de ausências, é capaz de uma hora ou outra pós-atualizações darem problema).
Sugestão, se a máquina não está dando conta do Windows 10 parte-se para um upgrade ou outro sistema operacional.

2 curtidas

Sim, se você aplicar o pacote de linguagem em uma versão que nativamente veio com outro idioma por algum motivo no Windows 10 nunca fica igual a versão nativa.
Exemplo Windows 10 nativamente em inglês com pacote Pt-Br NÃO fica do mesmo jeito que um Windows 10 Pt-Br nativo.