Windows 10 Instalação com o \Users\ em outro disco

Tenho uma dúvida. Tem como formatar o windows e adicionar a pasta usuários em outro disco? Estou com essa dúvida mas não conheço muito sobre o assunto.

Por exemplo, quero a raiz do sistema no SSD, e o \Usuários\ em outro disco já que esse fica cheio de cache e arquivos de configuração.

Obrigado.

Se o que vc quer é colocar teu perfil de usuário no D:, por exemplo, é facílimo… basta mover “Documentos,” “Imagens”, “Vídeos” etc. para o D: que o registro do Windows faz o endereçamento. Olha esse vídeo aqui:

(e ria com as palhaçadas do icônico William Azarado)

1 curtida

além da forma que o Rodrigo disse, existe outra forma também
vc pode criar o usuário e já pedir pra ferramenta de criação de usuários apontar tudo pra outro local
seria algo do tipo:

net user “user aqui” /add /homedir:F:\

num command prompt com direitos administrativos
e depois

net user “usuário aqui” *

pra adicionar uma senha, se quiser

na documentação do net vc consegue ver as opções

Esse método funciona na criação de um novo usuário certo? Mas se eu tentar fazer com o meu daria certo? Eu realmente odeio ter aquela pasta enorme de configurações.

Talvez esse script te ajude no que precisa:

PS: Sim, mesmo sendo um script “projetado” para o Windows 7, serve pra o Windows 10.

Se for só para os seus arquivos nas pastas Documentos, Downloads, etc. Basta ir em C:/usuários(users)/SeuUsuario/ e recortar as pastas e colar no novo HD.

Se o teu PC for ter mais de um usuário, crie uma pasta primeiro com o seu usuário no novo HD e cole as pastas recortadas dentro dela.
E pronto.

na real eu não sei
na documentação tem a opção
inclusive eu testei ontem, criei um novo usuário e fiz o /homedir:F:\ e não funcionou
talvez faltou alguma coisa

Com um ‘Hard Link’ é fácil… é só um comando em cmd utilizando os parâmetros certos.

Não tem como fazê-lo efetivo com o sistema ‘alvo’ em operação, então você terá que fazer isso num Windows instalado em um pendrive, desses que se usa pra recuperação do sistema. (Não falo de um pen para instalação do sistema, e sim um pen com um Windows funcional nele…)

Só tenha atenção, porque se você por acaso tentar entrar no sistema ‘alvo’ sem este diretório, é provável que danifique o sistema e mesmo restaurando a pasta talvez o sistema não retorne; estou especulando isso, não estou certo disso…

Parece-me que é possível selecionar o ‘prompt de comando’ na recuperação de sistema, durante o boot do Windows.

Você poderia fazer a cópia do diretório em seu Windows ‘alvo’ (faça como administrador)
e, praticando um pouco de DOS, criar o ‘Hard Link’ no prompt do boot que mencionei…

Mas SEMPRE tenha em mãos um pendrive de recuperação, e lembre-se do backup…

P.S. Não mecha no registro tentando fazer isso, esta é a melhor forma. Se alterar isso no registro vai acabar fazendo uma cag* nele inteiro… (Não por você não saber mexer, mas porque este diretório é crítico)

Obrigado pela respostas pessoal. Mas descobri que realmente não tem um jeito correto de fazer isso. O que eu posso fazer é mudar o path de pastas como Downloads, Documents e Desktop.

Muito obrigado à todos.