Windows 10 / 11 alto consumo de CPU

Boa noite, a todos.

“Windows 10 / 11 alto consumo de CPU 01 , Diminuindo pela metade o desempenho em single do CPU mesmo após formatação”

Nos prints, vamos ver… Por ex: 01 - Teste no CPU-Z com desempenho normal, e 02 - apos o problema começar… ; 03 - Mostrando Gerenciador de Tarefas com e 04 - sem o problema ; 05 - Momento apos desativar a internet o problema para na mesma hora.

Captura de tela 2023-11-04 194910

Captura de tela 2023-11-04 194530

Upei no Google Drive, pq ta com limite para eu postar mais aqui:

https://drive.google.com/drive/folders/1Hner6D1z6gCBnAF1_2yKEb2migWRkz8U?usp=sharing

Já formatei um monte de vezes, já testei até com ISO’S modificadas “leve” “turbos” “lite” etc… e claro as oficiais , no momento tá o windows 11 Pro , já fiz de tudo e até cancei de formatar já, quase desistindo lembrei do Diolinux e vim fazer o cadastro aqui, para pedir ajuda;

E detalhe quando fica assim logo em seguida diminui o clock para 0.8GHz , mas usando o programa abaixo bota para 2.4GHz novamente; ( mas ainda não resolve, pq ainda sim fica menos ruim , mas é ruim demais ).

Tipo tentei usando até o programa: ThrottleStop_9.6 , melhora um pouco mas ainda é uma merd.

Já testei as memorias com um monte de programas e não apresentou nenhum problema, o SSD troquei botei um novo, e o problema acontecia tambem com o SSD velho.

Windows 7 , talvez ele não ficasse assim; pelo navegador não boto por não atualizar mais o Google Chrome que perdeu o suporte : (

Desde já, Obrigado .

Seu problema e relacionado as mitigações da Intel, infelizmente elas lesam o hardware em 90% no Windows
o InSpectre ajuda a desativar as burradas feitas pela intel
Alias e bom dar um olhada na temperatura pois se ta sofrendo throlling e pq ta excedendo a temperatura

1 curtida

Mano, entt. só desativar as 2 opções mostradas ?

image

1 curtida

Exato, e dps de reinicie o sistema
Mas esse programa so desativa essas duas, e infelizmente ha mais 3 dando downgrade no seu processador
Desconheço outros programas que desativem ou comandos
Mas essas duas são as mais agressivas

1 curtida

Mano, por incrivel que pareça, testei muito e nada , até depois tentei limpando as pasta temp, com % tbm, prefetch , e não resolveu…

Inicia ok, dá um tempinho de nada começa o uso maluco; ai, se desativar a internet na mesma hora para o uso louco… ( Sendo no cabo ou no wifi da o msm ).

Isso me gera a duvida tbm: Será que tem jeito, será que o pc já era , será os Windows mais recente , e " Será que no LINUX acontece o mesmo e se caso acontece tem como resolver nele ? "

O que tento agora ainda p/ Windows ?

Chegou a executar como administrador?
Provavelmente e o Windows update rodando algum update, se sua build for antiga vai ficar processando muita coisa mesmo mas verifique o processo no gerenciador de tarefas
No Linux até não acontece mas só dá pra te recomendar se te atender 100% nas tarefas

2 curtidas

Além das mitigações da Intel devido as falhas de segurança que afetam quase todas as gerações da linha Core ( Xeons também incluídos aqui) existe a questão da compatibilidade com Windows.

Windows 10

Windows 11

Windows 10 e 11 precisam de certas instruções que não estão presentes em processadores antigos o que afetam diretamente o desempenho do sistema. Somando aos updates para mitigar as falhas de segurança o desempenho de certos processadores ficaram prejudicados.

4 curtidas

Sim

Cheguei a travar o update, spoeler de impressão, sysmain ,Windows Search , desativar algumas coisa do inicializar e no msconfig., etc. mas até agr. nada…

Linux p/ essa config. me gera 2 duvida: Colocar tipo como eu faço p/ por as pastas area de trabalho, doc. , imagens, etc tipo no windows;;; só que como padrão abrindo diretamente no HD 2TB ; inves do SSD 240G … ? ( E a outra é… quais seria as melhor opção ?)

Tenso já com isso; vê só…

Windows era opção 01° , linux seria 02°

Me dê uma luz , kk

1 curtida

Tudo isso é bem fácil de fazer no Linux, podendo deixar até melhor que o Windows, e abrindo até mais, se não milhares de customizações para fazer. Linux é como o MacGyver dos sistemas operacionais. Dá um clipe, uma caneta e um terminal, e ele constrói uma nave espacial. Chega de analogias, bora para a sua outra pergunta/dúvida.

Isso vai depender do sistema de partição do seu HD/SSD que você criou durante a instalação da sua distribuição Linux. Você vai precisar entender como funciona as partições e também configurar os diretórios(pastas). Partições é um conteúdo mais avançado de pegar, mas nada de outro mundo, tem diversos tutoriais sobre isso, incluindo do próprio DioLinux.

Não entendi essa outra dúvida, acredito que esteja falando das diversas distros Linux. Vai aqui um resumo do que eu penso sobre.
As distribuições Linux são como diferentes sabores de sorvete. Cada uma tem sua própria receita única, alguns são mais leves e ágeis como sorvetes de frutas, outros são robustos e cheios de recursos como um delicioso chocolate duplo com nozes. Às vezes, você escolhe uma distribuição como escolhe um sabor de sorvete, baseado no seu gosto pessoal e na experiência que deseja ter. E, assim como sorvete, todos concordamos que qualquer escolha é melhor do que nenhum!

Alguns vídeos que podem ajudar você a escolher :smiley:

Pra quem vem do Windows

Playlist de reviews de distros do Diolinux

Playlist para aprender Linux

2 curtidas

Eu ja fiz essa pergunta a muito tempo, tem como fazer e linkar assim como no windows com o XDG mas e melhor o pessoal te mostrar como funciona
A distro e bom vc baixar as que são de facil uso como o Linux Mint ou Ubuntu ja pra ir vendo se e do agrado

2 curtidas

Show, mano, é… Gostaria ainda de saber a real desse consumo doido msm “todo otimizado” e que ao desligar a internet para e passa um tempo e depois volta…

Tem alguma chance de ser o programa Rufus ? Estava usando ele, teria chance de instalar tipo um minerador sei lá ?

So se vc baixou fora do site oficial, Mas pode ser outro software ja que ta usando somente 1 nucleo
O bom seria investigar, mas se vc não quiser perder tempo o Linux esta a disposição kkkk

1 curtida

Sobre o linux já ia testar , e parei.

Descobrir outra coisa que deixou ainda mais tipo que bost é essa… " Quando desligo a internet a cabo, para, dps volta, e desligo dnv ( a resenha do loop lá) "

Mas… Tipo quando tentei fazer assim: >>Não usar o cabo de rede ,

E deixar apenas no wifi, não aconteceu isso, já é o segundo dia de teste e sem problema nenhum…<<

Ai, nestante decidi ativar a internet a cabo denovo… " E olha só … o bug sei lá, o alto consumo doido voltou"

A resenha dos driver , em todas as tentativas tentei programas diferentes p/ instalar os driver;;; Driver Boosta, Driver Easy , Driver pack solution , 3dpchip , e também pelo windows update, foi um monte de formatação;

que doidera mano, sem intender nada ainda…

aaaaaaaa

1 curtida

Esse tipo de anomalia e meio comum mas geralmente pode ser resolvido com um driver antigo
Ou pode ser um sintoma físico do Chipset, mas isso e algo a levar pra uma assistência técnica

1 curtida

acho que ta batendo thermal throttling a temperatura máxima desse cpu e 85 e sua gpu a Gráficos HD Intel® 3000 100 graus segundo o site da intel
Intel Core i32370M Processor 3M Cache 2.40 GHz Especificações do produto

1 curtida

ve ai no gerenciador de tarefas, na aba processos o que está consumindo mais

1 curtida

Estranho isso cara, pois até pouco tempo eu estava com um notebook acer com um I3 segunda geração também porém com apenas 1.5Ghz e a CPU não ficava louca desse jeito, funcionava certo dentro dos limites do hardware. No meu caso as temps sempre ficavam em torno de 50 - 60 graus. Nele eu usava algum Windows 10 personalizado e sem cabo de rede já que não tinha entrada pra isso.

Talvez interesse o vídeo a seguir, do canal do YouTube MW Informática:

1 curtida