Desenvolvedores do GIMP, Inkscape e Blender se reuniram em Amsterdam, cidade onde se localiza a sede do Blender e realizaram o Wilberweek, uma hackfest orientada especialmente ao GIMP.
Se você se perguntou por que o GIMP tem utilizado uma versão do Wilber (o mascote) feita de massa, é porque logo no início do Wilberfest, os desenvolvedores se encontraram numa pizzaria, onde o pizzaiolo confeccionou a peça - e eles adoraram!
Parte da hackfest ocorreu num veleiro e parte, na sede do Blender. Juntos, eles trabalharam na integração do fluxo de trabalho e interface dos três aplicativos. O GIMP também recebeu várias correções e limpeza de código, incluindo as mensagens de alerta, a compatibilidade com Wayland, a API de plugins, além da adição de novas opções de customização ao programa.
Hackfest no veleiro. Imagem: GIMP
Algumas políticas do GIMP foram revisadas, por exemplo, eles decidiram não aceitar mais doações em bitcoin, por adicionar complicações contábeis.
Ademais, este encontro viabilizou a possibilidade dos primeiros candidatos a lançamento do GIMP 3 chegarem ainda neste ano, algo que os desenvolvedores tinham dúvidas se aconteceria.
Capa: Inkscape