Wikipedia comemora 20 anos! Conheça mais sobre essa plataforma de conteúdo

No último dia 15 de janeiro de 2021, a Wikipedia, uma das maiores enciclopédias online e gratuitas do mundo (se não maior), completou 20 anos. Este aniversário comemora duas décadas de esforços globais para apoiar o conhecimento livre, a colaboração aberta e a confiança na Internet.

Você já parou para pensar como a Wikipedia é feita?

O que é a Wikipedia?

Falando do conceito por trás da Wikipedia, seu objetivo é ser fonte de informações e dados confiáveis. Catalogando, organizando e fornecendo formas de digitalizarmos colaborativamente todo o conhecimento da humanidade.

A Wikimedia Foundation é a organização sem fins lucrativos que opera a Wikipedia e os outros projetos de conhecimento livre. Sua “visão” é um mundo no qual cada ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Acreditamos que todos têm potencial para contribuir com algo para o nosso conhecimento compartilhado e que todos devem ser capazes de acessar esse conhecimento livremente.

Alguns fatos e números da Wikipedia.

  • A Wikipedia tem mais de 55 milhões de artigos em mais de 300 idiomas.
  • A Wikipedia é editada por mais de 280.000 editores voluntários todos os meses em todo o mundo.
  • A Wikipedia é editada 350 vezes por minuto e lida mais de 8.000 vezes por segundo.
  • A Wikipedia é acessada por 1,5 bilhão de dispositivos únicos todos os meses e lida mais de 15 bilhões de vezes por mês.
  • Aproximadamente 89% dos artigos da Wikipedia estão em outros idiomas além do inglês.
  • A maior parte do vandalismo (edições que não atendem aos padrões de confiabilidade e neutralidade da Wikipedia) são resolvidos em cinco minutos na Wikipedia.
  • A Wikipedia é apoiada por quase 7 milhões de doadores, com a doação média sendo de cerca de US $15.

Fonte WikiMedia Foundation

Conheça a MediaWiki.

A Wikipedia é criada sobre uma plataforma de código aberto chamada MediaWiki que permite a criação, modificação e publicação de artigos, incluindo suporte a multi idiomas.

O MediaWiki em sua versão mais recente (1.35.1) requer o PHP 7.3.19+ e também um banco de dados o MySQL a partir da versão 5.5.8+, também oferece suporte a outros bancos de dados como PostgreSQL e MariaDB.

Algumas funções da MediaWiki:

  • Multi-idioma;
  • Suporte a versionamento de conteúdo;
  • Edição colaborativa e revisão por pares;
  • Gestão de biblioteca de arquivos multimédia (fotos, vídeos, etc.);
  • Possui suporte a extensões;
  • Linkagem interna com diversos níveis;
  • Diversos formatos de feed de distribuição;
  • Permissões avançadas e controle de perfis de usuários.

Qual é a licença da MediaWiki?

O MediaWiki é um software livre licenciado sob a versão 2 da GNU (General Public License). Devido ao MediaWiki ser licenciado de forma gratuita, não há nenhuma garantia, até o limite permitido pela lei aplicável.

A Wikipedia ainda é relevante?

Segundo a Wikimedia Foundation “Em uma época em que a desinformação e a polarização desafiam nossa confiança nas informações e nas instituições, a Wikipedia é mais relevante do que nunca. A Wikipedia celebra seu passado e olha para a frente, para ver como irá enfrentar os desafios de amanhã para se tornar um recurso de conhecimento mais resiliente e igualitário.”

Agora citando minha opinião, a Wikipedia se tornou tão grande que passou a ser praticamente impossível garantir a qualidade do conteúdo postado. Inclusive com o processo de colaboração sendo cada mais simplificado ao longo dos anos.

Hoje, podemos encontrar conteúdos de altíssima qualidade, teses científicas, estudos estatísticos, entre centenas de outras formas de conteúdo que podem colaborar para estudos sérios. Porém, infelizmente devido ao mal uso por parte dos usuários, também é possível encontrar conteúdos altamente questionáveis ou tendenciosos, que não agregam em nada à plataforma.

Felizmente, dada a sua natureza colaborativa, todos nós podemos reportar facilmente estes conteúdos e solicitar uma revisão.

Você ainda utiliza a Wikipedia como fonte de informações? Já conhecia a plataforma MediaWiki?

Vamos discutir esses tópicos nos comentários.


Links interessantes

https://www.mediawiki.org/wiki/Download/pt-br

10 curtidas

Sim, utilizo, recomendo para os outros e adoro. Morro de raiva quando alguém fala besteira dela inclusive.

Uma decisão (ao menos da wikipédia lusófona) talvez ajude a parar isso. Agora só usuários cadastrados que podem editar documentos, inclusive eu me cadastrei pra consertar um errinho bobo e ganhei até um mentor!

4 curtidas

boa noite, permita-me criticar o seu tópico… ele não se aprofundou muito na história da Wiki, tem várias coisas interessantes que podem ser contadas, como, por exemplo, vc sabia que o site da Nupedia, antecessora da Wikipedia, era hospedado por uma empresa de entretenimento adulto chamada “Bomis”?

Olá @Gabriel3, agradeço por complementar o tópico com suas observações, o objetivo original era dar algum contexto para o projeto e parabenizar pela comemoração. Adoraria saber mais sobre estas curiosidades que você citou, já pensou em fazer um post na categoria Artigos da Comunidade?

:vulcan_salute:

1 curtida

Sou apaixonado pelo projeto da Wikipédia. Tenho-o como um dos mais relevantes da Internet, e uma pedra fundamental da democratização do conhecimento. E é sensacional que, com todo o tamanho que adquiriu, ainda se sustente por contribuições comunitárias.

Tem muitas imperfeições, é verdade. A qualidade dos verbetes ou dos conjuntos de verbetes depende muito de como trabalham suas respectivas comunidades de curadores. Mas o sistema da Wikipédia evoluiu bastante na detecção e sinalização de problemas de forma e conteúdo nos verbetes. De todo modo, penso que as páginas da Wikipédia devem ser ponto de partida de pesquisas — e, neste aspecto, o balanço do projeto é muito favorável.

1 curtida

no momento não vou criar esse artigo porque não tenho tempo, mas se vc tiver disposto a criar, existe um grupo de wikipedistas no Telegram. deixe pra lá, vou criar.

A Wikipédia Lusófona não existia em 11 de maio de 2001, nessa data, todos se reuniram para editar a Nupedia, e não a Wikipédia, portanto, não sabemos ao certo quando a Wikipédia surgiu, naquela época, a Wikipédia era apenas um projeto da Nupedia, um rascunho para publicação posterior lá, a Wikipédia existia apenas em domínio, a comunidade, a ideia não existia.