Olá boa tarde estou tentando aproveitar um PC que era para minerar mas não deu resultado. A placa mãe é pequena para a placa de vídeo e tive que colocar um adaptador wi-fi usb. O modelo é AX1800.
Mas não consigo achar o drive que instale ele mesmo procurando no manual da tp-link.
Sistema operacional: BigLinux based in Manjaro Linux
Versão do KDE Plasma: 6.3.3
Versão do KDE Frameworks: 6.12.0
Versão do Qt: 6.8.2
Versão do kernel: 6.1.131-1-MANJARO (64-bit)
Plataforma de gráficos: Wayland
Processadores: 16 × AMD Ryzen 7 5800X 8-Core Processor
Memória: 15,5 GiB de RAM
Processador gráfico: AMD Radeon RX 580 Series
Fabricante: Gigabyte Technology Co., Ltd.
Nome do produto: B550M AORUS ELITE
Versão do sistema: -CF
estou atualmente usado o big Linux, mas se tiver outra distribuição que funcione o dispositivo de forma mais fácil estou disposto a mudar
Bom, o núcleo dessa placa é um chip da Realtek, que é famosa por não trabalhar exatamente bem no Linux (diferente da Intel e MediaTek). A recomendação é instalar o driver externo rtl8852bu.
OBS: AX1800 é classificação de potência do sinal, não o modelo. Seria como perguntar para um mecânico, “Vocês consertam meu carro 1.0 da Fiat?”, sem especificar se é um Uno, Mobi, Argo, etc. Consegui descobrir qual era porque ferramenta do Big Linux traz os IDs de fornecedor e dispositivo USB.
Nossa desculpe, como era maior informação na caixa achei que era o modelo. Só depois vi abaixo que tem “Archer TX20U Nano” isso sim seria o modelo dele? Ou é ainda outra coisa que conseguiu ver no IDs de fornecedor, se tivesse escrito isso que coloquei agora teria ajudado mais ou menos na solução?
Bem fora, isso muito obrigado pela resposta! Resolveu!
Mas tem uma reviravolta nessa história, acabei testando a solução no Regata OS, não estou conseguindo iniciar o big linux, ele fica em loop de reinicio de boot; dai resolvi instalar o regata e já ao instalar procurei o que indicou “rtl8852bu” no gerenciador de drives.
Aparece 3 opções de instalação.
Ele dá um aviso de quebra de outra coisa, mas resolvi continuar e agora está funcionando.
Ps.: O bbot do big Linux ficou no groob e as vezes ainda tem erro ao iniciar, acho uqe é por ter instalado do windows antes. Vou formator tudo e ver se resolve esse inicio de sistema.
Isso mesmo, mas foi só uma observação, minha intenção não é desencorajar ou brigar com quem busca por ajuda, e eu quem devo pedir desculpa se foi isso o que fiz.
Quanto ao problema do boot no Big Linux, sugiro fotografar/transcrever os registros que aparecem e abrir um novo tópico. De antemão, não acho que o Windows tenha a ver, caso contrário a tela inicial do GRUB nem apareceria.
ôpa não foi desencorajado não, sua resposta foi ótima,.
vou ver certinho sobre o gruub, obrigado por esse dica também .
e aproveitando para melhorar minha observação sobre o regata e o tx20u rodei o pendrive de instalação e mesmo se o cabo de rede dá para instalar o drive que reconhece o adaptador, mas é essa tela que aparece