Wifi sumiu o que faço?

Estava usando o notebook normalmente. Reiniciei devido a atualizações e quando reiniciou o wi-fi havia sumido. Como devo proceder uso o fedora 38.

2 curtidas
2 curtidas

como o colega já respondeu você tem que mandar o modelo da sua placa de rede mas vou tentar ajudar

tive exatamente o mesmo problema só que no kde neon, no meu caso minha placa é hibrida wifi e bluetooth e a atualização substituiu o driver generico da minha placa pelo driver btusb, como resultado o bluetooth funcionava mas o wifi não.

como resolvi:
reinstalei o driver da minha placa

não tenho experiencia com o fedora mas acredito que reinstalando o driver da sua placa como fiz no neon resolva

como fazer isso?
bom pra começar cada placa tem um driver diferente e você tem que instalar o driver especifico pra sua placa

como saber qual driver da minha placa?
no meu caso foi facil por que eu tinha anotado o driver uns dias antes da atualização, mas é mais provável que você não tenha anotado então por hora você pode fazer o seguinte

no terminal use os comandos lspci e lsusb e posta a saída no tópico por que na saída de um desses dois comandos vai estar o nome da sua placa de rede o que ajuda bastante a galera da comunidade, depois de postar a saida dos dois comandos fica mais facil a gente dizer qual driver você deve instalar

espero ter te ajudado.

1 curtida

Opa. :slightly_smiling_face:

Eu já tive um problema semelhante…

… bem, não sei se entendi a parte do “wi-fi havia sumido”. :woozy_face:
Mas o que aconteceu comigo foi que após uma atualização não consegui mais me conectar ao Wi-Fi. Aparecia o símbolo de rede, as redes Wi-Fi apareciam, mas não conseguia me conectar. Clicava para conectar e… nada.
Dava numa mensagem parecida com “não foi possível estabelecer conexão”.

… E o sistema que estava usando quando isso aconteceu é o Regata (que é o que estou usando agora :stuck_out_tongue_winking_eye:).

Não garanto que vai resolver pra você. E não tenho certeza - certeza mesmo - se o que eu fiz foi o que resolveu o meu problema.
Mal não vai fazer. :sweat_smile:
(Espero que não)

Bom, indo ao procedimento que fiz: Desinstalei alguns pacotes de kernel obsoletos.
Só isso?
Sim, só.
Deve ter algo a ver com dar espaço na partição de boot, pras coisas poderem funcionar direito.

No Fedora você pode fazer isso abrindo o terminal e digitando (fiz o mesmo procedimento aqui no Regata - que por acaso é baseado do openSuse - que por acaso tem algumas semelhanças com o Fedora):

uname -r

Vai aparecer a versão do kernel que está sendo usada.
Pra mim aparece isso:

6.3.7-lp154.6-default

Em seguida, digite (eu digitei o segundo aqui no Regata):

sudo rpm -qa | grep kernel
OU
sudo rpm -qa | grep kernel-default

Pra mim aparece isso (usei o segundo comando aqui no Regata):
Vão aparecer todas as versões de kernel instaladas (o primeiro comando também funciona aqui no Regata, mas o segundo comando - aqui no Regata - faz aparecer apenas os pacotes que importam).

kernel-default-5.14.21-150400.22.1.x86_64
kernel-default-6.3.7-lp154.6.1.x86_64

Eu deixo duas versões instaladas… Semana passada (ou foi no início dessa?) eu removi duas versões de kernel que estavam sobrando.

No Fedora, para excluir pacotes, você digita no terminal:

sudo dnf remove pacote-do-kernel-que-você-quer-excluir

Eu faria o seguinte, se quisesse excluir o kernel mais antigo que tenho aqui (lembre-se que estou no Regata):

sudo zypper rm pacote-do-kernel-que-você-quer-excluir
Assim:
sudo zypper rm kernel-default-5.14.21-150400.22.1.x86_64

Para atualizar o grub, no Fedora, você deverá usar um desses comandos (eu não lembro qual é… talvez ambos funcionem):

sudo grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/Fedora/grub.cfg
OU
sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

Aqui no Regata eu usei:

sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

Até mais! :clap:

Será que você já formatou e instalou tudo de novo? :face_with_peeking_eye:
Se sim, então faça essa manutenção periódica nas próximas atualizações… :slightly_smiling_face: