Estava com meu notebook (um Dell inspiron 15 3520) funcionando perfeitamente hoje de manhã, esperando ansiosamente para a chegada do meu novo pente de memória RAM. Quando ele chegou, eu o instalei e liguei para poder testar e acabei tendo uma surpresa bem desagradável: O wifi simplesmente parou de funcionar.
Quando eu tento o habilitar ele fica assim:
E quando eu tento ir nas configurações de Wi-Fi:
E agora a parte que eu mais acho interessante: Quando eu clico na opção de desligar ele desliga o wifi e, por algum motivo, liga o bluetooth e o modo avião sozinho.
Pesquisando um pouco, eu conseguir solucionar parcialmente esse problema instalando o iwd e desligando o wpa_supplicant, executando os seguintes comandos:
sudo apt install iwd
sudo systemctl disable --now wpa_supplicant.service
Com isso, o wifi voltou a funcionar, porém ele ficou instável, com a conexão oscilando bastante. E além disso, ele alterou o nome (e provavelmente alguma outra coisa) da interface de rede wlp2s0 para wlan0.
E isso por si só não é um problema, mas impede que eu use o Wi Hotspot, que é uma aplicação que adiciona a funcionalidade de criar hotspot (assim como o windows faz) e que eu acabo utilizando bastante pra trabalho.
Eu pesquisei muito e achei várias potenciais soluções na internet, mas nenhuma me retornou sucesso, com exceção dessa do iwd. Foi aí então que eu resolvi perguntar aqui.
Mas eu também pude mais ou menos descartar as seguintes opções:
- Problemas na memória ram, pois o erro persiste mesmo quando eu removo o pente novo; (acho que foi apenas conhecidência ele dar problema na mesma hora que eu instalei ela)
- Problema de hardware, como placa de rede bichada, pois ele funciona com o iwd;
Alguém tem alguma ideia do que pode ser isso e de como resolver?
Agradeço desde já.