Wifi nao aparece no debian com kde

Instalei a interface grafica KDE Plasma no debian 12 em meu notebook, so que no icone de rede nao esta listando os wifi para eu conectar, o wifi esta conectado pq eu estou com internet no notebook.

No xfce Ă© preciso que o comando nm-applet seja inicializado no login para que se possa configurar a rede graficamente, no kde deve ter um serviço similar que vocĂȘ desabilitou.

Como vocĂȘ instalou a interface grĂĄfica? NĂŁo foi selecionando o KDE no instalador, certo?

Abra um terminal e digite:

sudo nano /etc/network/interfaces

(Isso irĂĄ abrir o Nano no terminal, mas vocĂȘ poderia usar qualquer editor de texto da sua preferĂȘncia).

Comente (adicione um # na frente) as linhas abaixo do “primary network interface”. Aperte Ctrl + O para salvar as mudanças. Em seguida, Ctrl + X para sair. Feche o terminal e reinicie o computador.

Isso vai desabilitar o hotplug, que Ă© o que estĂĄ causando o problema.

Eu sempre instalo o Debian selecionando apenas os pacotes bĂĄsicos no instalador (assim evito a enorme quantidade de bloat que ele instalaria se selecionasse alguma interface grĂĄfica ali). Posteriormente, faço o login em modo texto e instalo o pacote kde-plasma-desktop (e mais algumas coisas). Ao fazer dessa forma, ele ativa o hotplug. Para configurar o wi-fi graficamente, vocĂȘ deve desativĂĄ-lo, pois ele entra em conflito com o Network Manager. Essa Ă© a questĂŁo.

1 curtida

Eu instalai desse jeito. NĂŁo selecionei no instalador pq vem muita coisa que acho inĂștil

1 curtida

Debian nĂŁo tem bloat, ele Ă© imune a isso.

Este tĂłpico foi fechado automaticamente 3 dias depois da Ășltima resposta. Novas respostas nĂŁo sĂŁo mais permitidas.