Wifi lento e instável Ubuntu (qualquer linux)

Boa noite, meus amigos
tudo bem?

Tem uns meses que tento migrar pro Linux, mais não consigo :frowning:
no Windows meu Wi-Fi funciona super bem e rápido, já no Linux em especial (Ubuntu e Kubuntu, fica super lento, caindo toda hora, já refiz a instalação diversas vezes… não sei oque pode ser… alguém me ajuda por favor?

Modelo do meu Notebook:
HP G8 256

Qual a placa wifi?

Olá @_danf tudo bem contigo? Para que a comunidade possa ser mais objetiva nas repostas, forneça mais informações sobre sua máquina. Detalhes precisos como a versão dos chipsets raramente são descritas nas páginas de produto.

:vulcan_salute:

1 curtida

Estou tendo problemas com meu notebook em relação ao wi-fi também. Tenho uma internet de 200 mega e o notebook identifica somente 20 mega, sendo que no Windows eu não tinha esse problema

Kernel: 5.16.15-76051615-generic x86_64 bits: 64 Desktop: GNOME 40.5 
  Distro: Pop!_OS 21.10 
Machine:
  Type: Convertible System: Positivo Tecnologia SA product: C464C v: N/A 
  serial: <filter> 
  Mobo: Positivo Tecnologia SA model: K116R v: 11174141 serial: <filter> 
  UEFI: American Mdegatrends v: 1.07.X date: 07/13/2021 
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 17.8 Wh (48.1%) condition: 37.0/37.0 Wh (100.0%) 
CPU:
  Info: Dual Core model: Intel Celeron N4020 bits: 64 type: MCP cache: 
  L2: 4 MiB 
  Speed: 1094 MHz min/max: 800/1100 MHz Core speeds (MHz): 1: 1094 2: 1094 
Graphics:
  Device-1: Intel GeminiLake [UHD Graphics 600] driver: i915 v: kernel 
  Device-2: icSpring icspring camera type: USB driver: uvcvideo 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: loaded: modesetting 
  unloaded: fbdev,vesa resolution: 1280x720 
  OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics 600 (GLK 2) v: 4.6 Mesa 21.3.5 
Audio:
  Device-1: Intel Celeron/Pentium Silver Processor High Definition Audio 
  driver: snd_hda_intel 
  Sound Server-1: ALSA v: k5.16.15-76051615-generic running: yes 
  Sound Server-2: PulseAudio v: 15.0 running: yes 
  Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.32 running: yes 
Network:
  IF-ID-1: wlx3095879a58ac state: up mac: <filter> 
Bluetooth:
  Device-1: Realtek RTL8723BU 802.11b/g/n WLAN Adapter type: USB 
  driver: btusb,rtl8xxxu 
  Report: hciconfig ID: hci0 state: up address: <filter> bt-v: 2.1 
Drives:
  Local Storage: total: 176.74 GiB used: 29.34 GiB (16.6%) 
  ID-1: /dev/mmcblk0 vendor: BIWIN model: N/A size: 57.66 GiB 
  ID-2: /dev/mmcblk2 type: USB model: SC128 size: 119.08 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 48.09 GiB used: 15.24 GiB (31.7%) fs: ext4 
  dev: /dev/mmcblk0p3 
  ID-2: /boot/efi size: 497 MiB used: 246.3 MiB (49.6%) fs: vfat 
  dev: /dev/mmcblk0p1 
Swap:
  ID-1: swap-1 type: partition size: 4 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/dm-0 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 45.0 C mobo: N/A 
  Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:
  Processes: 265 Uptime: 18m Memory: 3.66 GiB used: 1.9 GiB (51.9%) 
  Shell: Bash inxi: 3.3.06```

No seu caso chegar 20mb ta correto ate pq sua placa wireless e 2.4GHz e fica nessa faixa mesmo
Meio bizarro a placa ser detectada com bluetooth mas como e modelo hibrido pode compartilhar o mesmo driver

Minha rede Wi-fi tem 2,4 GHz e 5GHz. Meu celular é compatível com 5GHz mas, para testar, me conectei na de 2,4 e o resultado foi maior que a do notebook. Mesmo meu celular estando na rede de 2,4GHz, porque pegam resultado maior que o notebook (o celular fica, mesmo na rede 2,4GHz, 180 mega)?

Ah, e eu testei no celular de minha avó que também é só de 2,4GHz e pegou 50 mega (sendo que o celular de minha avó tava muito mais longe do roteador que o notebook) e o celular da minha avó é um LG de 2017/2018

Geralmente e uma característica física e de software, principalmente em notebooks pra economizar bateria
Dependendo do celular o chip wireless aguenta mais que outros modelos e tbm dependendo do app para os testes ele pode mostrar valores fora da realidade

Uso o site Speedtest, da Ookla, para testar em todos

Tem algo que eu possa fazer para fazer “deixar de economizar internet” para poupar energia da bateria?

Eu tbm uso mas a maioria dos “speedtest” não são totalmente preciso como o exemplo(eu tenho 220mb no cabo kkk mas to ganhando a mais pelo visto)

image

Infelizmente não, nem se vc usasse windows adiantaria muito(mas o resultado poderia ser de 7% maior graças ao driver)

Posso melhorar meu resultado de teste atualizando algo? Atualizando algum driver ou instalando outro? Ah e como instalo (se é que tem como) o app “Programas e Atualizações” do Ubuntu no Pop?

No linux nada, mal mal no windows tem um ganho bobo

Se não me falha a memoria e so manda um sudo apt install software-properties-gtk

Eu coloquei aqui um dongle UBS de Wi-Fi e coloquei o Wi-Fi para conectar nele e deu o mesmo resultado. Esse dongle tem capacidade de até 150 mbps e mesmo assim não chega nem perto.

Seria um problema de drivers no notebook? Tem alguma forma de melhorar o desempenho do Wi-Fi no notebook?

como sua placa e uma placa híbrida Wi-Fi e Bluetooth será que pode ser interferência ? desliga o Bluetooth e testa só o wifi ligado sozinho outra coisa também que causa interferência e o canal do roteador do vizinho telefone sem fio e varias outras coisas que trabalham na frequência de 2.4 ghz.

Certo, vou testar aqui

Mesmo eu estando literalmente com o notebook em cima do roteador, esses fatores podem atrapalhar no sinal?

Olha, o resultado sem o bluetooth, basicamente colado ao roteador é de 36 mega, em média. Já “longe”, deve ser por volta dos 2 metros de distância, o wifi chega nos 21 mega, em média.

Com o bluetooth, de perto, o resultado foi de 10 megas, em média. Mesmo o bluetooth atrapalhando bastante, fica no meio do caminho para chegar em 60 mega, mas não consegue (se tiver uma forma de melhorar isso do bluetooth, eu agradeço porque, normalmente uso meu mouse no modo bluetooth)

EDIT.: Acabei de testar um pouquinho mais distante do roteador com bluetooth ligado e chegou aos 27 mega. Que instabilidade! se houver alguma maneira de estabilizar, agradeço também

E aí, cara? Tem alguma forma de melhorar?

Qual canal de rede seu roteador ta usando ? e qual os canais de rede seus vinhos tão usando ? talvez mudando de canal no seu roteador ajude.

1 curtida

Como posso saber isso? Acessando o site do roteador?

Mas, tirando o roteador e o wi-fi em si, queria saber se tem algo que eu possa fazer no notebook para melhorar? Um driver ou algum app ou comando?

se vc tiver um celular com android da pra vc ver os canais de rede pelo apps chamado Wifi Analyzer https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=pt_BR&gl=US

se vc tiver no windows tem Wifi Tool Microsoft Apps

pra Linux tem o LinSSID ou NetSpot

Pra min nenhum apps deu certo pra tirar interferência driver também não pq já testei com versões antigas e versões novas não mudava em nada.