[Wifi Intel AX210] Alguém consegue usar essa placa wifi no Linux?

Boa tarde pessoal!

Comprei essa placa wifi 6e pro meu notebook mas não consigo usar wifi e nem o bluetooth.
Pra Windows existe driver no site da Intel e funciona bem mas pra linux, não achei nada e pesquiso a um bom tempo.

Alguém consegue usar essa placa wifi Intel AX210 em qualquer distro linux?

Qual distro Linux você está usando? Se for o Linux Mint que está na descrição, é possível que você esteja usando o antigo kernel 5.4 e por isso a placa não funcionará.

Essa placa é compatível com o kernel a partir da versão 5.10: Linux* Support for Intel® Wireless Adapters

Você precisa abrir o gerenciador de atualizações e trocar o kernel.

1 curtida

Parcerim, eu já usei Ubuntu, mint e Manjaro, todos baixados direto do site nas versões mais recentes e não funcionou.

Testei alguns tutoriais, inclusive o que vc mensionou mas não deu certo.

Estranho. Parece que o pessoal confirma que essa placa funciona em versões mais atuais: [Solved] Mint does not recognize Wifi card (Intel WiFi 6E AX210) - Linux Mint Forums

Mas parece haver alguns poréns: [SOLVED] Using the AX210 with Linux on the Framework Laptop - Linux - Framework Community

Comprei uma placa de rede com o mesmo chipset e estou aguardando chegar.

1 curtida

Parcerim… vou aguardar vc testar pra eu ter uma real noção da compatibilidade.
Há gente que consegue e há gente, como eu, que não.
No Mint eu atualizei o kernel para o “Experimental” e tbm não funcionou

Não sei se já conferiu, mas confere este → post à qual contem alguns métodos, para instalar e configurar este firmware, leia-o inteiro e teste, talvez possa resolver já que este firmware esta presente a partir da versão 5.10 do kernel iwlwifi.

Eu tenho essa placa e uso com kernel acima do 5.10, mais precisamente com o 5.17 do Mx Linux KDE. Ja usei no Arch, Manjaro sempre usando um kernel mais alto como o 5.18.

Parceria eu vou testar o 5.18 mas o 5.17, mesmo com alguns procedimentos encontrados na Net a fora não deram certo, .as testei. Obrigado

Vc está com o Mint 21?
Eu coloquei a source.list do Pop 22.04 e ampliou bem a detecção de placa wifi.

1 curtida

Parcerim eu usei o mint 21 mesmo, pelo fato de ter lido a respeito que o kernel mais atualizado já dava suporte a essa placa.

Parceirim… Realmente funcionou no pop os 22.04.

Atualmente estou no Windows.
Vou achar um tempo pra migrar.

Vlw

1 curtida

Parcerim, eu fiz os testes e realmente funciona no POP OS 22.04!

Eu não tive que fazer nada, só instalar S.O e configurar o wifi.

Vlw d+ pq no Ubuntu e no Mint não deu certo.

1 curtida

Pop 22.04 está com ótima detecção de hardware, tanto q a série 22 da minha distro virá com esse repositório incluso

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.