Utilizo o Ubuntu há anos e o este problema tem sido uma constante em meu atual notebook.
Mantenho dual boot com o Windows 10 e o problema se dá com o Wi-Fi no Ubuntu. Quando ele cai – e cai frequentemente –, dificilmente reconecta sozinho. Preciso desligar o Wi-Fi, religar e, quando ele reconecta, ganho mais alguns minutos, ou segundos, enquanto ele não cai novamente. No Windows, nada disso acontece, o que me afasta da possibilidade de um problema de hardware.
Abaixo, as saídas do neofetch e as infos do controlador de rede.
@Rodrigo_Chile muito obrigado pela sugestão. Instalei o 5.10, mas pelo visto ele está com problemas no Bluetooth. Agora estou com o 5.4 e usarei ele por um tempo para ver se noto diferença. Como noto as quedas principalmente em videochamadas (e as faço majoritariamente durante a noite) esperarei 24h para comemorar. Espero voltar apenas para agradecer. Abraço!
Sim, o 5.10 me deu dor de cabeça com o bluetooth tbm (uso o mesmo Qualcomm Atheros aqui) - mas como estou no Manjaro, um amigo fez o patch sugerido num relatório de erros do Arch e deu certo. No 5.11, no Manjaro parou de funcionar; já no Garuda, com Kernel 5.11-tkg-bmq, voltou a funcionar (vai entender?)
Acredito que o no 5.4 funcione normalmente sim… mas avisa
@Rodrigo_Chile , boa noite! Rapaz, mais de um dia com o kernel 5.4 e a diferença é bizarra. Está muito melhor, muito mesmo. Confesso que não havia cogitado essa solução antes, nem a havia visto em outros fóruns. Muito obrigado, mesmo!