Estou postando aqui também porque no Reddit já postei mas não mudou em nada. Desde o inicio do mês, no Whatsapp web o rolar nas mensagens dos chats é muito lento e travado. Eu já limpei o cache e cookies diversas vezes mas nada funcionou até agora. A única coisa que sei é que se desativar a aceleração por GPU funciona normal, então tudo me leva a pensar que é um bug relacionado a GPU.
Aqui no meu está normal o que já descarta um bug do whatsweb. Como está a aceleração de GPU no seu navegador? Digite na barra de endereços: chrome:gpu
Segue o chrome:gpu. Mas é estranho, porque já testei em computadores do meu serviço e apresentam o bug também.
Tudo parece estar correto com sua aceleração gráfica. Tente ativar a flag de rendering list para habilitar alguma feature ausente.
Eu ativei e mesmo assim continuou lento.
Uso o Chrome, estou com o mesmo problema…
Olá, sidneyfmn e sr_llucas ! Tudo bem?
Esse problema é extremamente incômodo, mas vocês mataram a charada: o culpado é mesmo um comportamento recente no motor do Chromium (base do Chrome, Edge, Brave, etc.) lidando com a renderização de elementos pesados do ecossistema do WhatsApp Web via aceleração gráfica.
Desativar a aceleração por hardware resolve o travamento, mas deixa o resto do navegador pesado (como vídeos no YouTube). Felizmente, existe uma forma de resolver isso mantendo a aceleração ativa, apenas ajustando as instruções de renderização que estão conflitando com a sua GPU.
Tente o seguinte passo a passo, que costuma normalizar a rolagem de páginas pesadas baseadas em Canvas:
1. Forçar o Rasterizador de GPU
Por padrão, o Chromium decide sozinho quando usar a CPU ou a GPU para renderizar imagens e rolagens complexas. Vamos forçá-lo a usar a GPU da forma correta.
-
No seu Chrome, digite
chrome://flagsna barra de endereços e aperte Enter. -
Na barra de pesquisa das flags, procure por GPU rasterization.
-
Mude o status de Default para Enabled.
2. Ajustar o backend do Angle (Se estiver no Windows)
O Chromium usa uma biblioteca chamada ANGLE para traduzir os comandos gráficos. Às vezes, o padrão dele conflita com drivers específicos.
-
Na mesma página
chrome://flags, procure por Choose ANGLE graphics backend. -
Altere de Default para OpenGL ou D3D11 (faça o teste com um, se não der, tente o outro).
-
Clique no botão Relaunch (Reiniciar) que vai aparecer no canto inferior direito do navegador para aplicar as alterações.
3. Desativar a rolagem suave (Smooth Scrolling) temporariamente
Se o Canvas do WhatsApp estiver dessincronizado com a taxa de atualização do monitor, a rolagem suave do Chrome gera micro-travamentos.
-
Procure por Smooth Scrolling nas flags.
-
Mude para Disabled e reinicie o navegador.
Façam esse teste ativando primeiro a GPU rasterization. Na grande maioria dos casos, isso redistribui o peso da renderização de texto do WhatsApp de forma limpa, eliminando os engasgos de rolagem sem precisar sacrificar o desempenho geral do navegador!
Espero que ajude a normalizar o uso por aí. Se funcionar, deem um retorno para sabermos qual flag resolveu! ![]()
Para complementar e garantir a melhor experiência com o WhatsApp Web, a escolha do navegador ideal depende muito de como o serviço é integrado à sua rotina e do hardware que você utiliza.
Atualmente, os navegadores se dividem em duas grandes frentes para esse uso: os focados em produtividade e recursos integrados e os focados em desempenho puro e isolamento de processos. Aqui estão os melhores cenários:
1. Opera ou Opera GX (O Melhor para Produtividade e Praticidade)
Se você trabalha muito usando o WhatsApp, os navegadores da Opera são, de longe, os mais confortáveis.
-
Por que é excelente: Eles possuem uma barra lateral nativa dedicada a mensageiros. Você pode fixar o WhatsApp Web ali. Ele fica sempre aberto em um painel retrátil, o que significa que você não corre o risco de fechar a aba sem querer e não precisa ficar caçando a guia do WhatsApp entre dezenas de outras abas de trabalho.
-
Vantagem extra: O painel pausa o consumo quando não está em foco, ajudando a poupar memória RAM.
2. Mozilla Firefox (O Melhor para Estabilidade Gráfica e Isolamento)
Se o problema principal são os engasgos de rolagem e conflitos de aceleração gráfica que acontecem no ecossistema do Chrome, o Firefox é a melhor alternativa de refúgio.
-
Por que é excelente: O Firefox utiliza um motor de renderização completamente diferente (o Gecko com a tecnologia WebRender), que lida com o desenho de páginas baseadas em Canvas e scripts pesados de forma bem distinta do Chromium. Erros de rolagem travada causados por drivers específicos de GPU no Chrome raramente se replicam no Firefox.
-
Recurso útil: Ele possui uma função nativa chamada Firefox Containers. Você pode isolar o WhatsApp em um container próprio, garantindo que os cookies e o rastreamento dele fiquem totalmente separados do resto da sua navegação.
3. Microsoft Edge (O Melhor em Desempenho e Economia de Bateria)
Para quem usa o Windows e quer continuar na base Chromium, o Edge costuma entregar um gerenciamento de energia e memória superior ao Google Chrome.
-
Por que é excelente: O Edge possui o recurso de Abas Suspensas (Sleeping Tabs) extremamente agressivo e eficiente. Se você deixar o WhatsApp Web aberto em segundo plano por muito tempo, o Edge congela os recursos daquela aba para economizar CPU e RAM, mas sem desconectar a sua sessão.
-
Modo Aplicativo: Você pode clicar nos três pontinhos do Edge, ir em Aplicativos e selecionar “Instalar este site como um aplicativo”. O WhatsApp Web vira uma janela independente, sem barra de endereços, funcionando como se fosse o aplicativo nativo, o que melhora bastante a experiência visual.
Não fez diferença nenhuma.
Não tem a opção OpenGL no Windows, mas mudando para D3D9 resolveu o problema, é alguma coisa relacionado ao D3D11 ou 12.
Eu cheguei a testar sem rolagem suave, mas ficou meio estranho.
Vou procurar no Chromium bugs report se alguém reportou esse bug.
Se alguém quiser acompanhar, reportei esse bug no Chromium Issues Tracker.
Obg @sidneyfmn . Creio que o problema seja multiplataforma. Windows 11 e Kubuntu estão do mesmo jeito. Uso Firefox e Chrome, respectivamente.
Talvez seja. No Firefox funciona normal para mim.