Whatsapp Web lento em navegadores Chromium

Estou postando aqui também porque no Reddit já postei mas não mudou em nada. Desde o inicio do mês, no Whatsapp web o rolar nas mensagens dos chats é muito lento e travado. Eu já limpei o cache e cookies diversas vezes mas nada funcionou até agora. A única coisa que sei é que se desativar a aceleração por GPU funciona normal, então tudo me leva a pensar que é um bug relacionado a GPU.

1 curtida

Aqui no meu está normal o que já descarta um bug do whatsweb. Como está a aceleração de GPU no seu navegador? Digite na barra de endereços: chrome:gpu

1 curtida

Segue o chrome:gpu. Mas é estranho, porque já testei em computadores do meu serviço e apresentam o bug também.

1 curtida

Tudo parece estar correto com sua aceleração gráfica. Tente ativar a flag de rendering list para habilitar alguma feature ausente.

1 curtida

Eu ativei e mesmo assim continuou lento.

1 curtida

Uso o Chrome, estou com o mesmo problema…

1 curtida

Olá, sidneyfmn e sr_llucas ! Tudo bem?

Esse problema é extremamente incômodo, mas vocês mataram a charada: o culpado é mesmo um comportamento recente no motor do Chromium (base do Chrome, Edge, Brave, etc.) lidando com a renderização de elementos pesados do ecossistema do WhatsApp Web via aceleração gráfica.

Desativar a aceleração por hardware resolve o travamento, mas deixa o resto do navegador pesado (como vídeos no YouTube). Felizmente, existe uma forma de resolver isso mantendo a aceleração ativa, apenas ajustando as instruções de renderização que estão conflitando com a sua GPU.

Tente o seguinte passo a passo, que costuma normalizar a rolagem de páginas pesadas baseadas em Canvas:

1. Forçar o Rasterizador de GPU

Por padrão, o Chromium decide sozinho quando usar a CPU ou a GPU para renderizar imagens e rolagens complexas. Vamos forçá-lo a usar a GPU da forma correta.

1. No seu Chrome, digite chrome://flags na barra de endereços e aperte Enter.

2. Na barra de pesquisa das flags, procure por GPU rasterization.

3. Mude o status de Default para Enabled.

2. Ajustar o backend do Angle (Se estiver no Windows)

O Chromium usa uma biblioteca chamada ANGLE para traduzir os comandos gráficos. Às vezes, o padrão dele conflita com drivers específicos.

1. Na mesma página chrome://flags, procure por Choose ANGLE graphics backend.

2. Altere de Default para OpenGL ou D3D11 (faça o teste com um, se não der, tente o outro).

3. Clique no botão Relaunch (Reiniciar) que vai aparecer no canto inferior direito do navegador para aplicar as alterações.

3. Desativar a rolagem suave (Smooth Scrolling) temporariamente

Se o Canvas do WhatsApp estiver dessincronizado com a taxa de atualização do monitor, a rolagem suave do Chrome gera micro-travamentos.

1. Procure por Smooth Scrolling nas flags.

2. Mude para Disabled e reinicie o navegador.

Façam esse teste ativando primeiro a GPU rasterization. Na grande maioria dos casos, isso redistribui o peso da renderização de texto do WhatsApp de forma limpa, eliminando os engasgos de rolagem sem precisar sacrificar o desempenho geral do navegador!

Espero que ajude a normalizar o uso por aí. Se funcionar, deem um retorno para sabermos qual flag resolveu! :+1:

Para complementar e garantir a melhor experiência com o WhatsApp Web, a escolha do navegador ideal depende muito de como o serviço é integrado à sua rotina e do hardware que você utiliza.

Atualmente, os navegadores se dividem em duas grandes frentes para esse uso: os focados em produtividade e recursos integrados e os focados em desempenho puro e isolamento de processos. Aqui estão os melhores cenários:

1. Opera ou Opera GX (O Melhor para Produtividade e Praticidade)

Se você trabalha muito usando o WhatsApp, os navegadores da Opera são, de longe, os mais confortáveis.

• Por que é excelente: Eles possuem uma barra lateral nativa dedicada a mensageiros. Você pode fixar o WhatsApp Web ali. Ele fica sempre aberto em um painel retrátil, o que significa que você não corre o risco de fechar a aba sem querer e não precisa ficar caçando a guia do WhatsApp entre dezenas de outras abas de trabalho.

• Vantagem extra: O painel pausa o consumo quando não está em foco, ajudando a poupar memória RAM.

2. Mozilla Firefox (O Melhor para Estabilidade Gráfica e Isolamento)

Se o problema principal são os engasgos de rolagem e conflitos de aceleração gráfica que acontecem no ecossistema do Chrome, o Firefox é a melhor alternativa de refúgio.

• Por que é excelente: O Firefox utiliza um motor de renderização completamente diferente (o Gecko com a tecnologia WebRender), que lida com o desenho de páginas baseadas em Canvas e scripts pesados de forma bem distinta do Chromium. Erros de rolagem travada causados por drivers específicos de GPU no Chrome raramente se replicam no Firefox.

• Recurso útil: Ele possui uma função nativa chamada Firefox Containers. Você pode isolar o WhatsApp em um container próprio, garantindo que os cookies e o rastreamento dele fiquem totalmente separados do resto da sua navegação.

3. Microsoft Edge (O Melhor em Desempenho e Economia de Bateria)

Para quem usa o Windows e quer continuar na base Chromium, o Edge costuma entregar um gerenciamento de energia e memória superior ao Google Chrome.

• Por que é excelente: O Edge possui o recurso de Abas Suspensas (Sleeping Tabs) extremamente agressivo e eficiente. Se você deixar o WhatsApp Web aberto em segundo plano por muito tempo, o Edge congela os recursos daquela aba para economizar CPU e RAM, mas sem desconectar a sua sessão.

• Modo Aplicativo: Você pode clicar nos três pontinhos do Edge, ir em Aplicativos e selecionar “Instalar este site como um aplicativo”. O WhatsApp Web vira uma janela independente, sem barra de endereços, funcionando como se fosse o aplicativo nativo, o que melhora bastante a experiência visual.

Não fez diferença nenhuma.

Não tem a opção OpenGL no Windows, mas mudando para D3D9 resolveu o problema, é alguma coisa relacionado ao D3D11 ou 12.

Eu cheguei a testar sem rolagem suave, mas ficou meio estranho.

Vou procurar no Chromium bugs report se alguém reportou esse bug.

1 curtida

Se alguém quiser acompanhar, reportei esse bug no Chromium Issues Tracker.

Obg @sidneyfmn . Creio que o problema seja multiplataforma. Windows 11 e Kubuntu estão do mesmo jeito. Uso Firefox e Chrome, respectivamente.

Talvez seja. No Firefox funciona normal para mim.