O Firefox 141 chegou com o WebGPU ativado por padrão, no Windows, substituindo o WebGL e oferecendo uma interface mais moderna para a GPU, possibilitando gráficos mais avançados, rápido desempenho e acesso a recursos mais sofisticados da placa de vídeo, para aplicações e jogos na web.
Os desenvolvedores poderão criar experiências visuais muito mais ricas e complexas, que eram difíceis de fazer, jogos mais fluidos, aplicativos web com interfaces mais dinâmicas e interativas, e maior capacidade de computação no navegador.
Embora se tenha priorizado o lançamento no Windows, onde está a maioria dos usuários do Firefox, futuramente chegará no Linux, macOS e, mais pra frente, no Android.
Sua implementação demorou muitos anos, até se conseguir uma API gráfica segura e estável no navegador, a Mozilla trabalhando duro para otimizar o desempenho e a compatibilidade.
Renderizar… renderizar…
Para quem não sabe, “renderizar” gráficos 3D significa transformar dados tridimensionais em uma imagem bidimensional, para ser vista numa tela. Pense em como uma fotografia transforma objetos e paisagens em uma imagem plana. É algo parecido, mas feito por um computador!
Para isso, precisa-se de um modelo 3D, ou seja, criar objetos, personagens, ambientes etc, em um software de modelagem 3D, que são compostos por milhares de “polígonos”, pequenas faces geométricas como triângulos, que definem suas formas no espaço tridimensional.
Então vem a renderização propriamente dita, onde o computador, usando a placa de vídeo (GPU) e o processador (CPU), faz uma série de cálculos complexos que simulam como a luz se comporta na cena, como atinge a “câmera” virtual e os objetos pareçam corretos em relação à sua distância e ângulo…
…onde as sombras caem, a intensidade da luz em diferentes partes dos objetos; como a luz se comporta em superfícies espelhadas ou transparentes; neblina, profundidade de campo (desfoque do que está longe ou perto da câmera) etc.
O resultado desses cálculos é uma imagem 2D final que se parece com uma fotografia ou uma cena de filme/jogo, mesmo que tudo ali seja digital.