Webcam Razer Kiyo: boa, bonita, mas não tão barata

Já faz algum tempo que venho pesquisando sobre webcams para utilizar na criação de conteúdo em vídeo. Como meu ambiente de produção é 100% linux, tive que tomar alguns cuidados extras na compra, para não acabar “preso” em um produto que não conseguiria atender minhas necessidades.

Muitas opções, mas nem tanto

Algumas das câmeras que eu estudei durante este processo foram: Logitech série C9xx, Logitech Brio, Redragon Hitman/Apex, Razer Kiyo e algumas marcas menos conhecidas. Quem conhece um pouco sobre webcams e olha para essa lista, vai perceber que existem alguns modelos que simplesmente não podem ser comparados diretamente.

Por exemplo, a Logitech Brio é uma webcam com qualidade profissional capaz de filmar em 4k, enquanto a Redragon Apex é uma câmera de entrada capaz de 1080p. Mas como eu estava procurando em primeiro lugar a melhor solução, para depois ver se eu seria capaz de comprar ou não, acabei encontrando de tudo um pouco.

Razer Kiyo “just works”

Vocês podem conferir a ficha completa da Razer Kiyo neste link e ela foi a escolhida por funcionar no linux “de fábrica” mesmo que isso não seja oficialmente endossado pelo fabricante. A Razer também ganhou pontos pelo projeto OpenRazer, que traz um painel de controle semi-oficial para vários de seus produtos no Linux.

Bug chato no OBS

Ao fazer os primeiros testes na câmera, enfrentei um bug comum neste modelo relacionado ao foco, impossibilitando focar em qualquer objeto. Felizmente, com um pouco de pesquisa entendi que o gatilho do bug ocorre ao alterar os parâmetros de funcionamento do espaço de cor no OBS (no VLC isso não ocorre), de forma que agora posso trabalhar tranquilo com a produção de vídeos e streaming.

É possível encontrar essa câmera no mercado nacional em valores a partir dos R$800, como eu precisava receber o produto rápido, fazer uma importação não era uma opção para mim.

Vocês já conheciam essa webcam? Qual webcam vocês tem usado para homeoffice ou para streams?


Links

6 curtidas