Wayland Ubuntu 24.04

Pessoal, estou enfrentando um problema ao utilizar o Wayland no Ubuntu.

Atualmente uso o Ubuntu 24.04 no meu dia a dia, com uma placa de vídeo Nvidia RTX 2060. No ambiente com X11 tudo funciona normalmente, mas ao mudar para o Wayland percebo alguns “engasgos”, como se o sistema estivesse mais lento ou com pequenas travadas.

Inicialmente, pensei que poderia ser alguma incompatibilidade com a minha GPU. Por exemplo, ao assistir vídeos no YouTube em FHD ou 4K, noto pequenos travamentos. No entanto, testei o Fedora — que usa o Wayland por padrão — e lá tudo funciona de forma fluida, sem esses problemas.

Alguém sabe se é necessário usar algum driver específico para a Nvidia no Ubuntu com Wayland? Ou será que o Ubuntu ainda não oferece total compatibilidade com Wayland?

Uso o Ryzen 5 1600, com uma GPU 2060 e 32GB de RAM

1 curtida

Olá @bruno.henrique , tudo bem?

Acredito que, para que possamos te ajudar com mais precisão, precisamos de mais informações. Pprincipalmente, a versão do kernel que você está usando e a versão do driver de vídeo da Nvidia. Se conseguir, seria interessante ter as informações do Fedora e do Ubuntu para comparação, já que você mencionou que funciona bem em um e não no outro.

Se possível, envie as informações conforme o exemplo deste tópico: Como fornecer boas informações.

Abraço!

2 curtidas

Essa informação eu posso te passar, o kernel atual dessa versão 24.04 é o 6.11
Seria tolice da minha parte, mas se ele ativar a versão PRO do Ubuntu ele poderia baixar os kernels em LivePatch no próprio Ubuntu ?
No meu PC antigo, tanto o wayland como x11 funciona bem apesar que meu pc é 100% AMD

Olá @iceness !
Segue abaixo alguns detalhes do meu Ubuntu:

ystem:
  Kernel: 6.11.0-25-generic arch: x86_64 bits: 64
  Desktop: GNOME v: 46.0 Distro: Ubuntu 24.04.2 LTS (Noble Numbat)
Machine:
  Type: Desktop System: Micro-Star product: MS-7B89 v: 1.0
    serial: <superuser required>
  Mobo: Micro-Star model: B450M MORTAR MAX (MS-7B89) v: 1.0
    serial: <superuser required> UEFI: American Megatrends LLC. v: 2.N0
    date: 03/21/2025
CPU:
  Info: 6-core model: AMD Ryzen 5 1600 bits: 64 type: MT MCP cache: L2: 3 MiB
  Speed (MHz): avg: 1771 min/max: 1550/3200 cores: 1: 1550 2: 1550 3: 1550
    4: 1679 5: 2144 6: 1481 7: 1550 8: 1550 9: 1550 10: 1549 11: 3594 12: 1507
Graphics:
  Device-1: NVIDIA TU106 [GeForce RTX 2060 Rev. A] driver: nvidia
    v: 570.133.07
  Device-2: MacroSilicon USB Video
    driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid,uvcvideo type: USB
  Display: x11 server: X.Org v: 21.1.11 with: Xwayland v: 23.2.6 driver: X:
    loaded: nvidia unloaded: fbdev,modesetting,nouveau,vesa
    gpu: nvidia,nvidia-nvswitch resolution: 2560x1080
  API: EGL v: 1.5 drivers: nvidia,swrast
    platforms: gbm,x11,surfaceless,device
  API: OpenGL v: 4.6.0 compat-v: 4.5 vendor: nvidia mesa v: 570.133.07
    renderer: NVIDIA GeForce RTX 2060/PCIe/SSE2
Audio:
  Device-1: NVIDIA TU106 High Definition Audio driver: snd_hda_intel
  Device-2: AMD Family 17h HD Audio driver: snd_hda_intel
  Device-3: MacroSilicon USB Video
    driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid,uvcvideo type: USB
  API: ALSA v: k6.11.0-25-generic status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 1.0.5 status: active

Sobre o Fedora, infelizmente não tenho mais, removi completamente há cerca de duas semanas. Acabei não me adaptando muito… (sou do lado .deb da força rsrs)
Eu tinha instalado a versão mais recente, o Fedora 42 que vem com o novo gnome (48) e tals.

1 curtida

Isso mesmo, o kernel é o 6.11.

Suspeito que o problema esteja relacionado a algum conflito ou incompatibilidade específica do Ubuntu com a placa Nvidia. Testei recentemente a versão mais atual do Fedora, que já utiliza o Wayland como padrão, e tudo funcionou normalmente com essa GPU.
Curiosamente, a versão do driver de vídeo em ambos os sistemas (Ubuntu e Fedora) é a mesma (v: 570).

1 curtida

Seus “engasgos” no Wayland no Ubuntu 24.04 com uma RTX 2060 são um problema conhecido e bastante comum, especialmente com GPUs NVIDIA. A experiência que você teve no Fedora, onde tudo funciona fluidamente, reforça que o problema provavelmente não é a sua GPU em si, mas sim a integração e os drivers no Ubuntu.

Por muito tempo, a NVIDIA teve um suporte menos maduro ao Wayland em comparação com AMD e Intel. Embora a situação tenha melhorado significativamente nos drivers mais recentes (principalmente a partir da série 535 e 550, que introduziram o suporte a “explicit sync”), ainda podem haver algumas arestas.

Cada distribuição Linux pode implementar o Wayland e configurar seus pacotes de drivers de maneiras ligeiramente diferentes. O Fedora, por exemplo, historicamente tem sido mais agressivo na adoção e otimização do Wayland, o que pode explicar a sua melhor experiência lá. O Ubuntu, embora esteja avançando, pode ter um processo de integração que ainda causa alguns problemas para usuários NVIDIA.

Bugs em versões específicas do kernel Linux ou nos próprios drivers da NVIDIA podem causar esses problemas de desempenho no Wayland. Há relatos de que o kernel 6.11 (e talvez o 6.8 em algumas configurações) no Ubuntu 24.04 pode apresentar problemas de desempenho com os drivers NVIDIA no Wayland.

A diferença na sua experiência entre Fedora e Ubuntu com Wayland e NVIDIA é um bom indicativo de que o problema reside mais na forma como o Ubuntu empacota e configura os drivers e o ambiente Wayland, em vez de ser um problema intrínseco da sua RTX 2060.

vc instalou o libnvidia-egl-wayland1? Este pacote é crucial para a interoperabilidade entre os drivers NVIDIA e o Wayland.

habilite nvidia-drm.modeset=1 no GRUB, para que o driver NVIDIA funcione corretamente com o Wayland.

PS: obviamente por sua conta e risco!

4 curtidas

Valeu pelos esclarecimentos, amigo!

Como uso meu desktop no dia a dia tanto pra trabalhar quanto pra jogar, prefiro deixar tudo como está, mesmo podendo fazer um backup antes :sweat_smile:

Já vi alguns relatos de pessoas enfrentando problemas parecidos, por conta dos drivers proprietários da NVIDIA, que ainda têm um suporte meio capenga pro Wayland.

Pelo que vi, a futura versão Ubuntu promete uma compatibilidade bem melhor com NVIDIA (na teoria, pelo menos), o que já é uma baita mudança.
Ainda não testei, mas talvez valha a pena dar uma olhada pra ver como tá… embora eu normalmente só use as versões LTS.
De qualquer forma, o jeito é esperar e ver como as coisas evoluem.

1 curtida

O Ubuntu 24.04 é uma distribuição LTS que tem por padrão drivers menos atualizados quando comparado ao Fedora que não segue essa filosofia de oferecer um sistema LTS.

Provavelmente os drivers no Fedora são mais atuais, por isso você não observou os mesmos problemas que está tendo no Ubuntu 24.04.

As opções que existem, caso queira continuar usando o Ubuntu, é atualizar para uma versão não-LTS do Ubuntu, como a versão 25.04, ou ainda usar o PopOS que embora seja uma remasterização do Ubuntu traz alguns extras e entre eles estão drivers mais recentes.

Outra opção é instalar um PPA disponível para o Ubuntu 24.04:

Porém, se instalar o PPA não há garantia que funcione, problemas podem ocorrer porque esses drivers não foram testados pela Canonical.

1 curtida

Realmente… Fiz um backup do sistema e atualizei para o Ubuntu 25.04, que não é uma versão LTS.

Até o momento, está funcionando normalmente. Essa versão já utiliza o Wayland, mesmo assim aqueles engasgos que aconteciam ao tentar abrir um vídeo em 4K, por exemplo, simplesmente sumiram, e agora está tudo bem mais fluido.

Será que tem algum problema em continuar usando uma versão não-LTS do Ubuntu? Vi que muita gente evita justamente pelo maior risco de bugs…

Eu utilizo meu sistema no dia a dia, mas vou me arriscar e continuar com essa versão por enquanto. Vamos ver como o sistema se comporta. :laughing:

1 curtida

Pelo que você tinha enviado o driver no Ubuntu 24.04 LTS era o 570 e com certeza no Ubuntu 25.04 é o mesmo, pois essa é a versão mais recente do driver, minha suspeita é que o problema é compatibilidade da versão do Kernel do 24.04 (6.11) com a sua GPU.

Sim, isso faz sentido.
A versão 25.04 está utilizando esse kernel:

........
6.14.0-15-generic arch: x86_64 bits: 64
........

A versão do driver da GPU é a mesma de antes:

570.133.07

Está funcionando normalmente até o momento, então creio que também seja compatibilidade do kernel (6.11) com a GPU.

1 curtida