Wayland ou xorg?

Estou usando o fedora em sua versão 31 a mais recente, mas tenho uma dúvida, sei que o compositor gráfico padrão da distro é xWayland mas como posso ter certeza que estou usando o Wayland e não o x11 ou x.org? e a propósito qual na tua opinião se sai melhor na sua distro e no que faz no teu computador?

1 curtida

Olá.
Rode o seguinte comando no terminal e saberás qual o ambiente está usando no momento.

echo $XDG_SESSION_TYPE

Particularmente prefiro o Wayland, por conter uma tecnologia mais atual. Contudo a depender do software que você usa na máquina talvez o Xorg possa ser melhor devido a compatibilidade. Vai variar muito de caso a caso.
Aconselho fazer um teste usando os dois servidores e tirar as suas próprias definições de qual lhe atende melhor.
Na tela de login do fedora clique no símbolo da engrenagem e troque o servidor. Logue e faça uma avaliação de cada um deles.
Até mais.

6 curtidas

Só lembrando que vc ou fazer isso estará avaliando como a interface se comporta em cada um dos protocolos e não necessariamente (a não ser que se faça testes específico) o protocolo em si

3 curtidas

Valeu pela dica! muito obrigado!

2 curtidas

Fora o mero fato de ser uma tecnologia atual, você, como usuário, percebeu alguma melhora em algum aspecto? O desempenho do ambiente gráfico, vídeo ou jogos ficaram melhores?

2 curtidas

Sim!, no desempenho do ambiente gráfico o gnome no fedora com wayland é muito mais fluido e rápido do que no mesmo fedora porém com o xorg na questão de vídeo também o gnome pelo menos pra mim não fica fricando ou com thearing esse problema parou pra mim…

2 curtidas

No uso diário percebi algumas melhorias conforme se segue.

  • Mais rapidez ao abrir aplicativos.
  • Praticamente o fim dos “engasgos” em determinados programas.
  • Um gerenciamento altamente eficiente de memória.
  • Uma integração mais eficiente com o kernel que garante um sistemas geral mais fluído e responsivo.

Com relação a jogos não posso opinar pois não uso o pc para este fim. Contudo há discussões em fóruns pela net que dão conta de uma melhora significativa nos gráficos e desempenho.

É claro que tudo que informei varia muito conforme o conjunto “Aplicativos=>DE=>Kernel=>Hardware”.

Até mais.

2 curtidas

Wayland se sai melhor aqui também (f31) com Intel hd4000 no notebook e rx 580 no desktop. Jogo e agora graças o plugin para wayland no obs faço gravação de desktop também na sessão wayland.

Infelizmente, se tu usa nvidia ainda não está usável.

3 curtidas