Wayland - Lag mesmo estando a 60fps

Olá pessoal, Atualmente possuo uma placa de vídeo que é a famosa Rx 580 chinesa(2048sp)
E Venho tendo problemas com o Wayland, atualmente quando tento jogar no wayland os jogos ficam “lagados” mesmo estando rodando a 60 fps, Parece que tem um frameskip muito forte rolando no Wayland, enquanto no X11 fica tranquilo e suave a experiência em jogar.

O Por que estou me preocupando, Atualmente pensei que esse problema pudesse ser da distro que estava usando, Eu estava no Opensuse Tumbleweed Gnome onde acontecia esse problema, Fui para o Nobara KDE onde também aconteceu e agora estou no Ubuntu 25.04 onde está do mesmo jeito.

Pensei que poderia até ser meu setup que era muito antigo, eu usava um Core i7 950 ddr3 Pci express 2.0, Atualmente migrei para um Ryzen 3 1200(Sim processador antigo) mas pelo menos a plataforma é relativamente nova, Ddr4, Pci express na nova tecnologia e tudo mais e o mesmo problema continua.

O Por que isso me preocupa atualmente eu REALMENTE gosto de usar Gnome, eu me sinto adaptado ao workflow e como tudo funciona nele e a cada dia que se passa eu percebo que o x11 está morrendo e vai morrer, time do gnome pretende acabar com o suporte do x11 no gnome em alguns anos próximos, porem o wayland atualiza e atualiza e nada desse problema ser resolvido pelo menos no meu caso.

Será que é alguma configuração que estou perdendo? Algo que preciso fazer no terminal? Trocar para o driver proprietário da AMD? Ativar alguma coisa no mutter?

Poderiam me ajudar por favor.

Agradeço muito a ajuda, Atualmente vou jogando no x11 mas sei que isso está com os dias contados.

System:
  Kernel: 6.14.0-15-generic arch: x86_64 bits: 64
  Desktop: GNOME v: 48.0 Distro: Ubuntu 25.04 (Plucky Puffin)
Machine:
  Type: Desktop Mobo: BIOSTAR model: A520MH 3.0 serial: <superuser required>
    UEFI: American Megatrends LLC. v: 5.17 date: 10/30/2023
CPU:
  Info: quad core model: AMD Ryzen 3 1200 bits: 64 type: MCP cache: L2: 2 MiB
  Speed (MHz): avg: 1270 min/max: 1550/3100 cores: 1: 1270 2: 1270 3: 1270
    4: 1270
Graphics:
  Device-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Polaris 20 XL [Radeon RX 580
    2048SP] driver: amdgpu v: kernel
  Display: x11 server: X.Org v: 21.1.16 with: Xwayland v: 24.1.6 driver: X:
    loaded: amdgpu unloaded: fbdev,modesetting,radeon,vesa dri: radeonsi
    gpu: amdgpu resolution: 1600x900~60Hz
  API: EGL v: 1.5 drivers: kms_swrast,radeonsi,swrast
    platforms: gbm,x11,surfaceless,device
  API: OpenGL v: 4.6 compat-v: 4.5 vendor: amd mesa v: 25.0.3-1ubuntu2
    renderer: AMD Radeon RX 580 2048SP (radeonsi polaris10 ACO DRM 3.61
    6.14.0-15-generic)
  API: Vulkan v: 1.4.304 drivers: N/A surfaces: xcb,xlib
  Info: Tools: api: eglinfo, glxinfo, vulkaninfo gpu: lact x11: xdriinfo,
    xdpyinfo, xprop, xrandr
Audio:
  Device-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Ellesmere HDMI Audio [Radeon RX
    470/480 / 570/580/590] driver: snd_hda_intel
  Device-2: Advanced Micro Devices [AMD] Family 17h HD Audio
    driver: snd_hda_intel
  API: ALSA v: k6.14.0-15-generic status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 1.2.7 status: active
Network:
  Device-1: Naxiang SZNX LAN 100M driver: cdc_ether type: USB
  IF: enxec9a0c15a1d1 state: unknown speed: 100 Mbps duplex: half
    mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 745.22 GiB used: 240.9 GiB (32.3%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Gigabyte model: GP-GSTFS31480GNTD size: 447.13 GiB
  ID-2: /dev/sdb vendor: Samsung model: HD322HJ size: 298.09 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 438.01 GiB used: 240.89 GiB (55.0%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
  ID-2: /boot/efi size: 1.05 GiB used: 6.1 MiB (0.6%) fs: vfat
    dev: /dev/sda1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 4 GiB used: 1.4 GiB (34.9%) file: /swap.img
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 43.4 C mobo: N/A gpu: amdgpu temp: 60.0 C
  Fan Speeds (rpm): N/A gpu: amdgpu fan: 1936
Info:
  Memory: total: 16 GiB available: 15.06 GiB used: 5.55 GiB (36.8%)
  Processes: 357 Uptime: 3d 11h 42m Shell: Bash inxi: 3.3.37

To parecido contigo, alternando entre Wayland e X11 dependendo das tarefas que vou fazer… Super chato.

1 curtida

Aparentemente o GNOME (mais especificamente o Mutter) ainda não possui suporte tearing/latência extra-baixa no Wayland, então o jeito é esperar.

Já tem uma PR adicionando o recurso que está em testes.

Estranhamente, o KDE foi um dos primeiros a adicionar suporte a isso no Wayland e Xwayland, em 2023; se esse foi o motivo, você não deveria ter sentido isso no Nobara.

Até jogo bastante aqui no KDE Wayland, mas principalmente jogos de ação-aventura em que lag/stutter não são muito perceptíveis ou intoleráveis.

1 curtida

Então a “solução” é ir usando x11 enquanto isso? Isso é muito estranho, Todo mundo quer se livrar do x11, mas o Wayland ainda fica atrás do x11 em certas coisas.

Infelizmente, sim. Wayland é um protocolo, não um programa (diferente do Xorg), então as coisas andam mais devagar porque tem que haver discussão e consenso entre os ambientes gráficos e cada um adiciona os recursos no próprio ritmo.

Algumas deficiências são porque o projeto do X11 tem falhas e ainda não há consenso em como repensá-lo (ex, algumas funções usadas por programas de acessibilidade), outras porque o projeto original do Wayland considerou aquilo indesejado e tiveram que voltar atrás (como é o caso do tearing aqui) – e dá-lhe mais conflitos porque vai ter membros dizendo que a decisão original estava certa e quando passa pelo comitê, tratam na base do “boa sorte, esse código não vai se escrever sozinho”.

Na discussão para remover suporte a X11 (prevista atualmente para o GNOME 50, então relativamente próxima), o tearing é considerado baixa prioridade e não vai impedir a remoção quando chegar a hora.

Sugiro testar outro ambiente gráfico novamente (um baseado em wlroots ou o KDE). Mesmo tendo escrevido esse textão, eu tenho quase certeza que não experencio nada disso, mesmo nos lançamentos em que o frametime é um caos no meu PC.

1 curtida

Brother, uso amd com wayland desde a época que usava fedora, já foi rx 480, rx 580 x rx vega 56 e agora RX 6750 XT e nenhuma delas me apresentou os problemas que vc relatou.
Vc já tentou reconfigurar seu monitor ou trocar a porta hdmi ou dp da placa de vìdeo ?

ISso está mais com cara de problema de comunicação com monitor do que o gnome em si.
Hj estou no hyprland mas já usei bastante gnome e kde wayland, então verifique as contexões e a configuração do monitor. espero que resolva.

3 curtidas

Pesquisando um pouco, vi gente comentando de ser em games em tela cheia, testa eles em modo janela, só por curiosidade

Há também chance de ser algo com o sync, vc tentou desabilitar V-sync ? Ou habilitar

2 curtidas

Atualmente uso adaptador de VGA para HDMI.

Mas é estranho pois só acontece no Wayland, no x11 e na epoca que usava windows isso não acontecia.

Vou testar em modo janela, Boa ideia.

v-sync eu deixo sempre habilitado, eu atualmente estou jogando jogos de luta e V-sync adiciona input delay por isso eu sempre desabilito.

Olá!

Veja com versão do Kernel 6.12. Falo isso porque jogo OverWatch e desde que entrou o Fedora 42 (kernel 6.14) comecei a ter isso por aqui. Durante jogo de ação rápido percebi esses “frames skips” Iniciando com o Kernel 6.13 que tava no Fedora 41 ficou normal.

Pelo que vi vc está usando linux 6.14 nas distros. No Ubuntu 25.04 coloca o mainline e instala o kernel 6.12/13 e veja se melhora.

2 curtidas