Wayland e o futuro das distros “ultraleves”, como será?

Infelizmente, não tenho.

Apenas registro o que vejo em várias distros – todas com KDE.

2 curtidas

Divirta-se:

1 curtida

Por falar em Xlibre e distros ultraleves:

Curtindo muito esse projeto. Vou pôr a edição Trinity ou Xfce do Vendefoul Wolf no Compaq com 2 Gigas de RAM DDR3 aqui de casa.

4 curtidas

Está muito bem pontuada 9.4 pontos, heim!

Uma resposta: Ubuntu Sway?

Outra resposta: Fedora Spin Sway?

São mesmo respostas a essa questão?

O raspbian adotou o labwc e o lxqt e xfce tambem funcionam com ela por enquanto não oob mais pode ser que no futuro ela seja a wm mais usado para DE leves.

1 curtida

Vim aqui comentar isso.

Comprei um raspberry pi 500 recentemente e me surpreendi com o sistema oficial da raspberry.

Ele roda wayland por padrão e otimiza muito os recursos, a ponto de ter virado meu desktop de uso diario. Praticamente aposentei meu note com fedora.

Ainda estou aprendendo a mexer no raspberry e não testei outras distros nele, mas acho que existe muito futuro para distros leves no wayland. Estou de olho no lxqt, e aguardando ansiosamente a migração do Mate, embora eu saiba que o projeto tem poucos desenvolvedores e vai migrar bem devagar (mas o gnome 2 foi minha DE favorita e o mate me da um quentinho no coração)

2 curtidas

Obrigado pelo relato! Qual é o ambiente gráfico desse sistema? Antigamente era o LXDE.

Pelo que entendi ainda é LXDE, mas ele roda wayland no labwc e tem algumas modificações, como o PI-panel (mas nada revolucionário).

Ainda estou pegando o jeito, é a minha primeira vez testando um ARM, mas gostei bastante. No início achei que iria migrar para alguma outra distro ARM, como manjaro ou PopOS, mas curti tanto o sistema que acabei ficando nele mesmo. É simples e funciona.

1 curtida

O maior problema é que não tem módulos a princípio.

Intel , é o i915, e é limitado a configuração.

Não tenho ainda noção como será o gerenciamento dos drivers.

O que acontece na prática na verdade é que:

Os desenvolvedores de interface preferem perder tempo ajustando o próprio Wayland, do que ficar remendando Wayland + X11 na mesma interface.

Então a decisão deles é “Dropar“ o X11 e perder tempo somente no Wayland.

E a culpa não é deles, se você ainda quer em usar X11, precisa de uma outra interface com suporte.

Já que o Software livre não é somente por escolha do usuário, mas como LIVRE os desenvolvedores também podem fazer sua escolha. É uma via de mão dupla.

E digamos que não existisse nada como Wayland, eu seria “obrigado guela a baixo“ a usar somente X11?

1 curtida

Não é uma questão de x11 vs wayland. O que quero dizer é que parece que as distros estão dizendo “vai ser wayland agora e pronto”. Temos liberdade de ainda usar x11 e tudo mais, sei bem disso mas eu não considero que o wayland esteja pronto a esse nível e eu acho estranho essa postura das distros.

1 curtida

Eu não sei quanto vocês mas no Gnome e KDE o wayland faz sentido mas no XFCE ainda não mesmo que o xfce 4.20 já dê suporte ao wayland em experimental mas ainda não vale a pena.

Basicamente, migrar pra Wayland precisa ser feito, e manter duas codebases é caro e ninguém quer pagar nem trabalhar de graça pra manter

Assim como os usuários têm liberdade de usar X11, os desenvolvedores têm liberdade de não quererem suportar código legado. Quem ainda quiser utilizar o Xorg pode simplesmente fazer a configuração manual na sua distribuição e interface de escolha.