Olá galera eu venho relatar alguns problemas no Wayland, Ao jogar eu sinto que o Wayland fica mais “lagado” do que o X11, o bizarro é que eu coloquei contador de frames na tela e o desempenho não tem diferença os jogos ficam a 60FPS porem no Wayland a imagem fica mais travada pulando frames e eu percebo mais a “lentidão” do jogo, Coisa que não ocorre no X11
O que eu acho bizarro é que ano passado eu estava usando KDE e ocorria justamente o oposto, No x11 os jogos rodavam piores que no Wayland, Porem ao me mudar de KDE para Gnome ocorreu isto
Minha dúvida é, Será que é algum problema no Mutter? Será que existe a possibilidade de trocar o compositor do Gnome?
Atualmente minhas specs são
Intel DX58SO
I9 950 4cores 8 threads 3.33GHZ
RX 550(Sempre ouvi que wayland rodava muito bem na AMD não entendo por que isso acontece)
16GB DDR3
Jogar no Gnome em Wayland ainda não é uma experiência ótima em decorrência do conservadorismo do Gnome quando se trata de mudanças debaixo do capô. Por exemplo, atualmente o Gnome não tem suporte ao Variable Refresh Rate (VRR), que ajudaria a evitar o problema que você está tendo.
Jogar no Wayland é ótimo, tu não precisa usar vsync nos games (menos 1 peso para o game) apenas limite o FPS para a frequência do seu monitor (pode usar MangoHud pra isso) e você não terá tearing (tela rasgada) minha experiência de jogo no Wayland é ótima desde a rx 580 agora com a rx6600.
peloqueuli na internet, o wayland ainda está muito cru. o X11 é o servidor gráfico de escolha pra jogos. futuramente vai melhorar, mas por enquanto não dá.