Por ter um MacBook, volta e meia eu procuro por ferramentas que melhorem a minha vida no ecossistema da Apple, um costume que criei pois costuma valer o esforço. Não raramente encontro apps que julgo muito bem pensados e inovadores. Esse é o caso do Warp.
Warp - Um Terminal Para O Século 21
Segundo o desenvolvedor, Warp é um terminal para o século 21, e realmente, depois de passar algum tempo experimentando o app, achei a experiência fenomenal! Encontrei muitas funcionalidades únicas e muito inovadoras. O app vem recheado de features práticas para o dia a dia:
Blocos
O feature que mais me agradou é o paradigma de comandos como “blocos”. Cada comando gera um bloco composto pelo comando e seu resultado.

Isso ajuda a manter as coisas organizadas de uma forma muito elegante e reduz muito a necessidade de coisas como o comando clear.
Outra curiosidade é que o bloco do input atual sempre fica visível, independente se você rolou. a tela para resultados em outros lugares.

Também é possível favoritar um bloco, dentre diversas outras interações de cópia e compartilhamento.
Auto-completar
O autocompletar do app é espetacular… Uma experiência muito parecida com a que tenho nas IDEs da Jetbrains. O app da sugestões bastante certeiras, agrega contexto útil como documentação e responde instantaneamente.
consegue lidar muito bem com caminhos:
ajudar com parâmetros de comandos, inclusive dando uma mini documentação!
detecta comandos errados:

navegar pelo histórico,
IA
O App tem inclusive uma IA de sugestões, onde você pode escrever um texto natural sobre o que você está tentando fazer para obter uma sugestão de comando:
Workflows
O app tem uma biblioteca de fluxos de trabalho, capaz de instruir o usuário em diversos processos comuns no terminal, é uma espécie de catálogo de HOWTOs, algo que eles chamam de workflows:
Quase um editor
É possível interagir com o input do terminal quase como se fosse um editor de código, com suporte ao posicionamento do cursor via mouse e múltiplos cursores.

Compartilhamento de sessão
É possível criar links para compartilhamento de sessão com colegas e amigos, para ambos interagirem na mesma sessão:

Performance
Warp é um app escrito em Rust, ou seja, um app totalmente nativo. É comum encontrarmos hoje em dia diversos apps híbridos que são interessantes mas infelizmente lentos, no caso do Warp, a experiência é realmente muito boa, o auto-completar é instantâneo e a experiência é perfeitamente responsiva.

Temas e Preferências
O app tem um sistema de preferências e temas bem robusto:
A unica falta que vejo seria de poder ter transparência com blur.
Segurança
Todas as features cloud (excluindo a telemetria e login) são opcionais e qualquer movimentação de dados sensíveis (input e output do terminal inclusos) é encriptado.
Eles reiteram que o app funciona normalmente na ausência de internet e que os servidores da empresa não processam nenhuma informação da sessão do shell do usuário
Nem tudo são flores…
Tanto o login como a telemetria não são opcionais (no caso da telemetria, pelo menos, segundo eles, somente agora durante o beta), eu pessoalmente não me incomodo com estas coisas desde que informações sensíveis não passem por telemetria. Sei que muitas pessoas tem restrições muito mais rígidas que eu quando se trata de privacidade, nesse caso recomendo dar uma explorada no site e na politica de privacidade deles.
No tocante a telemetria, segundo o desenvolvedor, nem as entradas nem as saídas são enviadas. Porém neste beta inicial, eles estão coletando automaticamente o e-mail e relatórios de erros. Acho importante deixar claro que, segundo os desenvolvedores, após o beta, a telemetria será 100% opcional.
Precisaria ser obrigatório? Acho que não…A empresa planeja cobrar de times em empresas por features colaborativos no futuro, percebo que está pesquisando o mercado também, algo que pessoalmente não vejo de forma negativa, todos precisam “levar pão para casa”.
Também entendo que existem funcionalidades, como o compartilhamento de blocos e sessão, que acabam ficando mais convenientes com os usuários vinculados dentro de organizações, com serviços como GitHub/Google.
Não é opensource… Mas, segundo os desenvolvedores, ha plano de no futuro tornar o cliente e projetos relacionados (UI framework), abertos.
Outro ponto negativo, é que por enquanto, é um app exclusivo para MacOS.
Conclusões…
Eu pessoalmente adorei a experiência. Mesmo sendo uma experiência limitada do lado cloud, pois poucas pessoas ao meu redor usam MacOS. O app agrega facilidades muito bem vindas em diversos outros lados… Acabou virando um dos meus utilitários favoritos. :- )