Esses dias estava refletindo sobre os designs no mundo Linux, mais especificamente papeis de parede, noto que os papeis de parede de sistemas operacionais como Windows e MacOS, são tão “marcados”, “expostos”, “marketado”, ao ponto que todo mundo que olhe um computador com o papel de parede do Windows 11 padrão, por exemplo, sabe que é esta sendo rodado Windows, o mesmo vale para o MacOS.
Isso pode parecer trivial, mas o grande lance, é que eles conseguem fazer uma identidade visual com o produto deles sem nem mesmo estampar a logo do produto, agora vem a ideia deste tópico:
Reunir papéis de parede clássicos do mundo Linux, que não mostre a logo da distro ou o tux, gnu e outros. (Por exemplo, os papeis de parede o Ubuntu, todo mundo que conhece um pouco de Linux, vê um papel de parede do Ubuntu e já se lembra de Linux, mesmo não estampando a logo)
Acredito que realmente o mais próximo que temos disso é o Ubuntu: ele é, querendo ou não, a “cara do Linux”. Já conversei com alguns colegas que não têm um conhecimento aprofundado na computação, que usam Windows a vida toda, que nunca mexeram com Linux, mas a maioria sabia sobre o Ubuntu. Quando eu digo que uso Linux, alguns já me perguntaram “é o Ubuntu?”
Inclusive, um dos wallpapers que mais me remete a Linux é o padrão do Ubuntu 16.04 LTS:
1º Ponto:
Windows e MacOS, tem uma equipe enorme que pensa estrategicamente em cada detalhe do sistema.
2º Ponto:
O ciclo de desenvolvimento de uma distro linux é muito menor do que uma versão do Windows, ou seja, em cada lançamento necessariamente vem com novos papéis de parede, fazendo com que eles não criem uma identidade.
3º Ponto:
Vou pegar como exemplo por mim, no meu Windows não altero quase nada em termos de aparência. No notebook que estou utilizando agora, o papel de parede é o padrão que vem no Windows, no meu pc eu até troquei, porém não mudei mais nada. Agora no Linux, não deixo nada padrão, troco tema, ícones, cursor e papel de parede.
4º Ponto:
Não lembro de outra distro que não seja o Ubuntu que se dedica em trazer papéis de parede decente, as outras que eu conheço trazem papeis horríveis e algumas além de ser feio, ainda coloca o logo da distro para piorar ainda mais.
Até hoje lembro dos Wallpapers do Ubuntu 11.04 e versões posteriores com o Unity; já os do KDE, não mantem um padrão, por mais que os da série do Plasma 5 tentaram manter alguma similaridade.
Esse Walpaper traz uma sequência de wallpapers padrões em algumas versões do Plasma5.
Acho que tentar confrontar 1 super-mega-hiper-corporação super-mega-hiper Multinacional – como o Windows, controlado “de cima”, monolítico, com zilhões de dólares para submeter até a menor das revistas, ou até o menor dos sites – com um bando de centenas de distros Linux dispersas, pobres, anárquicas, divergentes etc.
Sinceramente… É o tipo de arapuca em que nós, “fãs do Linux”, vivemos caindo, década após década! – Já devíamos ter aprendido a fugir dessa falsa comparação.
Durante 3, 4 ou 5 anos, a Micro$oft investe zilhões de dólares para que todos os jornais, revistas, sites, portais etc. publiquem (divulguem!) 1 única imagem – enquanto dezenas, centenas de distros Linux divulgam (sem qualquer “poder econômico”!), trocentas imagens divergentes.
É sério, que, após décadas de “Linux”, ainda percamos tempo a discutir… “ain, ‘o Linux’ não vence porque, pipipi popopó”…?
Será que, no bendito raio dessa chamada bolha de “inteligentíssimos desenvolvedores”, ninguém jamais irá perceber a existência de uma coisa tão simples, chamada “poder econômico”?