Vulkan sobrecarrega menos o processador. Conheça os novos jogos compatíveis

Chegou ontem o VKD3D-Proton 2.8, a nova versão da camada de tradução do Direct3D 12 para o Vulkan.

Em linhas gerais, Direct3D 12 é a versão mais recente da API de gráficos para jogos em plataformas da Microsoft, como o Xbox e o próprio Windows. API por sua vez é uma camada que faz a comunicação entre o programa e os componentes físicos do computador.

Já o Vulkan é outra API gráfica, tal como o Direct3D, porém com código aberto e compatível com aplicações que utilizam do Direct3D.

Dito isso, sempre é lançada uma nova versão do Vulkan, ou de partes que o compõem, como o VKD3D-Proton, geralmente focado em melhorar o desempenho ou aumentar a compatibilidade com o Direct3D.

A principal novidade do VKD3D-Proton 2.8 é que ele sobrecarrega menos o processador do computador, dando margem para maior desempenho e a realização de atividades em paralelo, como por exemplo, ouvir uma música ou podcast enquanto joga, ou gravar a jogatina para postar no Youtube. Isto também evita a queda repentina na tava de quadros, algo que deixa a experiência do jogador menos fluída.

Este aprimoramento no uso da CPU ocorre principalmente graças a duas novas extensões: VK_KHR_buffer_device_address e VK_KHR_push_descriptor, que basicamente organizam melhor a fila de processos a serem executados. Isto também corrigiu o problema de travamento que ocorria no Hitman III, que era praticamente inviável de jogar por muito tempo.

Além disso, a nova versão teve algumas partes do código-fonte reescritas, que permitem que o jogo dos Guardiões da Galáxia finalmente funcione em computadores Linux com placa de vídeo NVIDIA.

Alguns outros jogos se beneficiaram dessa atualização, que corrigiu erros voltados especificamente para eles, mas que podem acabar melhorando o desempenho em outros títulos:

  • Spiderman Miles Morales;
  • Borderlands3;
  • Age of Empires IV;
  • Resident Evil Village;
  • The Witcher 3;
  • Gears 5.

Fonte

3 curtidas

Muito bacana.

O Vulkan tem um potencial gigante a ser explorado. Esse modo mais eficiente em lidar com a interação GPU/CPU é primordial para a atualidade em que muito se faz na convergência “deskmobile”.

2 curtidas