Olá gente eu a um tempo instalei Linux em um pc de um amigo porem games que ele costumava jogar não funcionavam, alguns games que eram para rodar, que estavam como funcionando no proton db não rodavão, isso e o por e por ausência de vulkan?
Pode ser por varios motivos, mas se o foco dele e jogos acho que o melhor e ficar no windows, a ultima atualização do driver nvidia ferrou com varios games
O foco dele não são games, ele jogava alguns e eu vi se rodava no Linux via wine/proton
era para rodar porem nenhum deu certo
Depende, o Vulkan é como o OpenGL, ou seja, uma API gráfica. No geral, ela é usada mais por placas de vídeo da AMD, pode ser esse o caso do seu amigo, caso contrário, pode ser algo com o OpenGL, que funciona melhor com placas da Nvidia. Posso estar falando alguma besteira, mas na minha época de emulação do Wii U, o Cemu usava a Vulkan como alternativa ao OpenGL para renderizar os jogos de maneira mais fluida nas placas gráficas da AMD. Quando usei o Ubuntu no ano passado, não tive problema com nenhum jogo, mesmo os que necessitavam do Proton pra rodar. Só por via das dúvidas, qual a config do computador do seu amigo?
hoje em dia sim, sem Vulkan tu limita muito a quantidade de games que vai rodar, inclusive até em alguns emuladores…
So atualiza o sistema.
Driver e desnescessario.
Ou o driver funciona ou ele não funciona.
Se ele funciona então para que atualizar sendo que a unica atualizacão foi adicionar suporte a novas gpu.
O povo e burro acredita em tudo que lê.
Caso o driver receba alguma melhora para a sua gpu a fabricante enviara uma nota dizendo tal coisa melhorada corrigina na gpu x.
O que so ocorre em gpu recente muito raro quando passa o tempo.
Vulkan é uma API gráfica usada para jogos e entre outras elementos 3D assim como é o openGL e Directx da Microsoft, Vulkan e OpenGL é compatível com diversas plataforma, Windows, Linux, Mac, Android… enquanto que o Directx é restrito apenas ao Windows.
Jogos feitos sobre o Vulkan tende a rodar em todas as plataformas que ele suporta ( não necessariamente se aplica ao Android ou outro sistema móvel ) mas é claro que depende do Desenvolvedor garantir esse suporte também.
Para que jogos feitos em Directx rodem no Linux ele utiliza bibliotecas do Wine que faz a tradução/conversão do Directx para openGL ou Vulkan, biblioteca essa que é chamada de Proton.
Se faz necessário ter vulkan instalado além de drivers mais recentes para AMD, Intel (Mesa Driver) e Nvidia ( driver 396 ou superior) para rodar jogos via Proton e alguns emuladores.