Vulkan agora é compatível com a linha Raspberry Pi 4 de forma oficial

Para os amantes da plataforma Raspberry Pi, poder contar com a tecnologia Vulkan era um sonho antigo e era muito pedido pela comunidade para ser implementado, parece que a espera acabou.

O anuncio foi feito no blog oficial do projeto Raspberry Pi pela conta do CEO do projeto, Eben Upton, mas que na verdade foi “emprestada” para o Graphics Software Engineer Iago Toral da empresa espanhola Igalia.

No começo do anuncio, Iago comenta que eles da Igalia estava a mais de um ano desenvolvendo um driver do Vulkan para a linha Raspberry Pi (incluindo Raspberry Pi 4,

Raspberry Pi 400 e Compute Module 4) e em junho deste ano (2020), o código fonte do driver “protótipo” deles foi lançado e que no mês passado (outubro/2020) o mesmo foi mesclado (merged) com sucesso no Mesa upstream.

rpi4-sascha-willems-radialblur-500x281

Complementando com a seguinte frase:

Hoje temos uma notícia muito interessante para compartilhar: em 24 de novembro, o driver V3DV Vulkan Mesa para Raspberry Pi 4 demonstrou estar em conformidade com o Vulkan 1.0.

Khronos descreve que o processo de conformidade é uma forma de garantir em que seus padrões sejam implementados da forma mais consistente pelos seus vários fornecedores, ao modo de criar uma plataforma confiável para os desenvolvedores de aplicativos. Para cada padrão, a Khronos fornece um grande conjunto de testes de conformidade (CTS) que as implementações devem passar com sucesso para serem declaradas em conformidade; no caso do Vulkan 1.0, o CTS contém mais de 100.000 testes.

Estar em conformidade com Vulkan 1.0 é um marco importante para trazer o ele para o Raspberry Pi, mas não é o fim da jornada.

Ao que tudo indica o Vulkan para Raspberry Pi (V3DV) será distribuído juntamente ao Mesa Driver 20.3, que estará disponível muito em breve.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

As placas Raspberry nunca tiveram aceleração gráfica por hardware.

Vcs saberiam dizer se driver vulkan vai conseguir fazer a aceleração gráfica por hardware?

E no android para Raspberry isso também podera ser implentado? Veja esse site abaixo atualmente não é suportado:

Not working:

  • Hardware video decoding & encoding (software decoding & encoding works)

No caso vc se refere a vídeo decoding certo.

Sim isso mesmo

Esta cada vez melhor!
De dez. 2020 pra cá já estão trazendo aos poucos alguns itens do Vulkan 1.1.
No entanto, a prioridade ainda é tornar o V3DV além de conforme mais otimizado.