Vulkan 1.3.237 traz mais desempenho e imagens 3D bem definidas

image

Chegou hoje o Vulkan 1.3.237, trazendo correções feitas pela comunidade no GitHub e pela equipe de desenvolvimento do Khronos Group. Entretanto, as adições mais importante foram duas extensões.

A primeira é a VK_EXT_surface_maintence1, feita em conjunto pela NVIDIA, Intel, Google, Valve e Collabora. Ela adiciona novos conteúdos ao sistema de integração de janelas do Vulkan (WSI). Por exemplo, ela informa o número mínimo e máximo de imagens de uma superfície, a capacidade de escalamento da superfície e os modos de apresentação que podem ser alternados com facilidade.

A outra nova extensão é a VK_EXT_swapchain_maintenance1, feita pelas empresas NVIDIA, Google, Samsung, Valve, Arm, Collabora e Huawei. Ela também adiciona conteúdos ao WSI, mas com foco na coleção de buffers swapchain. Os novos conteúdos para swapchain incluem a habilidade de sinalizar quando recursos associados a processos em execução podem ser destruídos em segurança, deixa as aplicações definirem o comportamento quando estão apresentando uma imagem que depende do swapchain em uma superfície com dimensão diferente da imagem, defere a alocação de memória do swapchain para melhorar a performance e mais.

Com essas extensões, é esperado que a Valve consiga resolver os problemas que estavam encontrando com o VK_KHR_present_wait presente nos drivers Mesa.

Na última atualização do Vulkan, a 1.3.236, foi introduzida uma função que permite a inclusão de um driver a uma aplicação em execução sem requerer a implementação para o programa.

Fonte

3 curtidas