Vsftpd - Como dar permissão para criar arquivos

Tenho um servidor Debian ftp que estou usando o vsftpd.
Nele possuo dois usuários “bruno” e “ftpuser” e também possuo duas pastas “public” e “private”, eu tentei tirar as permissões do usuário “ftpuser” sobre a pasta “private” com o seguinte comando:
chmod 770 private/ -R

image

Diretamente pela Virtual Box eu consigo acessar e criar arquivos na pasta “private” com o usuário “bruno”, mas ao me conectar pelo servidor usando o FileZilla eu não consigo criar novos arquivos dentro da pasta, somente acessar ela.

Somente consigo acessar ela, eu gostaria de ter permissão total, mas reparei que não consigo faze isso em nenhum usuário então acredito que seja algo com o vsftpd mas até o momento não consigo acha nada sobre.
Também não consigo faze upload de arquivos onde já segui esse post mas também não houver mudança:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Liberar-acesso-a-upload-no-vsFTPd

1 curtida

Oi! :slight_smile:

Então, tenta dar um chmod 777 direto pelo servidor e tenta acessar novamente. Pelo que entendi são usuários diferentes, certo?

Porque com 770, se você não for o dono do arquivo e nem do grupo de permissões, não vai funcionar. O último 7 é para dar permissão total para “Outros”, que talvez permita o seu usuário, se quiser restringir um pouco, coloque 776, aí não terá permissão de execução.

Ou ainda, se ao invés de usar o usuário Bruno, você usar o Root, provavelmente vai conseguir também sem fazer mais modificações.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.