VS code e C# para linux, duvidas de um iniciante

Seguinte, para resumir, ja instalei todas as extensões e também o .net, porem o meu VS code fica dando erro “null” quando tento usar read.line, estou tentando usar para atribuir uma variável nome, já fiz isso diversas vezes e sempre funcionou no Visual Studio normal, agora estou no linux pois quero migrar para ele, porem sem conseguir programar C# isso se torna impossível, alguém sabe resolver esse bendito problema?

Qual versão do Mint?
O VSCode foi instalado via .deb ou flatpak?
O .Net foi instalado seguindo a documentação da MS para Ubuntu ou foi via .sh?
Teria como enviar o código em questão para eu testar aqui?

Recomendo esta extensões:

Recomendo também a seguinte leitura:

1 curtida

Se for para leitura de input de teclado e armazenar em uma variável, certo é:
var nomeDaVariavel = Console.ReadLine();

E se for uma variável que não seja string, você precisa tratar, por exemplo um inteiro seria: intnomeDaVariavel = Int.Parse(Console.ReadLine());

Ai o erro é sintaxe, não extensão do VSCode… Se você quiser, existe o Rider, uma IDE para .Net que roda no Linux. Ela tem um trial de 30 dias e, caso você for estudante, pode conseguir uma licença educacional por um ano e, após os 12 mese, 25% off.

Desculpe esqueci de avisar no post, estou usando string, igual eu uso no windows “string nome = Console.ReadLine();” e depois o resto do codigo, simplesmente colei o mesmo codigo no VS normal no meu windows e funcionou, so não esta funcionando no vs code do linux…

Responde as demais perguntas, por favor. Se possível, coloque um print também do “erro”.

Nossa, foi falta de atenção minha, mas vamos la, o programa esta funcionando, ele não é nada demais pois eu queria apenas testar o VS code no linux, mas por que fica aparecendo essa linha amarela abaixo do meu código se esta funcional? Estou aprendendo C# ainda, desculpe a ignorância de iniciante

Vou ler sim, obrigado!

Vamos lá… Você está usando o .Net 6 no Mint, no Windows deve ser o 3.1 ou 5 (usam a sintaxe legado do .Net). Isso daí é só um warning que seu campo pode estar recebendo valor nulo e, caso isso ocorra, lançará uma exceção do tipo “Null Exception”. Não é nada de mais, apenas um mecanismo do .Net 6, não tem nada haver com o Linux Mint nem com o VSCode para Linux. Peço que, por gentileza, mude o título do tópico para um mais adequado a sua dúvida e coloque a flag para “Programação e desenvolvimento”, desta forma o fórum fica mais organizado e auxilia usuários com a mesma dificuldade sua acharem o tópico em questão. @thespation, fecha por favor?

1 curtida

Muito obrigado pela paciência e por me ensinar coisas novas também!

Pronto, já alterei tudo

Disponha… Sugestão: BaltaIO e o Macoratti são excelente fontes sobre C# no Brasil, assim como a documentação oficial da MS e o MSLearn, por lá te ensinam o básico e com exercícios. Recomendo também o ImTimCorey (youtube) e a playlist de C# do Juan, do Piladorasinformaticas (youtube, tem como por legenda em português)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.