[VPN] - Conectar em mais de uma VPN diferente

Boa tarde,

Minha dúvida é a seguinte, uso Ubuntu e tenho que acessar várias VPNs diferentes, forticlient, openvpn, netextender etc.

Então tenho aquele problema, se eu conecto em uma, a outra não funciona, fora que dependendo da VPN que conecto, “mata” até a conexão do meu pc, tipo não funciona web, skype etc.

Eu não sou “owner” das vpns, então não tem nada que eu possa configurar pra resolver essas questões, então eu preciso resolver isso na minha maquina.

Existe alguma forma de conseguir conectar nas vpns de uma forma que uma não atrapalhe a outra?

Tipo, configurar uma rota no meu pc pra cada uma? Estou chutando, redes não é meu forte.

Desde já agradeço a atenção!!!

A filosofia da VPN é justamente encapsular todo o tráfego para outro ponto de saída. A ideia de usar vários VPNs é como querer usar ar-condicionado com a janela aberta.

Acho que a opção mais coerente é fazer um script que monitore a conexão, e quando estiver lenta, troca para o próximo VPN e fica alterando de forma automática, verificando a cada 2 ou 3 minutos.

Não sei se consegui explicar direito.

A questão de N VPNs é pq atendendo N empresas e cada uma usa uma solução de VPN diferente.

Então, cai um chamado pra mim, eu conecto na VPN do cara que abriu e resolvo la, aí outro abre chamado, eu conecto na desse outro e atendo e por aí vai… por isso eu preciso ficar trocando de uma vpn pra outra.

Entendo o seu ponto, que é a perturbação de ter que ficar alterando a conexão VPN.

Porém o ponto da TI da empresa ao te dar acesso VPN é que vc vai poder usar o computador como se estivesse lá na rede da empresa. Se vc conseguir acessar duas redes privadas ao mesmo tempo será considerado uma falha de segurança, pois um suposto mau elemento conseguiria acessar um computador da empresa X a partir da empresa Y.

Na computação é muito raro algo ser impossível de fazer. Nesse caso é bem difícil de fazer e, mesmo se vc conseguir, estará descumprindo alguma norma que vc deu ciência ao receber o acesso VPN, podendo ser advertido caso percebam a falha.

Tecnicamente não é possível se conectar em mais do que uma VPN, terá que se desconectar de uma para conectar em outra, no entanto, existe roteadores que suportam múltiplas conexões VPNs, TP-Link e Cisco possuem modelos que fazem isso, tem um alto nível de segurança e um preço bem exorbitante infelizmente.
Existem algumas gambiarras que permitem múltiplas conexões mais vale lembar que tentar fazer isso pode violar a segurança além das politicas de segurança das empresas podendo ter sérios problemas com isso principalmente com a LGPD.

Não seria possível usar uma VM para cada VPN?

é exatamente assim que faço hj, o pc aguenta aqui umas 3 VMs DEBIAN.

Eu joguei a pergunta justamente pra tentar sair desse cenário de VM.

Mas pensando aqui a resposta do @tiagoquintino está correta, ainda mais agora por causa dessa LGPD eu ñ poderia conectar em mais de um cliente ao mesmo tempo.

não tinha cogitado questões de LGPD e vc está certo nessa.