Saudações. Nunca falei sobre, mas faço um curso técnico de manutenção e suporte de informática, e meu professor soliticou a montagem de uma cartilha Digamos que é como um artigo de uma revista, porém mais desenvolvido. Poderia pegar temas que tenho mais familiaridade, como redes e até mesmo o windows, mas eu preferi apresentar escolher o linux, pois eu acredito genuinamente que em 10 a 20 anos, ele vai desempenhar um forte papel no mercado.
O motivo de eu postar minha idéia aqui é: Quais tópicos devo escrever? O que o usuário comum iria se interessar em ler? O que uma pessoa com curiosidade de linux faria ela ter interesse em utilizar o sistema? Eu tenho algumas idéias, mas defintiivamente devem ter pessoas com anos de experiência por aqui e seria grato por uma mãozinha. Abaixo estão uns tópicos que pretendo pesquisar e escrever sobre:
História do linux;
A importância: Onde ele é usado?
Diferenças entre linux e windows;
Sobre as distros linux
Por que o windows é bem mais usado;
Linux no contexto corporativo;
Opiniões sobre o futuro do SO no Brasil.
Algo meio sonhador, e tenho 15 dias pra fazer tudo isso (10/10). Gostaria de fazer isso ao nível de colocar no meu currículo e poder apresentar em entrevistas e coisas do gênero. Bom, se leu até aqui sou extremamente grato, e estou disposto a responder dúvidas. Obrigado!
Esses tópicos que você citou são bem revelantes, eu acho que adicionaria na lista um artigo sobre migração de outros SOs para o Linux, principalmente Windows mas dando uma pincelada no Android (que apesar de compartilhar o mesmo kernel tem suas particularidades) e no MacOS. Fazer um rápido comparativo das aplicações mais usadas e suas alternativas, por exemplo.
Mas por que migrar um dispositivo android que é mobile para o linux?
E sobre as aplicações é um ótimo ponto também. Pelo o que sei, existe um site exclusivo para isso, e vou utilizar ele na pesquisa. https://alternativeto.net/
Como você disse: [quote=“oMostarda, post:1, topic:77506”]
eu acredito genuinamente que em 10 a 20 anos, ele vai desempenhar um forte papel no mercado.
[/quote]
Use esse mote para começar tua cartilha, elenque os motivos que te fazem acreditar nisso e o porquê. Dessa forma tu vai ter conteúdo à beça para desenvolver algo, inclusive, bastante único.
Acredito que também seria interessante ao leitor saber o quão importante é o Linux atualmente, por exemplo, para o funcionamento da internet. Onde ele é usado e como o usuário de qualquer outro sistema acaba usando o Linux mesmo que indiretamente. Alguns exemplos, mais de 90% dos maiores data centers do mundo utilizam Linux, na estação espacial da NASA, ela se mantém em órbita há vários anos e tudo isso é gerenciado por Linux(Mais especificamente Debian), entre outras coisas. Inclusive uma boa parte dos servidores do Microsoft Azure utiliza Linux. E também mostrando que o Linux pode ser usado em computadores domésticos tranquilamente mostrando os benefícios disso. Por exemplo, um computador pode sair mais barato ao comprar com Linux em vez do Windows, o Linux é gratuito entre outros benefícios.
O Android vem numa conversão mobile/desktop muito grande, não dúvido que logo ele tome algum espaço nos notebooks, ainda mais que a Google vem matando o ChromeOS a passos largos.
Tive que pedir a IA pra me explicar isso, mas agora eu entendi. Quer dizer que a google pretende colocar o android nos computadores? Mas o android não seria algo diferente do linux, já que ele tem um ecossistema totalmente diferente?
Se não quiser me explicar por ser longo, ok, mas agradeceria se me mandasse algum artigo ou vídeo como base.
É que o Android é um sistema bastante difundido e o uso pela população, em termos absolutos, é bastante grande, então probabilisticamente a chance de uma pessoa que nunca usou computador na vida e já usou android pegar uma máquina é relativamente alta, supondo que a pessoa de fato vai pegar um computador para usar rs. Não se minha idéia foi muito clara. Claro que isso é uma análise da minha cabeça e pode ser irrelevante, só tô tentando ser mais abrangente.
Cara, realmente isso vai ser um tópico incrível a ser discutido, mas infelizmente não posso mencionar sem as fontes, sabe? Mas na minha opinião, acredito que a google já esteja trabalhando nisso, porém isso não vai ser tão legal, afinal, o android é um literal monopólio, e o whatsapp está bem de acordo com isso.
Muito bom os campos/editorias da cartilha. Sugiro que foque em explicar que Linux não é um monstro, ou um jogo que só gênios podem jogar.
Poderia gastar uns parágrafos bem elaborados mostrando como android é linux, como Musk usa o Ubuntu para fabricar os carros Tesla, como está implementado na rede videogames para jogos online, como a Apple usa para codificar e gerar a nova versão dos sistemas da empresa.
Emfim, mostrar que o Linux é usado pelos grandes capitalistas para produzir produtos que nós usamos, sendo que com conhecimento e prática podemos criar também.
PS: Não sou centro-esquerda, mas no Brasil a produção editorial segue esse viés político. Então sugeri algo que daria uma narrativa nova, mas mantendo uma conexão com o viés da maioria das editoras.
Poderia acrescentar uma subseção no 3 ou no 6 (“Diferenças entre linux e windows” e “Linux no contexto corporativo”), puxando pro tema “migração de sistema operacional” os seguintes itens:
Importância de priorizar uso e aprendizado de softwares multiplataforma quando possível/viável (suítes de escritório, clientes de e-mail, navegadores de internet);
Importância de usar formato aberto de arquivos em suítes de escritório (odf: *.odt, *.ods, *.odp).
Em tempo! Quanto a essa parte:
Eu queria umas ideias de como arrumar o meu trabalho, design e essas paradas…
Justificar ou alinhar o texto.
Aquele sumário parece desalinhado… Use a função de transformar títulos no índice.
Já que falou em software livre, vale a pena dar uma pincelada em “de código aberto” também.
Naquela tabela que compara Linux e Windows, acredito que a palavra “sistemas” esteja num lugar inadequado. Acredito que melhor seria estar numa célula mesclada acima das colunas onde está escrito “Windows” e “Linux”.
Ahn… Sugiro que veja esses vídeos para se inspirar:
Não deixe de ver essa playlist com tutorial no Writer. É bastante boa. A dica de definir o estilo do texto em cada seguimento (corpo do texto, título que vai virar índice, citações, tabelas, …) é uma mão na roda.
O trabalho está completo, é praticamente uma revisão ou outra. Após a entrega do trabalho, vou baixar e tentar colocar de alguma forma disponível… Bom, vai que alguém precise e deseje apresentar ou até modificar, sei lá.