Já tem um bom tempo que eu tenho esse meu dell e eu sempre tive um pouco de medo de abrir ele, e como eu nunca precisei levar ele na assistência nunca abriram ele pra tirar o pó e trocar a pasta térmica, mas eu acho que já passou da hora de eu tomar vergonha na cara e fazer isso. Vocês tem algum conselho pra me dar? porque eu já vi vários casos de pessoas que foram abrir o computador e cagaram mais ainda ele, e eu não estou muito afim de ser uma dessas pessoas rs
Ele está desligando?
Ele está esquentando?
Se nada disso está acontecendo não tem porque limpar…
Pode pode apenas limpar área de ventilitaçao sem precisar abrir…
O melhor de todos os conselhos:
Não se mexe naquilo que está funcionando bem…
A chance de quebrar alguma das travas plasticas é grande… Dai o note não vai fechar direito depois.
Se o note está funcionando corretamente, não mexeria.
Se for seu computador de uso mais frenquente, não mexeria
Se mesmo assim for teimoso e quiser abrir procure ferramentas adequadas(espatulas plásticas) e conhecimento tecnico suficiente e as de como são e onde estão as travas do note. São peças plasticas pequenas e que devem estar ressecadas, a chance de quebrar é alta.
Se não for seu computador de uso principal e estiver disposto a ficar com ele “capenga” sem fechar direito, ou quiser aprender sobre a manutenção de note… Apenas nesse caso recomendaria mexer nele.
Coloque na balança. Se vc abrir e quebrar uma trava ou pior estrgar algum componente eletronico, vai valer a pena se comparado com o custo de limpeza?
Eu mesmo já aprendi com meus erros… Já fui mexer de curioso em muita coisa que funcionava bem e acabei estragando de alguma forma. Depois de muito apanhar, hoje só mexo naquilo que já tá estragado, que o prejuizo é menor…
Sim, mesmo parado na área de trabalho sem fazer nada o pc tem alguns picos e o cooler faz mais barulho que uma turbina de avião, mas eu acho que isso é um problema da construção do notebook, e eu nem me incomodo mais com isso. Fazendo as tarefas básicas ele não esquenta muito, mas quando eu vou jogar qualquer jogo como por exemplo o Valorant ele já esquenta bastante, e como a pasta térmica dele está seca (Acho pouco provável que ela ainda esteja boa depois de uns 2 anos usando o pc todos os dias), eu tenho medo do processador superaquecer e dar algum problema (sem contar que eu poderia ganhar um pouco de desempenho nos jogos fazendo a limpeza do computador).
É isso que eu tenho medo, de quebrar alguma coisa e o prejuízo ser maior que o que eu gastaria pagando pra alguem fazer essa limpeza. Eu também queria abrir o notebook pra ver se ele tem espaço pra um upgrade da placa de vídeo, porque eu uso uma intel hd graphics que me impede de jogar os jogos que eu queria jogar.
Encontre vídeos de pessoas abrindo o mesmo modelo, assista o vídeos todo com calma. Domine a teoria. Use espátulas plásticas, nada metálico pra não marcar a carcaça.
Você pode aspirar ele sem abrir. Pelas frestas laterias e embaixo dele. Funciona bem. Tenho esse hábito semanal quando limpo a casa. Quando fui trocar HD abri e estava limpo.
Abrir o notebook geralmente não é complicado. A construção dele geralmente é pensada para alguma manutenção básica. Indispensáveis para o sucesso da operação é (1) informação, (2) local adequado e (3) organização e (4) ferramentas adequadas.
- Informação: Assista vários vídeos de pessoas fazendo a manutenção do mesmo modelo que você tem. A vantagem de ter um DELL é que ainda é possível achar vídeos oficiais sobre a montagem e desmontagem. No meu caso achei até uma folha de serviço (pdf) do passo a passo para desmontagem completa.
- Local adequado: a tarefa vai demandar algum tempo. Escolha um local amplo e limpo. De preferência uma mesa vazia. Usar um local cheio de outras coisas vai complicar bastante a vida, principalmente quando o parafusinho sair voando pra cima da bagunça ou cair no chão embaixo do armário. Eu aprendi isso da maneira difícil, certa vez fiz a montagem em cima de uma cama e o computador morreu (provavelmente pela eletricidade estática do cobertor)
- Organização da desmontagem: Agrupe os parafusos conforme o passo da desmontagem. Examine se algum parafuso é diferente e marque a posição dele.
- Ferramentas adequadas: Tenha um jogo de chaves (fenda e cruz) específica para parafusos pequenos. Usar a mesma chave do dia a dia, que se usa em tomadas, pode facilmente estragar a cabeça do parafuso. Aquelas espátulas também são boas de usar, embora na necessidade vc pode cortar um cartão de crédito vencido pra quebrar galho. Lembre-se que se vc estiver forçando é porque está fazendo errado!
É isso. Mesmo com todos esses cuidados a primeira vez que vc abre o seu aparelho é um aprendizado. Eu só abri o meu quando deu defeito mesmo, pois sempre há risco de danificar.
Bom, então eu acho que vou deixar meu note em paz por enquanto, mas vou pesquisar bastante sobre o hardware dele e providenciar as ferramentas necessárias pra fazer uma limpeza básica no futuro.
Caramba, se eu fosse abrir o meu computador hoje sem pesquisar muito eu provavelmente iria fazer isso em cima da cama, obrigado por me alertar sobre isso
Lendo alguns desses comentários sou obrigado a discordar de algumas coisas. Não sei sua idade e seu conhecimento a respeito de manutenção @Davi.qb , mas, uma manutenção preventiva é sempre bem vinda. Quem compra um carro e espera ele “ferver” para colocar água no radiador ou espera o motor fundir para só depois trocar o óleo?
Manutenção preventiva em notebook já foi muito mais complicada, hoje em dia, em muitos modelos, é extremamente fácil, pois muitos fabricantes criam seus modelos pensando em facilitar a troca do HD, da memória, do drive de CD / DVD, limpeza do sistema de refrigeração, troca da pasta térmica do processador dentre outros.
Em resumo, se você for dar manutenção em algum componente do notebook (ex: tela, alguns teclados, placa mãe e etc), realmente precisará de espátulas e de conhecimento mais aprofundado, já se tem interesse em realizar apenas a limpeza do cooler e a troca da pasta térmica com certeza não deverá ser nada difícil, tendo em vista que a maioria dos modelos permitem que isso seja feito apenas desparafusando a tampa traseira do note e desparafusando o cooler logo em seguida.
Não precisa nem retirar o processador, eu costumo limpar ele ali mesmo usando um papel higiênico, papel toalha, guardanapo ou similar, depois limpo o dicipador (área que fica em contato com o processador) pois ele também costuma estar sujo de pasta térmica. Limpo o cooler com a ajuda de um soprador / aspirador / pincel e passo uma fina camada de pasta térmica em cima do processador. Depois é só parafusar tudo novamente.
Obs:
-
Não passe nada com quina viva / pontudo em cima do processador para retirar a pasta térmica velha dele.
-
Não mexa nos conectores de plásticos, principalmente nos que ligam os cabos flat, por experiência própria, eles pode estar velhos e quebradiços e se quebrarem vão complicar sua vida.
-
Certifique-se de liga o cooler novamente, pois alguns modelos vem com o cooler afixado na carcaça de plástico que foi retirada no começo e algumas pessoas acabam esquecendo de conectar o fio de energia.
-
Se fizer com cuidado, o maior perigo que vejo, é o computador ficar reiniciando devido ao super aquecimento do processador, e nesse caso, é só refazer o passo a passo, mas, geralmente isso está ligado a pessoa esquecer de ligar o cooler.