Atualmente estou tentando gravar áudio usando um programa chamado Audio Recorder
Mas também já tive o mesmo problema tentando gravar a tela usando o Kazam.
de qualquer forma, toda vez que tento gravar áudio que esteja sendo reproduzido no pc, o volume da gravação fica extremamente baixo, apesar do volume da mídia reproduzida estar perfeitamente normal (ou até um pouco alto demais pro meu gosto).
Distro: Zorin OS 16 (Core)
Kernel: 5.11.0-37-generic
Para ficar ainda mais fácil você controlar o volume de gravação instala o PulseAudio Volume Control. Com ele basta ir na aba de “Recording” na hora da gravação e ajustar de onde está gravando e qual o volume liberado para gravação. Ele ainda vai mostrar um gráfico visual do volume que está sendo processado (VU Meter).
sudo apt install pavucontrol
Depois de instalado só chamar ele pelo Menu Start.
O controle de volume para gravação é diferente do controle de reprodução, portanto o sinal de onde ele esta gravando deve estar bem mais baixo.
Usando o Audio Recorder para gravar o som geral que é tocado no computador, tipo no desktop, certo?
Você precisa gravar o som de “monitor de audio interno” e ele você coloca tanto para gravar em 100% quanto o playback em 100%.
La no Controle de Volume você vai na parte inferior e pede pra exibir todos os “streams” de audio em todas as abas daí você vai ver os Monitores que são a escuta interna de algo que está sendo tocado. Por exemplo o stream de saída do Audio Interno (caixas de som / som do desktop) POssuem um Monitor correspondente que é como uma escuta do que esta sendo tocada. Você precisa gravar essa escuta, pois se vocÊ grava diretamente o som de saída do Audio Interno e você no playback abaixar o volume porque esta tocando alto no head phone ou caixa de som você esta limitando o volume porque não adianta lá no audio interno em gravação estar no máximo (que é na verdade só aberto para receber tudo que entrar de volume, mas o playback está baixo então ele grava o volume na mesma intensidade do playback). Daí precisa ver se é isso que está acontecendo. Ou seja o playback do monitor você põe no talo e você seleciona o input de gravação sendo o monitor do playback audio interno abrindo o nivel de gravação para ele absorver 100% do que chegar.
O pulse audio é tipo uma telefonista de antigamente, roteando as “chamadas” e cada plug tem um volume daí é saber controlar o volume de saida e o volume de entrada pra cada coisa.
Se eu entendi bem o problema, você pode ajustar o volume do microfone conforme ele é capturado pelos apps do sistema usando o Pavucontrol (só que você vai aumentar em vez de diminuir):
rapaz, tu é um mago!! kwkwdlkajwdhawodiwaj
muito obrigado, mano, eu demorei um pouquinho pra entender que tinha que ver os monitores EM TODAS AS ABAS, realmente o monitor de áudio interno tava escondido ‘-’
deu certo!! agora posso gravar usando qualquer programa o_o