Voltei ao linux, qual distro devo usar?

Olá, não sei se lembram de mim, aquele carinha lá que falou que desistiu do linux, logei nessa conta denovo e vi muita gente me apoiando, e outras tentado ajudar com os problemas relatados no post.

Decidi voltar ao linux e abandonar o Windows de vez, agora que tenho meu notebook novo e um hardware bem mais facil para ser usar com linux.

Estou atualmente usando o bazzite, gostei muito da distro mesmo, mas ela consome muita ram, e não estou tendo todo esse luxo de memória atualmente, principalmente por estar muito cara, estou a procura de outras distros para jogos que não consome muita ram.

Estava pesquisando um pouco e decidir usar manjaro xfce, mas não tenho tanta certeza se vou gostar ou me arrepender, então estou vindo aqui buscar opinião e ajuda.

Configs do notebook(asus tuf gaming a15)
-ryzen 7 7445hs
-rtx 3050 4gb
-8gb de memória ram single channel
-ssd nvme 480gb

Saudações, @silver_fox! Espero que esteja tudo bem.

Eu recomendaria você testar o Zorin OS (com uma VM ou algo do tipo) para ver se a interface e workflow dela te agrada e, caso resolva instalar na sua máquina, instalar ele já com os drivers da nvidia, visto que sua placa é uma RTX 3050.

O Zorin OS não é uma distro focada em jogos, mas para uso geral ela me parece bem legalzinha e provavelmente vai atender suas expectativas.

Edit: Essa é uma distro que eu ainda não tive oportunidade de testar numa máquina real para testar seu consumo de RAM na prática, mas pelo o que eu vi testando em algumas VMs me pareceu ok.

Agradeço a ideia, mas não tenho paciência para ficar trocando/instalado distro toda hora, queria ter um sistema que ja me agradasse, pois quero trocar apenas 1 vez, minhas unicas vontades de trocar de sistema e agora para otimização e no futuro arch com hyprland quando eu ficar mais experiente.

Justamente por isso que estou lhe recomendando testar primeiro em uma máquina virtual (VM) e somente instalar no notebook se você gostar dela. Você pode usar aplicações como o gnome boxes ou o Virtualbox para subir as VMs. Isso facilita bastante você testar qualquer distro sem precisar se comprometer com ela.

Isso vale tanto para o Zorin OS, quanto para o próprio manjaro xfce (se você ainda não testou ele assim) ou qualquer outra distro.

Enfim, espero que você encontre algo que lhe agrada. Um abraço e boa sorte!

Tem um vídeo que o Dio fez que ninguém compartilha (ou sequer sabe da existência dele), além de outros posts de membros aqui do fórum falando sobre esse assunto.

A única distro que eu não te recomendo é manjaro e as que dependem dela.

Não me recomendam manjaro então, segundo o video do dio o bazzite que uso agora também e outra boa opção, então como faço para liberar mais memória ram para poder jogar, meu assunto e sobre o consumo da memória, queria um sistema que funcionase bem sem muitos códigos, para jogos e que não consuma muita ram, pois estou meio desprovido de memória ram.

Evite usar distros que utilizam o GNOME como interface principal. O GNOME é muito pesado, e consome pouco mais de 1GB de ram, aconselho vc a ultilizar uma interface como o KDE Plasma, que usa bibliotecas em Qt, que são bem mais rápidas e otimizadas, o KDE é meio que a interface mais completa e fácil de se usar quando se trata de facilidade, mas se quiser algo ainda mais leve, use o XFCE. Ele consome pouco mais de 800 megas de ram, o que deixa alguns dezenas de megabytes de RAM mais livres, mas não é em qualquer distro, o Fedora por exemplo, tem uma spin com XFCE, mais ele vem com muito serviço em segundo plano que pesa mais pro sistema. Sendo bem sincero, acho que a melhor escolha pra você era um Debian com KDE Plasma, claro, se você não se importar em usar software de uns 2 ou 3 anos atrás, mas acho que pra uma resposta definitiva, só você conseguiria ter. MATE também é leve, apesar de ser consideravelmente mais pesado que o XFCE, e de ser uma fork de versões mais primitivas do GNOME. Nesse caso, o Linux Mint MATE Edition pode ser interessante também. A minha dica é sempre optar por escolher distros que vem com poucos processos em segundo plano, e com interfaces leves já pré-instaladas.

As vm não tem que instalar o sistema? Eu não tenho paciência de ficar fazendo isso, sem contar que uma vm não e mesma coisa de usar o próprio sistema, ao menos para mim isso não serve.

Então qual sistema eu uso? Eu usei o bazzite no kde, e agora estou no gnome, e ambos consomem 4gb de ram junto aos processos do sistema, e eu so tenho 8gb single channel por agora(que vai ser por muito tempo) então preciso de um sistema para jogar que consuma no máximo 1gb se não for pedir muito

Hoje, querendo ou não, 16GB é o mínimo, ainda mais para jogos. Se você tem menos que isso, tenta o CachyOS

Bazzite consome entre 2 e 3 GB de ram por causa dos processos em segundo plano e daemons já pré-instalados, como dito no meu comentário anterior, evite distribuições que vem com um monte de tranqueiras que vem em segundo plano. CachyOS também seria uma boa escolha pra KDE Plasma.

E quanto consome de ram? Como dito em uma das respostas queria que o sistema inteiro consumisse no máximo 1gb de ram se não for pedir muito

Infelizmente, verdade inaceitável.. Tenho impressão, que se os desenvolvedores quissesem, ainda seria possível ter uma experiência sólida e confortável de usar com 8GB de ram. Meu laptop tem 12 GB de ram, ent tenho que prezar pelo SWAP, talvez no futuro, haja menos programas que são só um website em cima do chromium.

Debian com KDE Plasma parece ser interessante, ele consome cerca de 1,2 GB de ram após o boot, e certos casos, uns 950 megabytes de ram, tente um debian com KDE, não se assuste, a instalação dele é extremamente rápida e fácil, ele já vem com um instalador gráfico visual, e a ISO é netinst, ent só pesa 700mb, então é fácil de instalar. Se estiver disposto, tente ele. Se quiser uma distro com pacotes mais atuais, a sugestão do carinha alí em cima do CachyOS também seria uma boa escolha, mas não só mt apegado em distro rolling-release, aí a escolha é sua..

Vou tentar então, a iso ja vem com drivers nvidia instalados?

Vem sim, com tudo que vc precisa para jogar sem passar perrengue. Só não vai com o programa que faz download das versões do proton.

Cara, o Debian é uma distro que preza no serviço a longo prazo, ent ele basicamente usa drivers meio mais antigos pra ter certeza de que seu PC vai funcionar sem erros. Meu laptop da samsung é porco quando se trata de compatibilidade com o Linux, mas o Debian é uma das únicas distros q funciona nele.

Proton eu uso o da steam, so jogo na steam, fora da steam so minecraft

Me desanimou um pouco a informação dos drivers demorarem para ser atualizados, gosto de estar com tudo em orden, mas ainda assim vou tentar

Se quiser drivers mais novos, tente o CachyOS, só n curto mt ele por ser rolling-release, prefiro algo que atualize mais lentamente.