Queria compartilhar minha frustração com o Void linux. Fiquei tentado com a proposta e queria testa algo fora do padrão… algo agradável, não sou um usuário avançado em linux, mas eu sei pesquisar e buscar soluções, tenho curiosidade e nessa historia tenho apenas 1 ano de experiencia no linux(Sei que isso não agrega em nada kkkk), mas percebi que não tenho tanta paciência para viver a vida de ter que fazer tudo manualmente até pra rodar uma calculadora. Atualmente estou no debian test, voltei a usar ele ontem depois de uns 3/4 meses testando o Void linux.
O que me incomodou foi o fato de tudo dar errado e vc ter que gastar mais tempo que o normal pra solucionar um problema, entendo que tudo isso é o cartao de visita do void a proposta dele é não seguir o padrão. Eu esperava algo mais proximo do arch, e eu gosto do sistema rolling release de sempre está atualizado.
Na instalção tive problemas com bios, pq meu notebook é samsung e a bios costuma não reconhecer o grub automaticamente e precisei pesquisar e forçar o sistema reconhecer. Depois foi o problema de precisar fazer manualmente e descobrindo novos problemas e passar semanas pesquisando e mesmo com suporte de IA, vc não encontra uma solução definitiva é uma loucura… gosto de desafio e gosto de tentar aprender ou melhor me forçar a aprender algo.
No Void linux eu encontrei ate onde vai os meus limites, talves um dia eu volte ou comece a testa em uma maquina virtual para aprender. Não é uma distro ruim, mas definitivamente é um distro pra quem gosta de fazer 90% das coisas manualmente e quer sentir que realmente construiu seu próprio ambiente e que não liga de enfrentar esse dilema em quase tudo que for fazer.
Voltei para o debian pq posso personalizar ele e tenho certeza que as coisas vão funcionar… e qualquer problema é vou resolver, sem que eu precise fazer isso a cada programa novo.