Vocês já compraram algum hardware chinês de marca desconhecida? Quais vocês recomendariam e quais não?

De uns anos para cá, peças de hardware de marcas chinesas vem se tornando cada vez mais populares no Brasil, principalmente por causa do YouTube e dos preços nacionais.
No começo havia uma resistência muito grande por se tratarem de marcas desconhecidas ou genéricas, o alto valor agregado desses produtos e os riscos envolvidos na confiabilidade faziam (e fazem) muitas pessoas terem poréns com essas peças.
Nos últimos tempos, processadores, memórias, placas-mães e SSDs made in China tem se tornado populares. Você já comprou ou pretende comprar algum hardware dessas “novas marcas”? Quais você considera confiáveis e quais não?

1 curtida

Olha, o canal de Youtube do Miguel Wilbert faz análise de várias dessas peças, é legal ver:

3 curtidas

Nunca cheguei a comprar. Estava de olho em um desses SSDs mas ainda acho que está muito caro. Estou esperando alguma promoção para ver se compro para testar.

1 curtida

A realidade é que todo hardware que compramos é fabricado na China. Empresas nacionais importam tudo separado, apenas montam e colocam sua marca, quase nada ainda é fabricado por aqui, ou mesmo em outros país. Inclusive os produtos da Apple!

A diferença de quando vc compra um computador ou notebook com a etiqueta de marca conhecida, significa q esse hardware foi testado antes de ser colocado a venda, reduzindo as chances de apresentar problemas imediatos.

2 curtidas

Acho que não é só isso. Quando você compra de uma marca conhecida você tem a garantia dela ainda, difetente de comprar diretamente.

1 curtida

Nunca comprei pelo que me lembro mas uma uma coisa que não compraria é SSD, muitos modelos chineses nem sequer é possível ver informações das controladoras e memoria flashs utilizadas, salve alguma marcas como KingDian que parecem ser mais confiáveis.

1 curtida

Antes de trabalhar em reparos de desktop e notebooks eu achava válido, agora tenho uma outra visão e não recomendo… Não que o hardware em si fabricado na china seja ruim( hj em dia tudo é feito lá), mas marcas conhecidas precisam manter um “nome” e fazer um controle de qualidade que na maioria das vezes não é feito pelas marcas baratas que circulam por lá.
Agora o maior ponto mesmo é a reparabilidade, ou seja, possibilidade de reparo. Veja, alguns modelos de placas conhecidas já temos dificuldade de achar esquema elétrico, boardviews, bios etc, imagina ter material de um modelo e marca aleatório da china??? Praticamente impossível reparar na maioria dos casos.

Se vc estiver com grana curta, e tiver consciência que, em caso de defeito, não terá reparo, vá em frente. Mas se vc quer fazer valer seu dinheiro, tendo garantia, e maior possibilidade de uma assistência reparar seu pc, escolha marcas tradicionais do ramo.

3 curtidas

Essa questão é fundamental, embora eu tenha me deparado com hardware q dura por “13 meses” (começa a dar problema logo depois de terminar os 12 meses de garantia).

Queria q esse fosse o caso da Positivo e Philco.

Sim, sim, mas, como eu deixei na descrição, na verdade a intensão é falar de marcas genuinamente chinesas cujos produtos estão começando a se tornarem comuns em nosso mercado. Por exemplo, essa semana conheci em um canal de YouTube uma fabricante de SSD chamada Noxia (que deve ter se inspirado na Nokia), temos marcas semelhantes como Kingdian (que já está bem famosinha aqui no Brasil por conta do YT), Goldenfier, Maxsun, etc? Como é a qualidade desses equipamento? Até que ponto vale o investimento? Quais as marcas boas e quais as ruins?

Eu também tem um receito principalmente porque já comprei um pendrive Kingston falsificado no passado, mas, excetuando-se as marcas genéricas, devem existir marcas dentro do próprio mercado chinês de maior qualidade.

@Tallescg Sim, confiabilidade é um fator muito importante, além da possibilidade de reparabilidade do equipamento. Imagine se do nada um SSD fica corrompido ou se você não encontra os componentes para repará-lo por nem sequer conseguir identificá-los ou encontrá-los?

Em agosto do ano passado comprei um SSD da KingDian 32Gb para colocar o sistema, e o HD pra armazenamento, e até o momento nada a reclamar, funcionando perfeitamente e nem um problema, claro que fica aquele receio de se parar de funcionar do nada kkk, mas é sempre uma aposta.

E a velocidade é boa? O que achou da construção do SSD? Essa marca é uma das que o povo tem mais comprado aqui no Brasil dentre as de marcas chinesas.

A velocidade é boa sim, nas respostas ao iniciar aplicativo ligar e desligar, desculpa a ignorância mas o que você quis dizer com construção do SSD? :sweat_smile:

1 curtida

A carcaça parece ser de boa qualidade, os componentes parecem ser resistentes, etc?

Ah sim, achei de boa qualidade, e é resistente, a temperatura fica bem estável sem alterações, no sistema, bem diferente dos 2 hds que possuo.

1 curtida

No próprio vídeo do MX Informática e outros, eles chegam a desmontar o SSD e descobrem que a controladora é a mesma que é usada em marcas mais famosas, como a AData, por exemplo.

A questão muitas vezes fica na construção dos circuitos. Podem ser usados capacitores de baixa qualidade, etc.

A questão é uma aposta. Eu não me preocuparia nem em perder o componente, nesse caso. Ficaria mais preocupado em esses SSDs, por algum motivo, começarem a corromper dados.

Essa pergunta de corromper dados é algo ainda complicado para mim “Como garantir a integridade de um arquivo? - #14 by Links

2 curtidas

Memórias em geral (SSD, pendrive, pentes, etc) são os tipos de hardware que eu menos arrisco junto como componente de seguranças como fonte de alimentação e carregadores.
Como eu relatei acima, já fui vítima de memória falsificada (comprei um pendrive na mão de uma tia de uma amiga que estava necessitando e me garantiu que era original, nunca faço isso, mas, comprei para ajudar e também porque estava com grana curta, foi um erro fatal que cometi na década passada…) e já vi também muita gente tendo dores de cabeça com memória de baixa qualidade.

Ele tem credibilidade, assim, como o Dan Ferreira:

1 curtida

Bem, para SSD já é o 2o que compro da KingDian e pra mim vem sendo bem satisfatório.

E já é o meu 3o celular que compro da Umidigi.
E uma TV Box da Vontar - só é preciso trocar o launher pelo SquareHome, e colocar um cooler pra aliviar a temperatura, mas tá rodando Zoom Asphalt e outros de boas.

Uma coisa que gosto de fazer, é comprar direto na loja oficial da fabricante

2 curtidas

Sim, ai há a garantia que se compra o original da marca. A garantia deles eventualmente englobaria o Brasil?