eu uso o sistema sem customizar nada, mas dei uma olhada no reddit e a comunidade de rice no linux é muito grande, tem um nicho enorme e extremo nisso, eu não fazia ideia, então talvez começar a fazer para deixar o enviroment mais bonito? ou seria gasto atoa de ram? vocês também customizam o ambiente desktop inteiro?
Ricing é, na verdade, um nicho de entretenimento, tal qual usar o computador para jogar ou ver séries. Apesar do que talvez tentem te convencer, existem pouquíssimos casos onde há um ganho expressivo de produtividade que compense todo o tempo gasto em um rice. As pessoas fazem porque gostam, simples assim. Há quem o faça no Windows também (r/Rainmeter é um exemplo).
Eu, particularmente, acho divertido fazer escovação de bits, colocar cada centímetro do sistema operacional no lugar que eu quero, mas também consigo usar a maioria dos sistemas as-is, sem configurar muita coisa. Até porque, apesar de a aparência do sistema operacional ser o que mais chama a atenção (por razões óbvias), no fim de tudo, o que realmente importa são os programas que você roda em cima dele, seja para trabalhar, estudar, se entreter, o computador sempre tem um propósito que geralmente não é gastar horas o configurando, a não ser que você goste muito disso.
no janela usava o samurize, mas acho que foi descontinuado, o rainmeter seria o app que ainda esta recebendo update,
no linux tem o conky,
isso seria somente para monitorar, o ricing seria modificar/quebrar o sistema… ![]()
Ricing vem de terminologia automotiva. Algo como quando você coloca um scoop falso ou modifica a lataria do carro para deixá-lo mais aerodinâmico, mas, pela potência do carro, não vai fazer muita diferença. A ideia é aumentar a performance percebida por meios cosméticos.
Definição do Urban Dictionary:
Making improvements to a system that don’t actually do anyone any good, and can sometimes have negative ramifications
Encoding videos at 300FPS when humans stop noticing the difference after a fraction of that, that is ricing in the pure sense.
Qualquer conjunto de adições meramente estéticas ao sistema pode ser considerado ricing, que é o que costumam fazer com o Rainmeter e com o conky.