Esse post serve como um pedido de desculpas por coisas que eu fiz errado, vamos lá:
Você não precisa do /usr/bin
Mas calma, não é pra excluir, é pra não mexer, o Linux no desktop possui algumas variáveis ambientes que ditam como o sistema vai se comportar, a variável PATH
diz ao sistema onde buscar executáveis, tipicamente ela tem os diretórios:
- /usr/local/sbin
- /usr/local/bin
- /bin
- /sbin
- /usr/sbin
- /usr/bin
- /usr/games
- /usr/local/games
Isso significa que quando você executa um comando primeiro o sistema procura em /usr/local/sbin
, se não achar em /usr/local/bin
e assim sucessivamente, o ponto aqui é que isso não é estático, editando o arquivo .profile
na sua HOME
ou em /etc/profile
caso queira fazer isso globalmente então você pode fazer o sistema buscar executáveis onde você quiser
Você não precisa do /usr/share
Quando você instala/modifica um tema, fonte, ou lançador no menu você provalvelmente escreve em alguma pasta em /usr/share
a verdade é que você não precisa dela, a lógica aqui é exatamente a mesma que o PATH
, mas com a variável XDG_DATA_DIRS
:
- /usr/local/share
- /usr/share
Vamos supor que eu queira por um tema, usualmente eu faria em /usr/share/themes
, mas se eu quiser eu posso fazer isso em /var/natanael/themes
basta colocar /var/natanael
no início da variável XDG_DATA_DIRS
Conclusão
Não precisa ter medo de perder a liberdade de modificar o sistema com a onda dos sistemas imutáveis, desde que você ainda possa escrever em /etc/profile
nada está perdido, os caminhos são separado por :
e tem outras mais avançadas:
LD_LIBRARY_PATH
GSETTINGS_SCHEMA_DIR
QTPATH
QT_PLUGIN_PATH
QT_PLUGIN_PATH
GDK_PIXBUF_MODULEDIR
GDK_PIXBUF_MODULE_FILE
- …
Elas permitem ter um sistema extremamente customizado onde não importa se a base é imutável ou não, e o melhor de tudo: se você fizer besteira, simplesmente apague e reinicie o sistema volta exatamente como antes, espero que esse post acalme a animosidade sobre sistema imutáveis: nada mudou, você só fazia as coisas no lugar errado