Você precisa de uma distribuição Linux imutável?

Imagine um sistema operacional que, uma vez instalado, não pode ser alterado diretamente. Essa é a premissa das distros Linux imutáveis. A ideia é manter o sistema de arquivos raiz (onde residem os arquivos do sistema operacional) em um estado somente leitura. Após a instalação inicial, o sistema permanece inalterado, evitando a introdução de erros e vulnerabilidades causadas por alterações manuais.

A imutabilidade dificulta a exploração de vulnerabilidades, pois um atacante teria que comprometer o sistema de forma muito mais profunda para fazer alterações significativas; a probabilidade de erros e conflitos é reduzida, resultando em um sistema mais estável e confiável. É possível criar cópias idênticas de um sistema imutável, garantindo que todos os ambientes sejam consistentes.

Para permitir que os usuários instalem novos softwares e configurem o sistema, estas distros utilizam um sistema de camadas. As alterações são feitas em camadas sobrepostas ao sistema base, que permanece imutável. Ao atualizar o sistema, uma nova camada é criada, substituindo a anterior.

Por isso, elas são indicadas para situações muito específicas, como criar ambientes de desenvolvimento consistentes e isolados; gerenciar servidores e infraestruturas de forma mais segura e eficiente; ter um sistema operacional mais confiável e menos sujeito a problemas. Para saber se servem para você, responda as perguntas abaixo. 4 “sim” é o sinal positivo de que deve usá-las:

• Você gostaria de ter a habilidade de reverter se algo quebrar? - se a ideia de uma reversão rápida e fácil após uma atualização problemática parece um salva-vidas, as atualizações das distros imutáveis ​​podem lhe poupar dores de cabeça.

• A estabilidade é mais importante que o software mais recente? - se os pacotes mais recentes não forem uma necessidade, e você preferir um sistema confiável com menos surpresas, a distro imutável pode ser ideal para você.

• A solução de problemas não é uma oportunidade de aprendizado? - se configurar e corrigir conflitos é desperdício de tempo, considere usar uma distro imutável.

• Um núcleo somente leitura não restringe seus movimentos? - se a tarefa dos desenvolvedores na manutenção da distro é um alívio pra você, as imutáveis podem ser a resposta perfeita às suas necessidades.

• Você prefere ou não se importa com aplicativos rodando em conteineres? - se não há problema das distros imutáveis executarem aplicativos em contêineres, desde que funcionem, , mais uma vez a distro imutável pode ser a escolha perfeita.

• Você pode conviver com algumas limitações dos aplicativos em conteineres? - se você pode usar normalmente seus aplicativos com algumas restrições, como pluginsd, extensões, temas etc, sem atrapalhar suas atividades, considere as distros imutáveis.

Conclusão

As distros imutáveis não são moda passageira, vieram para ficar. Também não atenderão a todas as necessidades, já que foram criadas para nichos específicos. Fuxiqueiros contumazes e escovadores de bits sentir-se-ão tolhidos nesse ambiente… ou mais estimulados para tentar “desmontar” o núcleo imutável e fazer as alterações que desejar.

Quem viver, verá!

Fonte: links no texto

2 curtidas

Até tentei instalar o VanillaOS, mas não consegui nem mudar os icones do sistema. ele instala , mas não aparece no gnome-tweaks. Deixei quieto.

1 curtida

uai, não é distro imutável? kkkkkkk

1 curtida

Pô mas aí é demais. :pensive:

2 curtidas

kkkkkkkkk. já viu que não serve pra você e muito menos pra mim. :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Uma vez eu instalei o Silverblue, e depois o Kinoite.

Demorava absurdamente pra fazer uma atualização, ou uma mera instalação de pacote.

Larguei e voltei pro Workstation (na época).

Desde então, nunca mais.

Tenho mais o que fazer da minha vida.

Se o sistema for “mission critical”, ponho um Debian.

E foi ontem.

3 curtidas

benzadeus. isso que é atualização atômica. :stuck_out_tongue:

De atômico só quero saber de energia nuclear. Mais nada.

1 curtida

Boa tarde rapaz.

Olha, eu não sei se minha distro se enquadra nessa matéria, nunca usei o “timeshift” pra nada e pra ser sincero pelo menos na minha opinião sobre o timeshift na minha distro ele não tem serventia de nada, nunca usei.
Na minha distro eu gosto de fuçar, mexer, instalar, desinstalar, abrir o terminal e fazer horrores pra cima e pra baixo com aqueles comandos divertidos claro né “Respeitando o pega leve”
Outros poderiam dizer: “Rapaz como que essa distro ainda tá de pé já que o que você está fazendo quebraria qualquer distro com essas configurações malucas?”
Na minha distro há um recurso único chamado “xDaily” simples, pequeno e poderoso recurso que altera as configurações da distro inteira fazendo remoções, atualizações, instalações de forma automática, desinstalação de pacotes antigos ou obsoletos, otimização do SSD/HDD reparos no “Filesystem” seja em “ext4 ou xfs” tudo em um único “Click”
Vocês não leram errado, sim com apenas um “único click”

Aqui embaixo tá o link das informações do xdaily para quem quer vê, recurso único do peppermintOS
https://sourceforge.net/p/peppermintos/pepwiki/xDaily%20-%20A%20Complete%20System%20Updater/

Minha distro é “imutável” ?
R: Talvez, não sei

Nota: Não sou programador nem desenvolvedor, sou apenas curioso e sei que um dia a casa pode cair em cima de mim mas eu ainda tenho um “trunfo” eu tenho um “Bunkermint”

o pepermint não é imutável. é guerreira. sobreviver a você deve ser milagre. kkkkkkkkkkk

A única pessoa que conseguiu esse feito impressionante foi o “Dionatan Simioni”
Capotar o peppermint é o mesmo que tentar capotar um fusca que logo de cara é difícil mas não impossível :rofl: :joy:

1 curtida